VALORES ATUAIS DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS – BRAGANEY – PARANÁ - JULHO/2015

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS
BRAGANEY - PR
PACTO PELO FORTALECIMENTO ENSINO MÉDIO
Orientador de estudos: CELESTINO DENARDIN
Cursistas:  Adriano Moreira da silva Junior
André Ricardo Denardin
Eloá Terezinha Teixeira
Irene Vergílio
Juliana de Oliveira
Maria de Fátima Cogo Dos Santos
Ruber Vandro Carlalie Di Prieto Faria
Sandra Mara Feliciano dos Santos
ETAPA  II                                  ANO: 2015                                 MÓDULO; II
Atividade: Aplicação, estudo e análise da REFLEXÃO E AÇÃO 2, do Caderno II,  da etapa 2.

VALORES ATUAIS DOS  ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS – BRAGANEY – PARANÁ - JULHO/2015

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire.

  Atendendo a sugestão da atividade de REFLEXÃO E AÇÃO do curso Formação de Professores do Ensino Médio, Etapa II - Caderno II: Ciências Humanas, foi realizado um trabalho com os alunos do ensino médio no Colégio Estadual do Campo de Longuinópolis- EFM referente ao processo de humanização. Inicialmente foi assistido o vídeo legendado da música “Vamos Fazer um Filme” da Legião Urbana. Em seguida feito a interpretação da letra da música através de uma roda de conversa com interações e mediações do professor e reprise do vídeo com pausa para análise de cada estrofe. Finalizando os trabalhos foi realizado um questionamento reflexivo com três perguntas a seguir:
Quais são os valores atuais?
Quais são os seus planos para o futuro?
Como você se imagina daqui a 10 anos?

  Como se pode perceber, as questões são abertas e permitiam mais de uma resposta pelo aluno de modo que a nossa análise é também subjetiva, embora a tabulação das respostas nos apontam uma síntese quantitativa. Foram aplicados os questionários nas três turmas do ensino médio noturno, 1º, 2º e 3º anos noturno (turmas únicas) e foram aproveitados 40 questionários.
O objetivo principal é conhecer o que os sujeitos do ensino médio estão incorporando como valores para suas vidas, pois este será o reflexo da sociedade das próximas décadas. Isso nos tornará profissionais mais próximos desses jovens estudantes que também esperam um professor com a compreensão e o entendimento do seu pensar e do seu agir.
Quais são os valores atuais?
TIPO DE VALOR  Frequência de citações
RESPEITO 22
AMIZADE 22
FAMÍLIA 12
CASAMENTO 12
TER EDUCAÇÃO 12
HONESTIDADE 8
TRABALHO 6
RESPEITO AO IDOSO 4
BONDADE 4
CARIDADE 4
AMOR 3
LIBERDADE 3
SOLIDARIEDADE 3
DIGNIDADE 2
CARÁTER 2
RELIGIÃO 2
COMPAIXÃO 2
RESPEITO AO DIFERENTE 2
GRATIDÃO 1
COOPERAÇÃO 1
FRATERNIDADE 1

A pesquisa tem mostrado que os valores familiares como: família e casamento vem justificados com argumentos como: união familiar estável, harmônica , duradoura, com amor verdadeiro e sincero, bem como deve ter cumplicidade, fidelidade e sinceridade.
Já o termo honestidade carrega o sentido de pagar em dias suas contas para adquirir confiança e respeito da sociedade e o de caráter é de cumprir os compromissos em dia e tomar posição diante dos fatos e situações. A amizade vem carregada de companheirismo, saudosismo amigos para sempre: verdadeira amizade.
No aspecto religioso retratou o direito a diversidade possivelmente pelo processo de ensino e de aprendizagem do ensino religioso que consiste na compreensão da diferentes manifestações religiosas, ou seja, o sagrado. O estudo do sagrado posiciona o homem diante da sua própria existência. Para tanto, a partir da implementação do Ensino Religioso na escola a própria sociedade vem absorvidos e incorporando os conhecimentos baseado no laicismo e no respeito à diversidade histórico cultural produzido pela humanidade. Diante disso é interessante a ressaltar a ênfase no respeito pelo outro no sentido do respeito mútuo, mas também no sentido do respeito aos mais velhos, eliminando todo e qualquer preconceito e combate a toda espécie de racismo.
Percebe-se que nossos alunos incorporam valores humanos criados pela sociedade contemporânea tais como respeito à diversidade a religiosidade entre outros instituídos recentemente pela sociedade ou por força da lei sem deixar de lado os Valores criados pelas gerações passadas ou por força da legislação vigente.

