Vacina erradica vírus da AIDS em macacos

Pesquisadores afirmam ter encontrado uma vacina que praticamente elimina o vírus da AIDS em macacos, e esperam testar uma versão em seres humanos em breve.

A equipe da Universidade Health & Science do Oregon (OHSU) publicou os resultados na revista Nature.

“É sempre difícil confirmar uma erradicação viral, já que sempre pode restar alguma célula não analisada com o vírus”, pondera Louis Picker, do Instituto de Vacinas e Terapia Genética da OHSU, em entrevista à BBC. “Mas em geral, sob critérios extremamente rigorosos, não encontramos nenhum vírus remanescente no corpo dos macacos”.

Cerca de metade dos macacos reagiram à vacina, que foi criada com um vírus comum, geralmente inofensivo, denominado citomegalovírus ou CMV. Quando o CMV foi exposto ao SIV – o vírus da imunodeficiência símia, mais potente e similar ao HIV humano –, ele ativou uma célula T capaz de atacar o SIV, explicou Picker.

“Com esse método, pudemos ensinar ao corpo do macaco como ‘preparar suas defesas' para combater a doença”, afirmou Picker em um comunicado à imprensa.

Os pesquisadores ainda estão tentando determinar por que alguns macacos não reagiram à vacina.

Resta saber se uma vacina similar funcionará em humanos. Os pesquisadores já licenciaram a nova tecnologia para a Iniciativa Internacional da Vacina contra a AIDS (IAVI). Picker e a OHSU também são acionistas da TomegaVax Inc., uma empresa que, de acordo com o OregonLive, espera vender a vacina no futuro.