UNIDADE DE TRABALHO DOCENTE - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

UNIDADE DE TRABALHO DOCENTE
NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CRÍTICA
CEEBJA CASTURINA C. BONFIM

 

Disciplinas: ( X ) Português   ( X ) Inglês    ( X ) Biologia
  ( X ) História    ( X ) Química   ( X ) Sociologia
  ( X ) Arte    ( X ) Matemática   ( X ) Geografia
  ( X ) Física    ( X ) Filosofia   ( X ) Ed. Física

Turmas: EJA – Ensino Médio

Duração: 20 aulas

Unidade Temática: Educação Alimentar e Nutricional

Conteúdos Estruturantes: Os conteúdos estruturantes que contemplam os conteúdos específicos, abaixo relacionados, estão em conformidades com as Diretrizes Curriculares Estaduais.

Conteúdos específicos: Cadeia alimentar, transtornos alimentares: bulimia e anorexia, dieta balanceada, Composição dos alimentos, cultivo, preparo e armazenamento, técnicas de conservação de alimentos, os aditivos de alimentos industrializados, progresso da ciência (produção em escala) trabalho e desigualdade social, consumo, ética, moral, fatores sociais que favorecem a desnutrição deficiências nutricionais, valores nutricionais dos alimentos, análise histórica e sociocultural dos alimentos, origem dos alimentos, a influência da cultura na alimentação, as vitaminas encontradas nos alimentos, os alimentos e suas transformações, consumo equilibrado de alimentos, alimentos industrializados, os dentes e o sistema digestório, o caminho dos alimentos no corpo humano, a energia dos alimentos, a alimentação nas diferentes regiões do Brasil, gêneros textuais, leitura, interpretação e produção textual, estudo de vocabulário.

Objetivo Geral: Ampliar conhecimentos acerca do processo de produção, processamento/industrialização, comercialização e certificação de alimentos seguros e sustentáveis, nas perspectivas: tecnológica, econômica, histórica, ambiental, social e cultural, dispondo de melhores ferramentas teóricas e práticas quanto à relevância da produção e do uso adequado dos alimentos, podendo assim contribuir para a garantia e a valorização das ações de cidadania.

Objetivos específicos:
Compreender o conceito de segurança alimentar e a sua abrangência;
Identificar os fatores que constituem o perfil nutricional da população onde a escola está inserida;
Compreender o papel do Brasil na produção atual e no futuro dos alimentos;
Entender a importância dos alimentos seguros e sustentáveis para saúde;
Entender o processo de produção e industrialização de alimentos no país ao longo da história;
Refletir acerca das maneiras pelas quais, a população pode ter acesso a uma alimentação saudável, em qualidade e quantidade;
Entender a importância de consumir alimentos orgânicos;
Ter acesso a estudos que demonstram os índices crescentes de sobrepeso e obesidade entre crianças e adolescentes de todas as regiões do Brasil;
Refletir sobre as consequências negativas do sobrepeso e da obesidade como: redução da qualidade de vida, maior carga de doenças, entre outros;
Compreender que a alimentação saudável na infância e na adolescência influencia no desenvolvimento intelectual;
Promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis.

Prática Social Inicial: Questionar oralmente o que os alunos já sabem e gostariam de saber mais sobre Educação Alimentar e Nutricional.
1.O que seria uma alimentação saudável?
2.O que você entende por educação alimentar e nutricional?
3.Você sabe onde é produzido o alimento que consome?
4.O que você costuma comer e como prepara suas refeições?
5.Onde você compra seus alimentos? Direto do produtor ou nos supermercados?
6.Quais são os seus hábitos alimentares?
7.Quais os alimentos que estão na base da cultura alimentar dos habitantes da sua região?
8.O que você acha da alimentação servida na escola?
9.Você tem conhecimento das consequências que a falta de alimentação pode provocar?

