Oficina de Fotografia

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

A intenção da oficina de fotografia não é formar novos fotógrafos, e sim, analisar os aspectos críticos da fotografia no jornalismo. Uma foto pode conter diferentes análises, fazendo-nos pensar em diversas circunstâncias.

1. Como usar a câmera para produzir uma boa imagem. O ângulo, o zoom, o flash, a percepção da imagem... Nesta atividade, será necessária a utilização da câmera fotográfica. Quem tiver, pode levar a sua. Caso alguém não tenha, levaremos a nossa, sendo a atividade dividida em grupos.

2. Atividades: Percepção da imagem, fotografia. 

Desenvolvimento: Os alunos escolherão uma história e irão tirar uma foto que represente o que está sendo contado. Não pode ser uma imagem que diga exatamente o que está no texto, mas que faça referência. Fazer atividades utilizando a máquina. Como tirar a foto em um bom ângulo e que retrate a expressão e o significado daquilo. 

3. Uma imagem, várias interpretações. (Criar dois títulos e dois pequenos textos diferentes).

Desenvolvimento: Criar dois textos com diferentes concepções da imagem, sendo um fato cotidiano recente ou anallisar junto com os alunos a escolha da imagem. A imagem poderá ser procurada na internet, textos, jornais e revistas. O trabalho será feito em grupos.

4. Análise das fotos/imagens e suas diferenças. Desenvolvimento: Analisar como uma foto pode mudar a concepção da realidade, com os diferentes textos de cada grupo de aluno. Trocar a imagem/fotografia entre grupos, e deixar eles falarem sobre.

Quais recursos podem ser utilizados para a realização desta atividade? E por que estes recursos?: 

Câmera fotográfica.
Coleção de fotos e reportagens.

Autor desta proposta: 
Pedro Júnior
Felipe Viana
Lucas Schuenk
Renan Nazzos