Oficina Jovens Repórteres

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

Este encontro faz parte do encerramento da série de Oficinas Jovem Jornalista. Nesta ocasião, propõe-se o uso de técnicas já trabalhadas para a criação e gravação de uma reportagem em vídeo.
1º dia – Elaboração de Pauta, gravação.

Explicação sobre pauta jornalística(30 minutos):

A oficina se inicia com uma explicação de pauta jornalística e sua funcionalidade.
As matérias serão pautadas pelos participantes e serão sobre assuntos acessíveis na própria escola ou redondezas(se possível).

Elaboração de pauta jornalística(30 minutos):

Após a explanação os alunos serão divididos em grupos.(Serão no máximo 3 grupos por causa do material).
Cada grupo elaborará sua pauta.
O modelo de pauta a ser seguido será:

1) Cabeçalho: Onde devem estar data e retranca (duas palavras que indiquem o tema da pauta) e a fonte (de onde foram tiradas as informações para a pauta).

2) Tema: Sobre o que se trata a pauta.

3) Histórico/Sinopse: Resumo sobre o que está sendo abordado. Esse material é muito importante para situar o repórter e porque poderá ser utilizado por ele para o lide e/ou cabeça da matéria. Para reportagens especiais pode-se inserir mais informação.

4) Enfoque/Encaminhamento: Qual será o direcionamento a ser dado na matéria, ou seja, com base no histórico exatamente o que o pauteiro quer que seja desenvolvido pelo repórter. Indique para o repórter. Este item é que irá definir as suas sugestões de perguntas.

5) Fontes: Para se obter as informações sobre o tema da matéria é fundamental que o pauteiro apresente as fontes para a reportagem, ou seja, as pessoas que serão entrevistadas pelo repórter. Nesse caso, além do nome e do cargo/função da pessoa, deve constar na pauta o endereço e todos os telefones possíveis para contato.

6) Sugestões de perguntas: Como o nome já dia são sugestões a serem seguidas pelo repórter. Mas lembre-se uma pauta não é uma camisa de força. O repórter tem toda liberdade de questionar o entrevistado sobre outras questões que considerar importante naquele momento.

7) Anexos: Caso o pauteiro tenha feito alguma pesquisa ou possua recorte de jornal/revista ou texto retirado da internet poderá anexar na pauta.

Gravação das reportagens(1 hora):
As materias serao desenvolvidas no seguinte molde de telejornalismo:

OFF1>PASSAGEM>SONORA>OFF2>PASSAGEM>SONORA

Após a elaboração de pauta, os alunos gravarão suas reportagens, supervisionados pelos oficineiros presentes, com as câmeras e microfones do Observatório(verificar a entrada de áudio).

Materiais necessários no primeiro dia: 3 câmeras, 3 microfones, 3 canoplas

2º dia – Edição das Reportagens e exibição das reportagens(se possível, as mesmas serão upadas no portal)

Edição(1h30min)

Com o produto gravado no primeiro dia, os alunos aprenderão como editar, em um primeiro momento o áudio no audacity e depois uni-los no Windows Movie Maker.
Serão elaboradas vinhetas de abertura e de encerramento que também entrarão na edição.

Exibição(30min)

As reportagens, já editadas, são exibidas e os alunos conversam sobre os desafios e as condições de produção do material.

Quais recursos podem ser utilizados para a realização desta atividade? E por que estes recursos?: 

Materiais necessários no primeiro dia: 3 câmeras, 3 microfones, 3 canoplas
Materiais necessários no 2º dia: 3 notebooks com audacity e Windows moviemaker instalados.

Autor desta proposta: 
Lucas Schuenk
Felipe Viana
Renan Nazzos
Pedro Júnior