UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: PIADA OU NÃO???? Escola Estadual João de Oliveira Franco - Curitiba

UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Para se obter os índices desejados e necessários para  um país desenvolvido , aqui no Brasil, se faz urgente  uma gama de medidas  na esfera  política , social e de profissional.
Leis claras  que acompanhem  o processo educacional e formas que contemplem diferentes necessidades educacionais. Assim , o aluno que busca formação acadêmica e o que busca formação profissional não devem estudar na mesma classe durante a formação no Ensino Médio . É necessário criar boas escolas profissionalizantes e boas escolas de preparação para o ensino superior e pesquisa acadêmica. Como são dois objetivos distintos e nobres , precisam ser tratados com suas particularidades e separadamente.  A postura da sociedade diante do conhecimento também será outra se a escola for valorizada com bons resultados em seus objetivos específicos. É preciso que se responsabilize cada  setor , seja ele família e educando ou estado , com a parte que cabe a cada um deles. Mas se o Estado se furtar de criar e  manter  boas escolas , não será coerente  cobrar da família a sua parte. Por sua vez, a família tem sua parcela intransferível no processo educacional e jamais poderá delegar essa responsabilidade a escola ou outrem. A profissão de professor é vista ainda como uma espécie de sacerdócio e se espera que o coração resolva as dificuldades pelo caminho. Sem preparo, sem conhecimento profundo e uma visão ampla de sua disciplina e das demais , não há como ser um bom profissional. Para as devidas reformas e readequações  educacionais , a palavra final precisa ser do professor que está a frente do processo e suas modificações. É levada em conta a opinião do  político , do empresário, da família que não sabe como lidar com o filho, mas a do professor não. As sugestões feitas pela categoria são ignoradas e a classe responsabilizada como a principal responsável pelo mau resultado.
Enquanto o mau resultado do Ensino Médio não for assumido por todas as partes e uma ação concreta  conjunta , sem intenções e intrigas  políticas não ocorrer , a situação não tende a melhorar