Você já tentou escrever um ACRÓSTICO?
Os acrósticos são formas textuais em que cada letra de uma palavra ou frase, escrita na vertical, vai compondo versos ou frases na horizontal. Os acrósticos já eram escritos na antiguidade e na Idade Média. Utilize o tema EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL e produza um acróstico, mostrando o que você conhece sobre o tema.

Problematização: A alimentação é essencial para o homem desde o nascimento. É da alimentação que ele retira os nutrientes necessários ao funcionamento do organismo, ou seja, à vida. A história da alimentação é antiga. Acredita-se que o homem teria começado a se alimentar de frutos e raízes após observar o comportamento de outros animais. Depois, teria passado a consumir carne crua e moluscos in natura. Mais tarde, aprendeu a assar e cozinhar. Descobriu a cerâmica, terras e povos distintos e realizou inúmeras experiências com alimentação, até chegarmos aos dias de hoje.
Atualmente são diversas as técnicas de produção e preparo de alimentos. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”.
Será que o equilíbrio na dieta e os hábitos alimentares da sociedade atual é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século?
A população brasileira tem hábitos saudáveis de alimentação?
De um modo geral, as pessoas se preocupam com o valor nutritivo dos alimentos, com indicação do que e do quanto deve ser ingerido?
Quais os fatores que influenciam na segurança alimentar e nutricional de uma família?

Dimensões dos conteúdos a serem trabalhadas

Conceitual/Científica: O que é educação alimentar e nutricional?

Social: No Brasil há pessoas que passam fome? Há desperdício de alimentos? O excedente de alimentos vai para o lixo, ou é direcionado de forma racional àqueles que realmente necessitam?
Poder: A questão alimentar está relacionada com os mais diferentes tipos de interesses e é palco de grandes disputas? Os hábitos alimentares têm relação com a organização social e as relações de poder em uma sociedade.?
Legal: O direito humano inerente a todas as pessoas de ter acesso regular e permanente e irrestrito a alimentos seguros e saudáveis, em quantidade e qualidade adequadas e suficientes é garantido à população? A quem compete esta garantia?
Cultural: A plena realização do DHAA é a mesma de todos os povos? A formação populacional e geográfica do Brasil, contribui para os hábitos alimentares de um povo? A escolha dos alimentos varia entre os indivíduos e grupos sendo influenciada por fatores como idade, o gênero e aspectos socioeconômicos, familiares, religiosos...? O cheiro, o sabor e o colorido do alimento estimulam os sentidos e o prazer em se alimentar?
Ambiental/Sustentabilidade: O Brasil É autossuficiente na produção de alimentos? A satisfação das necessidades alimentares dos indivíduos e populações, implica o sacrifício dos recursos naturais renováveis e não renováveis? As relações econômicas e sociais estabelecidas são pautadas a partir dos parâmetros da ética, justiça, da equidade e da soberania?
Religiosa: Que motivos levam algumas instituições religiosas a oferecerem alimentos em seus rituais? O que são alimentos sagrados? Por que usar alimentos como oferendas? Existem tabus alimentares? Na sua localidade, existem costumes alimentares relacionados às práticas religiosas?
Histórica: A alimentação brasileira, com suas particularidades regionais, é uma das expressões do processo histórico e de intercâmbio cultural entre os diferentes povos que formaram o país? Nossa população sempre se alimentou da mesma maneira?
Trabalho: Sem o trabalho, é possível promover a segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento social e a redução da pobreza?Quala relação entre o trabalho e a garantia do direito humano a alimentação adequada?
Tecnológica: O aumento da produtividade de alimentos está associado ao uso de novas tecnologias? (variedades genéticas, insumos químicos, máquinas, técnicas de armazenagem e industrialização...)

Instrumentalização
Ações didático-pedagógicas para a aprendizagem
Exposição oral do professor sobre o tema;
Leitura de textos de diversos gêneros;
Estudos dos textos conforme as relações disciplinares e interdisciplinares;
Pesquisas;
Discussões.

Recursos: humanos e materiais
Textos, mapas, tabelas, dicionário.