Quais são os seus planos para o futuro?
PERSPECTIVA PARA O FUTURO FREQUÊNCIA
TER UM EMPREGO 27
FAZER UMA FACULDADE 21
CASAR E FORMAR UMA FAMÍLIA 18
SER PROFESSOR 11
TERMINAR O ENSINO MÉDIO 7
CARRO PRÓPRIO 6
CASA PRÓPRIA 5
TER FILHOS 5
SER FELIZ 5
ESTABILIZAÇÃO FINANCEIRA 4
TRABALHO INFORMAL ou  PRÓPRIO NEGÓCIO  4
FAZER CARTEIRA DE HABILITAÇÃO 2
SER E TER AMIGOS 3
PROFESSAR UMA RELIGIÃO 3
CUIDAR DOS PAIS 2
VIVER A VIDA SEM MUITO COMPROMISSO 2
CUIDAR/AJUDAR OS PAIS 2
TROPEIRO 1
BOA MÃE 1
BOA ESPOSA 1
SER BOM PAI 1
VIAJAR 1

Ao computarmos os dados acima algumas considerações são necessárias para poder melhor avaliar o perfil do processo de humanização do aluno do ensino médio do Colégio Estadual do Campo de Linguinópolis. Em primeiro lugar fica evidente a perspectiva que o aluno tem para seu futuro que é ter um emprego, ter uma formação acadêmica e formar uma família com filho, embora alguns não deixassem claro essa opção declarando apenas ter filho prescindido da vontade de ter uma vida de liberdade e sem compromissos familiares. Ainda quando se referem ao emprego, este é um trabalho fixo, digno e capaz de atender as suas necessidades básicas familiares, mas que garantem um futuro com carro e moradia. Quanto às profissões são de profissionais liberais, com ter seu próprio negócio e empregados das mais diversas profissões predominando apenas a de professor nas áreas pela ordem: matemática, educação física, pedagogia, letras e física. O destaque desse item é que, embora nossa escola esteja situada no campo, região de gado e agricultura diversificada, apenas um aluno revelou a vontade de ser tropeiro uma atividade própria da região, não havendo um registro sequer da vontade de querer permanecer na atividade da agricultura. Cabe refletir se a escola não esta na contramão das expectativas que o jovem, sujeito do ensino médio, tem ao vir para a escola.
Ante o acima constatado faz-se necessário uma reavaliação da prática pedagógica do colégio com vistas na investigação no processo de ensino aprendizagem e sua aproximação com o mercado de trabalho, bem como o reconhecimento das atividades atuais exercidas por esses alunos, sejam elas, ocupações formais ou informais, com os pressupostos duma reflexão para a continuidade ou mudanças das práticas pedagógicas e das atividades acadêmicas já que nossa proposta filosófica é voltada para a educação do campo.
Ao observarmos as perspectivas humanistas, os alunos pensam em manter as relações de amizade de poder viver em paz e consigo mesmo na sociedade, ser uma pessoa de bem, ter uma religião para professar seus dogmas e suas crenças, cuidar dos pais na velhice, ajudar os pais economicamente com a conquista de um bom emprego, ser boa mãe, ser boa esposa, ser com pai, chegar à velhice e poder olhar o seu percurso da vida e não se arrepender de nada, em fim “ser feliz”.

