A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO MÉDIO

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

E necessário propor atividades que atendam a todos os estudantes e suas pluralidade cultural. Uma metodologia que agrada a grande parte de nosso jovens é o uso de mídias tecnológicas na sala de aula. Portanto, uma tecnologia que pode ser utilizada no currículo do ensino médio é a robótica. A princípio a robótica não apresenta características educativas, por estar relacionada a atividades comerciais, mas para que exista a produção em massa de robôs na industria é necessário utilizar conhecimentos das ciências. Tais conhecimentos são encontrados nas ciências como a matemática, física, química, entre outras. Esse fato torna a robótica uma grande alidada da educação, pois através desta característica é possível realizar uma assimilação com os conteúdos estudados em sala de aula.

Assim, a aprendizagem com a robótica se torna efetivamente uma atividade prática. Utilizando da ideia de Seymour Papert, é possível analisar que as crianças conseguem aprender de forma significativa. Elas precisam saber resolver as partes de um problema para depois juntá-las e resolver o problema como um todo.

Através da robótica é possível realizar experimentos da física, cálculos matemáticos, desenhos geométricos, atividades de observação, bem como realizar atividades individuais e em grupos. Esse fator faz com que a aplicação da robótica nas salas de aula seja executada de maneira lúdica, onde a aprendizagem ocorre de maneira simplificada e prazerosa.

Quando pensamos em robótica temos a ideia de ser algo muito complexo, mas não é bem assim, como forma de facilitar o estudo dos robôs podemos utiliza kits educacionais de robótica que tem como objetivo facilitar o acesso a essa tecnologia. A Robótica Educacional é uma atividade que reúne construção e programação de robôs e pode ser desenvolvida na escola utilizando kits comercializados no mercado brasileiro. A aula geralmente é direcionada para a construção de um protótipo e posteriormente é feita a programação através do computador e um software de programação. A montagem é o momento onde os alunos utilizam blocos, peças ou placas que se movimentarão autonomamente após serem programados através do software no computador.

Como sugestão de kit de robótica é indicado a utilização dos kits da Brink Mobil (http://www.brinkmobil.com.br/projetos-educacionais/198/projeto-de-educac...) adotados pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e os kits Lego Mindstorms (http://www.brinkmobil.com.br/projetos-educacionais/198/projeto-de-educac...).

Quais recursos podem ser utilizados para a realização desta atividade? E por que estes recursos?: 

Para realização da atividade é necessário alguns dos kits sugeridos acima além de computadores ou notebooks para a programação dos robôs!

Autor desta proposta: 
Jaian Tales Gomes Santos