Catarse: Serão apresentadas as mesmas questões aplicada na prática social inicial e das dimensões levantadas na fase de problematização, para a partir das respostas, verificarmos a ocorrência ou não de uma nova postura frente ao tema abordado.

 

Pratica social final: Verificar as intenções do aluno sobre o uso do conteúdo em sua vida cotidiana, na perspectiva da transformação social; solicitar que elaborem, coletivamente, um plano de ação para porem em prática os conteúdos estudados.

Atividade 2 - Dimensões da cultura, trabalho, da ciência e da tecnologia presentes no trecho da obra Cartas a Théo

 

Atividade Cartas de Teo

1- De que forma ele poderia ser incorporado com material para discussão em sala de aula? Em que contexto e com qual objetivo?

A cultura, a ciência, o trabalho e a tecnologia, estão interligados a todo o momento no texto, sendo assim pode-se trabalhar de maneira interdisciplinar:

Na química: Os compostos de carbono, o carvão molhado na água e no óleo para melhorar a qualidade e a beleza da obra ou as substâncias utilizadas para proteger as pinturas por longo período ou fixar a cor, a obtenção do carvão, a poluição causada pela queima do carvão, quantidades de átomos de carbono em uma porção, a composição química do carvão, das tintas, óleos e papel.

Na matemática: A moldura, formando figuras geométricas, ângulos e medidas.

Na biologia: O cultivo do salgueiro e outras plantas na obtenção do carvão de qualidade, utilização do carbono na descontaminação da água e nos filtros.

Em Arte: A pintura com carvão, grafite e tintas, a expressão dos anseios e necessidades, transformação (do carvão para a pena), materiais e técnicas diferenciadas, comparar produções com os diferentes materiais citados, conhecimento, apreciação e releituras de obras;

Em História: a cultura de pinturas e as primeiras pinturas nas cavernas, (pinturas rupestres), a pintura do corpo utilizado pelos indígenas, o Homo Faber transformando a matéria prima obtida da natureza ( carvão ), vanguarda europeia na arte, na literatura e na história;

Em Português: Texto interpretativo contando a historia e evolução do lápis, leitura de imagens e biografia dos pintores;

Em Sociologia: Utilização dos diferentes instrumentos (carvão, pena, lápis e pincel) pelos grupos sociais para expressar sua criatividade artística.

Em Filosofia: Estética, valorização e reconhecimento da arte, a venda dos quadros feitos inicialmente como um entretenimento ou expressão artística depois uma profissão utilizando uma habilidade para ganhar a vida.

Atividade 4 - Análise crítica do vídeo: Em busca de Joaquim Venâncio

Em vista à análise do vídeo “Em busca de Joaquim Venâncio”, o grupo de estudos observou a necessidade de buscar saber mais e registrar no Projeto Político Pedagógico da escola, assim como compartilhar com os alunos, sobre a história da professora Casturina Campanharo Bonfim, da qual originou-se o nome da escola. Para tanto, o grupo iniciou o trabalho entrando em contato com sua filha, buscando a possibilidade de nos fornecer detalhes cruciais sobre sua vida e obras.

Foi disponibilizado a ela o roteiro descrito abaixo para auxiliar nas lembranças:

Pretendemos Resgatar a história da professora Casturina Campanharo Bonfim, descrever aspectos de sua vida profissional e particular, objetivando a valorização dos fatos vivenciados por ela, alguém que dedicou parte de sua vida à educação e por isso teve sua história reconhecida, ao ter sido escolhida para dar nome a uma importante escola de nossa cidade, o CEEBJA Casturina Campanharo Bonfim.
Sendo assim, queremos inserir a biografia dela no Projeto Político Pedagógico da escola. Para tanto contamos com sua preciosa colaboração, informando-nos, e se possível, disponibilizando algumas fotografias para que possamos fazer um trabalho bem bonito. Fizemos um roteiro, mas sinta-se a vontade para informar tudo o que desejar.

Obrigada.

