Viver e Conviver no Trânsito

Isabela Maria- Professora de Química

Meire Nunes- Professora de Física

Viver e Conviver no Trânsito

Este presente artigo traz uma Unidade de Ensino organizada e planejada de maneira interdisciplinar, na qual, houve envolvimento dos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza, que juntos propuseram estudar e desenvolver um plano com a seguinte temática: Viver e Conviver no Trânsito, cuja finalidade é contribuir para a formação dos educandos no que diz respeito à compreensão dos fenômenos químicos, físicos e biológicos e a resoluções de problemas causados pelo trânsito, levando assim o aluno a pensar sobre a melhor forma de viver e conviver com o trânsito de sua cidade.

Partindo dessa temática, é possível se discutir que no trânsito de uma cidade a mobilidade social de pedestres e motoristas pelas ruas é constantemente e diariamente realizada, podendo ocasionar fatores positivos e negativos para o desenvolvimento do espaço físico. Entre estes fatores, podemos citar: a movimentação de corpos por avenidas, a integração, relação e conversa entre pessoas, a facilidade, a rapidez e a circulação dos meios de transportes, como também problemas e consequências que surgem com essa mobilidade e circulação.

Congestionamentos, acidentes, assaltos, poluição do ar, doenças provocadas pelo ar poluído e por gases emitidos dos escapamentos dos veículos automotivos são alguns dos problemas que podem surgir no trânsito e que moradores, motoristas e pedestres enfrentam quando circulam pelas ruas.

Assim, por meio desses e outros problemas trazidos pelo trânsito é que pensamos em organizar e construir uma Unidade de Ensino envolvendo as disciplinas que compõem a área de Ciências da Natureza, para que venha ajudar nossos alunos a refletirem sobre tais fatores e pensarem formas de resolverem os problemas que dizem respeito ao trânsito, além disso, despertar no aluno o senso crítico sobre como viver e conviver no trânsito.

Portanto, faz-se preciso pensar sobre essa temática, pois ela permitirá que os discentes analisem e faça o levantamento de pontos que serão necessários para a discussão do tema, tendo em vista que tal plano permitirá levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos a partir de sua realidade, como também possibilitará ao aluno pesquisar e obter mais informações sobre o assunto. Dessa forma, segue abaixo o Plano de Unidade produzido e planejado de forma interdisciplinar, pelas disciplinas de Química, Física e Biologia, que tem como intuito colaborar para formação acadêmica, crítica e cidadã dos nossos estudantes.

Plano de Unidade

1- Tema: Viver e Conviver no Trânsito.

2- Conteúdos conceituais:
- Movimentos de objetos;
- Doenças provocadas pelo ar poluído;
- Gases emitidos pelo escapamento de veículos.

3- Público: 1º ano do Ensino Médio.

4- Tempo de realização: Um bimestre

5- Competências/ habilidades.
→Competências;
- Compreender o movimento dos corpos por meio da trajetória terrestre e seus efeitos na integração com outros fenômenos;
- Compreender a interação entre os fatores: movimentos, gases atmosféricos e doenças;
- Interpretar a integração dos conhecimentos elaborados e adquiridos nas aulas de física, química e biologia;
- Desenvolver a capacidade de pensar sobre soluções para problemas vivenciados por eles próprios no trânsito e a busca de meios para colocá-las em prática.

→Habilidades
- Citar problemas causados pelo trânsito na sua cidade;
- Organizar e expressar os conhecimentos adquiridos nesse estudo;
- Estabelecer relação entre as ideias do livro: Trânsito e Educação e o contexto social atual.

6- Materiais utilizados
- Maquete;
- Cartazes;
- slides;
- vídeo;
- Resumos.

7- Desenvolvimento
→1º etapa:
- Observar e analisar a malha viária de uma importante avenida de sua cidade;
- Elencar quais são os principais problemas de mobilidade para os pedestres e motoristas encontrados na rua;
- Relacionar as consequências que os problemas citados acima podem causar aos moradores, motoristas e pedestres que circulam nessas ruas.

→2º etapa:
- Rodas de Leitura a partir do livro: Trânsito e Educação.

→3º etapa:
- Pesquisar com auxílio do professor sobre quais as doenças que podem ser provocadas pelo ar poluído e por gases emitidos do escapamento dos veículos automotivos.
- Criação de um gráfico demonstrativo dessas doenças;
- Visitar os hospitais da cidade e tentar saber quais dessas doenças são mais frequentes em sua cidade;

→ 4º etapa:
- Mostrar através de fórmulas, os gases emitidos pelos veículos responsáveis pela poluição.

8- Avaliação
- Será processual, levando em consideração a participação e frequência nas aulas, bem como o desenvolvimento e desempenho de cada um na realização das atividades propostas.

9- Produto final
- Contribuição para a aprendizagem de conceitos mais amplos, facilitando o desenvolvimento da compreensão de fenômenos físicos, químicos e biológicos e resolução de problemas relacionados ao trânsito.