Como você se imagina daqui a 10 anos?
PROJEÇÕES PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS FREQUÊNCIA
EMPREGADO (Ter um trabalho) 28
FORMADO (3º GRAU) 18
COM FILHOS 08
CASADO 07
BEM SUCEDIDO 07
REALIZADO  06
PROFISSIONAL EXPERIENTE 05
COM CASA PRÓPRIA 04
FELIZ 04
COLABORANDO NA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE 04
VIAJANDO E SE DIVERTINDO MUITO 03
AJUDANDO OS OUTROS 03
INDEPENDENTE 02
AJUDANDO MEUS PAIS FINANCEIRAMENTE 02
BONITO 02
MUITOS AMIGOS  02
AVO (Ó) 02
COM MUITA SAÚDE 01
SOLTEIRO 01
COM OS FILHOS ENCAMINHADOS E EMPREGADOS 01
MORANDO SOZINHA 01
NAMORANDO 01

Os dados coletados acima mostram que a juventude se mostra bastante otimista quanto ao futuro próximo, as suas preocupações estão voltada para ter um emprego, ou seja, trabalhando e se dando bem, com uma formação acadêmica de 3º grau construindo uma relação familiar com filhos reproduzindo os valores sociais do momento construídos historicamente pela humanidade.
Cabe resaltar que os jovens, sujeitos do ensino médio da escola em questão, são otimistas, pois em momento algum eles demonstram estar na mesma situação ou em situação desprivilegiada daqui uma década. Muito pelo contrário todos se veem em situações melhores que se encontram hoje sem, contudo perder os valores de responsabilidade, de caráter, de cumprimento dos deveres, do orgulho de trabalhar e ser bom naquilo que faz, de ter muito carinho para dar e receber dos parceiros, dos familiares e da sociedade, enfim se veem preparados para enfrentar e vencer os desafios e obstáculos da vida para poder ser feliz e ter plena realização pessoal, profissional, emocional e social.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Essa investigação nos leva a reflexão de é necessário retomar esse estudo e acrescentar um levantamento da realidade quanto à inserção ao mercado de trabalho dos nossos alunos: atividades ligadas ao contexto do campo x atividades de cunho urbano; através de uma nova pesquisa com os alunos, que indique outros elementos que contribuíam para uma maior sintonia entre as expectativas educacionais propostas pelo Colégio e os anseios e expectativas de nossos educandos.
A partir dessa discussão percebe-se que devemos percorrer outros caminhos que poderão revelar com clareza outros detalhes para complementar e entender o perfil do aluno do ensino médio do Colégio Estadual do Campo de Longuinópolis que são, na maioria, jovens trabalhadores do campo pensando em sua formação, sem assim convivemos com alunos exaustos na sala de aula após um longo dia de trabalho e com índices baixos de leitores do mundo cientifico, e que de certa forma renegam a sua realidade, alimentam uma vida futura com um trabalho menos árduo e buscam de uma nova vida urbanizada, com emprego fixo e formação familiar.
Nesse sentido, denota que um pressuposto a ser contemplado no currículo diz respeito à abordagem de questões ligadas à profissionalização do trabalhador do campo mostrando as viabilidades de atuação nessa área, bem como os desafios dos profissionais do campo. Vale ressaltar que, nesse aspecto escola faz perfeitamente o reconhecimento da formação de valores dos sujeitos do campo, no sentido da valorização e formação de cidadãos conscientes de suas atitudes e posturas para atuação e transformação sociedade com valores sólidos e conscientes.
Entendemos, ainda, que o um dos maiores desafios educacional ao promovermos uma Educação do Campo, é o enfrentamento da identificação dos nossos alunos com a filosofia da  "geração urbana" vivendo em meio rural produto da sociedade de consumo atual onde se valoriza o ter em detrimento do ser que provoca a crise de valores no ser humano e que muitas vezes nos tornaram reféns dos interesses da mídia consumista. Certamente deliberamos ações que evitam desenvolvem preconceitos e estereótipos nos alunos (jovens). Neste sentido os "alunos problemas", procuramos compreendê-los nas suas complexidades com a perspectiva de um ser humano em formação, capaz de ter iniciativas, de emitir elogios, de superar frustrações, de fazer escolhas entre outras tantas atitudes e ao mesmo tempo em é sujeito ativo em atitudes e ações que requerem intervenção pedagógica. Enfim ele é um sujeito dinâmico, ativo, mediativo e interativo na escola e assim deve ser visto e tratado.

Bibliografia
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno II: Ciências Humanas / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Alexandro Dantas Trindade... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.

SOUZA, Neli Pereira; REIS, Rosini Mendes, Educação do campo prática pedagógica, http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses..., acesso em: 10 ago 2015.