Direção e Equipe Pedagógica do CEEBJA

ROTEIRO

Nome;
Onde nasceu;
Como era este lugar;
Filiação;
Profissão dos pais;
Conte um pouco da história da sua família;
Costumes pessoais;
Com quem conviveu;
Como era no convívio familiar e com os amigos;
Onde estudou desde as séries iniciais até a faculdade;
O que sabe sobre a vida escolar dela enquanto aluna: - as suas lembranças da infância, as brincadeiras preferidas, com quem brincava, do que brincava, como era a escola, o sistema de ensino;
Como era enquanto profissional;
Escolas em que atuou;
Fale sobre as pessoas e os fatos que mais marcaram o seu percurso escolar;
Tempo que trabalhou no CEEBJA;
O que admirava e o que criticava nas pessoas;
O que gostava de fazer;
O que gostava de fazer no seu tempo livre;
Como você a descreveria hoje;
Coisas especiais que ela fez;
Quais eram as suas principais características, interesses e habilidades;
Seus pontos fortes” e os “pontos fracos”;
Como via o mundo.

Estamos no aguardo da devolutiva e ao receber, se necessário complementaremos as informações com outras pesquisas em documentos ou outras fontes, para que estas informações após organizadas, fazer parte do Projeto Político Pedagógico e ser apresentado o resultado aos alunos, buscado despertar a consciência da necessidade de conhecer e valorizar nosso passado para melhor projetar o futuro.
Continuação

PROBLEMATIZAÇÃO – LIGAÇÕES CLANDESTINAS

O furto de energia é perigoso não somente para quem pratica, mas também para a segurança dos vizinhos, uma vez que pode causar acidentes graves. A prática de ligações clandestinas, conhecidas popularmente como “gatos”, além do risco de acidentes graves e até fatais, compromete a qualidade do fornecimento de energia.
Diante dos fatos demonstrados na reportagem, você julga interessante conhecer a cadeia de regras e normas que envolvem o acesso ético e moral à energia elétrica? Qual o caminho percorrido pela eletricidade até chegar a sua residência?

DIMENSÕES
Conceitual: O que é energia elétrica? Quais são as fontes? Como é gerada e transmitida?
Histórica: Desde quando existe energia elétrica em nosso país? Na sua cidade? E em sua casa? Aenergia elétrica é resultado do progresso?
Social: Quais os usos que se faz da energia elétrica? Quem tem direito à energia elétrica? Há realmente, necessidade de pagar pelo consumo de energia elétrica? Qual a importância social de ter acesso a esse recurso?
Econômica: As empresas que fornecem energia recomendam que a população economize, mas quanto mais consumimos maior é o lucro alcançado. Como entender esta questão? Por que é necessário economizar? Quem paga a conta daqueles que fazem ligações clandestinas? E sobre o horário de verão? O que você sabe?
Legal: Todos Têm direito à energia? Quem rouba energia pode ser punido? Se você perde um imóvel ou algum num incêndio provocado por ligações elétricas irregulares, quem irá ressarcir o prejuízo? E a população de baixa renda têm direitos a esse benefício?
Ambiental: Ao produzir, gerar, energia elétrica provoca danos ambientais? As ligações clandestinas, “gatos” podem causar danos ao meio ambiente?
Política: A empresa que fornece energia em sua cidade é publica ou privada? Ela orienta sobre os perigos ao lidar com eletricidade? Orienta sobre as formas de economia?

CONHECIMENTO DE DIFERENTES ÁREAS PARA SUBSTITUIR UMA COMPREENSÃO INGÊNUA POR UMA MAIS DIALÉTICA

O uso adequado e seguro de energia elétrica, sustentabilidade, inclusão social, cidadania, retorno econômico, estatísticas de mortes com eletricidade no Brasil; Potencial Elétrico, força elétrica, eletrodinâmica, Continuidade da corrente elétrica, Resistência Elétrica, Geradores de corrente elétrica, Geradores luminosos, Geradores mecânicos, Geradores químicos, Geradores térmicos, Resistores, ética, direitos, deveres, etc.