Oficina de Texto

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

Trabalhar uma visão crítica do processo de criação de uma notícia a partir do texto.

1) Elaboração de notícias

1.1. Entregar aos estudantes imagens jornalísticas que tenham suas notícias facilmente idenficáveis (por exemplo: Justin Bieber sendo preso, gol do Flamengo, crimes de muita repercussão, etc.) e propor que eles redijam dois pequenos textos: um que retrate a imagem tal qual esta foi noticiada na imprensa e outro que recrie completamente a realidade. Em seguida, o estudante/grupo apresenta para a turma explicando como produziu e que critérios utilizou. Depois da fala dos estudantes, o oficineiro apresenta regras gerais para a produção do texto jornalístico;

1.2. Os alunos refazem a atividade utilizando as regras aprendidas. Ao final da atividade, a produção dos alunos é comparada com o jornal original de onde as notícias foram retiradas e produzirá um novo debate.

2) Exercício de síntese Utilizando os textos produzidos na atividade anterior, os estudantes deverão produzir manchetes para elas. A quantidade de caracteres para a cada manchete pode ser dada pelos oficineiros, induzindo o exercício da síntese. Realizar debate entre os alunos sobre as suas produções. Ao final da atividade, os alunos serão fotografados e a machete será inserida na imagem que posteriormente serão postadas na comunidade do portal referente às oficinas (a ser criada), e nos perfis de Facebook e Twitter do portal, via Anima Redes.

Roteiro:

- Oficineiros se apresentam e apresentam os objetivos da oficina. Duração: 10 minutos.

- Oficineiros dão as instruções e distribuem materiais para a atividade 1.1. Duração: 10 minutos.

- Alunos realizam a atividade. Duração: 40 minutos.

- Debate sobre a atividade. Duração: 20 minutos.

- Os oficineiros expõem a parte técnica da oficina. Duração: 30 minutos.

- Oficineiros dão as instruções e distribuem materiais para a atividade 1.2. Duração: 10 minutos.

- Alunos realizam a atividade. Duração: 30 minutos.

- Os jornais originais de onde as fotos foram retiradas são mostrados aos alunos para que eles comparem com as suas produções. Debate sobre a experiência da atividade 1.2. Duração: 20 minutos.

- Oficineiros dão as instruções e distribuem materiais para a atividade 2.2. Duração: 10 minutos.

- Alunos realizam a atividade. Duração: 20 minutos. - Debate sobre a atividade. Duração: 15 minutos.

- Fotografar os alunos com suas produções. Duração: 20 minutos.

- Encerramento. Duração: 5 minutos.

Quais recursos podem ser utilizados para a realização desta atividade? E por que estes recursos?: 

Materiais: - Papel A4, canetas, jornais do dia/da véspera, fotos de notícias, câmera fotográfica.

Autor desta proposta: 
Renan Nazzos
Felipe Viana
Pedro Júnior
Lucas Schuenk