Um novo olhar sobre as "Linguagens" no Ensino Médio

COLÉGIO ESTADUAL VEREADOR OSNY DAVID FRAGA
PACTO DE FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Orientador: Cássio Adriano Lombardo

Atividade referente ao caderno IV
Um novo olhar sobre as “Linguagens” no Ensino Médio

Cristina Ribeiro
Eliane Gomes
Francisca Germiniano Pereira
Jozemar Robassa Júnior
Kamila de Matos Simão
Lucilene Santana da Silva
Luiz Carlos Landucci
Mônica Correa Lima
Wagner da Conceição Moreira

RESUMO

[...] quando as práticas de linguagem adentram o espaço escolar, elas trazem consigo as identidades de diferentes grupos sociais e, ao serem trabalhadas como conhecimento, saber e reflexão, elas exercem um importante papel no processo de constituição do sujeito e, portanto, do estudante como sujeito em constituição.

(Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno IV:  Linguagens / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica;  [autores: Adair Bonini... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação,  2014. 7p.)

 

Esse pequeno texto, que compõem a introdução do Caderno IV, em estudo neste presente curso, resume, de maneira muito verdadeira, como as práticas e abordagens da área de Linguagens são de suma importância para a formação do aluno no Ensino Médio. Contudo, o termo em questão, “Linguagens” precisa ser, primeiramente, desmistificado, descaracterizado, descentralizado apenas da área específica de Língua Portuguesa, e entendido como todas as formas de expressão e comunicação do indivíduo, seja através da escrita, da oralidade, dos gestos, dos sons, das imagens, das cores, da expressão corporal. Tudo isso é linguagem e ao serem trabalhadas no contexto escolar, precisam ser vistas como formas de expressão de conhecimento, considerando sempre o caráter pessoal e subjetivo de que cada aluno se utiliza para demonstrá-la, compreendê-la.
As múltiplas linguagens são instrumentos essenciais para a comunicação entre os indivíduos. Mas também essa multiplicidade possibilita que se abra um leque de possibilidades de formas de comunicação de que o professor e o aluno podem se utilizar para produção do conhecimento. Outra questão é como apreender essas linguagens e saber utilizá-las em contexto adequado.
Ao se considerar o contexto apresentado no filme “O enigma de Kaspar Hauser,” do diretor alemão Werner Herzog, serão feitas reflexões pontuais sobre como a linguagem pode contribuir para a construção da realidade, considerando o aspecto histórico e social do indivíduo.

INTRODUÇÃO

Trabalhar a área das linguagens dentro das escolas, assim como as demais áreas do conhecimento, tem se tornado um desafio constante para o professor, haja vista que as novas concepções de ensino em que emergem as escolas requerem constantes adaptações por partes dos professores, em todas as áreas.
A escola, ao longo do tempo, deixou de focar apenas nas práticas pedagógicas que visassem apenas ao ensino do conteúdo, visando à preparação do aluno para o ingresso no ensino superior ou na mão de obra. Hoje, o atual momento, requer que  a escola se adapte  à realidade social. Focar apenas no conteúdo deixou de ser o único papel da escola. Esse novo contexto requer se pensar a formação integral do ser humano. Questiona-se: qual cidadão a escola está formando para desenvolver o seu trabalho na sociedade? Ele têm domínio ou conhecimento das múltiplas linguagens de que pode se utilizar no processo comunicativo? Isso permitiria a ele uma nova visão e a ampliação de suas atividades nas mais diferentes práticas sociais?

DESENVOLVIMENTO

A realidade da escola no desperta para uma grande questão: mostrar ao estudante a importância da escola e o ato de aprender entendendo esse lugar como parte do processo de aprendizagem.
O uso da tecnologia, que surgiu para facilitar e trazer conforto ao ser humano, acabou sendo compreendida e utilizada de forma equivocada pelos jovens, ou seja, muitos adotaram um comportamento de “comodismo”, pois entendem que não é mais necessário participar do processo de pesquisa para aprender novos conceitos, já que tudo, mesmo que parcialmente e sem aprofundamento teórico, está exposto nas redes de comunicação.
Entende-se que as disciplinas que englobam as  áreas de linguagens, como a língua portuguesa e literatura, arte, educação física e a língua estrangeira moderna, estão intrinsecamente ligadas ao ser humano, haja vista que a linguagem demonstra a forma de expressão do ser humano, bem como o momento vivido de uma determinada sociedade. Através das linguagens é  possível entender os valores de um sujeito especifico, seus valores, seu modo de vida, bem como a compreensão do mundo que nos cerca. As linguagens expressam quem somos e nossa relação e entendimento do mundo.
O filme “O Enigma de Kaspar Hauser”, do diretor Herzog, representa muito bem a relação do ser com a forma de expressão através das linguagens, sejam elas corporais ou enunciativas. No referido filme, o personagem central, que leva o nome do filme, foi criado em uma caverna até aproximadamente seus quinze anos de idade, mantendo, nesse período, contato apenas com uma pessoa, com a qual não se estabelecia diálogo. Abandonado na cidade de Nuremberg, Alemanha, Kaspar House sofre imensamente, pois não possui o hábito da comunicação oral que os integrantes Daquela realidade possuem, então se vê dia te de algo muito complicado.
Kaspar Hause é acolhido pelas autoridades, as quais também o submetem a viver sem acesso à nenhuma forma de comunicação, num estábulo. Abrindo um parêntese aqui, destaca-se que se tivessem deixado-o na rua, talvez sua vida teria sido mais fácil, pois teria contato com as mais diversas formas de comunicação e, desta forma conseguiria compreender a sociedade em que estava inserido.
O protagonista do filme acaba em um circo, sofrendo as mais diversas formas de humilhação. Diante desta representação, no filme, pergunta-se: por que Kaspar Hause se submeteu a tantas humilhações? Por que não fugiu do circo? A resposta é simples. Kaspar Hause não tinha conhecimento de outras formas de linguagem e comunicação, o entendimento do mundo. Não há como questionar quando não se entende algo. É preciso o mínimo de entendimento e conhecimento de algo para questionar, entender o porquê de uma ou outra atitude.
Kasper Hause é inserido na sociedade por uma família que tenta dar-lhe o mínimo de dignidade humana, porém, ao morrer, no final do filme, ele não consegue adquirir toda a compreensão do mundo que o cercava, haja vista que por um longo período da sua vida permaneceu sem contato com as mais diversas formas de linguagens.

CONCLUSÃO

O professor deve levar o aluno a pensar e compreender o mundo que o cerca, para que este possa questionar, opinar e entender “as características e comportamento” dos diversos setores da sociedade e se utilizar de todas as formas de linguagens para que se estabeleça a comunicação e que então possa se tornar sujeito ativo dentro de qualquer contexto da vida em sociedade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno IV:  Linguagens / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica;  [autores: Adair Bonini... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação,  2014.