Oficina de Editoração e NewsMaking

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

O objetivo desta oficina é fazer com que os alunos entendam que as notícias são selecionadas e editadas. Ou seja, para algumas coisas ganharem visibilidade outras acabam tornando-se invisíveis. Por quê? Relação entre a apreensão do cotidiano e mídias sociais.

- Oficineiros apresentam brevemente a atividade do dia (é interessante não contar que vai haver uma edição para que as atividades anteriores sejam feitas mais ‘espontâneamente’)

- Os Alunos se dividem em grupos de no máximo 4 ou 5 pessoas.

- É entregue a cada grupo uma caixa com notícias sobre variados temas e fontes (O Globo, Meia-Hora, Caras, Contigo, O Fluminense, O Lance, etc). Importante termos notícias bem discrepantes e com abordagens bastante distintas.

- Cada aluno tem que selecionar 10 notícias que interessam a elas ou que acham mais interessantes, que gostariam de ler, etc.

- Escolha feita, cada grupo tem que juntar as notícias que cada um escolheu individualmente.

- Oficineiros avisam que é o momento de montar o jornal. É apresentado a eles um ‘espelho’ de capa de jornal.

- Pedir para que eles escolham as notícias que consideram mais importantes (ver o número de notícias que cabem no espelho);

- Pedir para que eles montem agora o jornal. Eles precisarão ler a notícia, entender a mensagem, pegar os pontos mais importantes. Em seguida, terão que fazer headlines, mini-notícias do corpo, etc.

Quais recursos podem ser utilizados para a realização desta atividade? E por que estes recursos?: 

Coleção de reportagens dos mais variados gêneros.
Um computador para cada grupo que contenha o arquivo com o espelho do jornal.

Autor desta proposta: 
Felipe Viana
Lucas Schuenk
Pedro Júnior
Renan Nazzos