Transmissão e transformação da cultura popular: a experiência do grupo de Jongo do Tamandaré (Guaratinguetá-SP)

Title: Transmissão e transformação da cultura popular: a experiência do grupo de Jongo do Tamandaré (Guaratinguetá-SP)
Ano: 
2010
Formato: 

 BRESCHIGLIARI, Juliana Oliveira Transmissão e transformação da cultura popular: 

a experiência do grupo de Jongo do Tamandaré (Guaratinguetá-SP). 2010. 156f.  Dissertação (Mestrado) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São  Paulo, 2010.    Neste trabalho, procurou-se construir uma aproximação da experiência de um grupo  de cultura popular no que diz respeito à transmissão de seus valores e práticas entre  as gerações e à transformação deles nesta passagem. Experiência, tal como é  compreendida por Benjamin (1985), conta aqui como lente fundamental na medida em  que requer do olhar do pesquisador um voltar-se sobre si mesmo, tendo em vista a  elaboração do que ele encontra como sua matéria-prima. O trabalho de campo da  pesquisa foi feito com o grupo de Jongo do Tamandaré (Guaratinguetá-SP), portador  da herança de um ritmo brasileiro de origem africana, que foi tomado como  interlocutor, no espírito da pesquisa etnográfica.  A etnografia é tomada não como  prescrição metodológica, mas como disposição intelectual (Geertz, 1978) a partir da  qual o pesquisador se constitui como tradutor de sua própria experiência em campo  junto a seus interlocutores, aberto a lógicas insuspeitadas e desconcertantes. No  contexto de globalização e do investimento crescente nas ações de salvaguarda do  patrimônio cultural imaterial brasileiro, o processo de transmissão da cultura revelou-se  como uma esfera de tensões, em que o repertório de saberes da memória coletiva e a  linguagem das novas tecnologias disputam entre si e se hibridizam, configurando no  grupo pontos de vista diversos e dilemáticos. Porém, para além da aproximação com  essas forças de permanência e mudança que se contrapõe e se compõe no seio do  grupo, o trabalho de campo suscita sobretudo indagações acerca de como os caminhos  de transmissão da cultura criados nessa tensão se situam em relação à necessidade  moral de elaboração e transmissão da experiência (Bosi, 1992). Nessa direção, é o  próprio sentido mesmo da cultura como modo de estar no mundo (Arendt, 2005) e sua  significância na teia de relações humanas que é retomado, tendo em vista uma visada  qualitativa dos caminhos e desafios que a cultura popular e seus criadores vêm  encontrando para deixarem, na sua passagem pela vida, um rastro (Ricoeur, 1997). 
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