UFBA realiza 5º Encontro de Jovens Cientistas

Tendo como objetivo despertar nos jovens o gosto pela iniciação científica/tecnológica e identificar jovens talentosos a seguirem carreiras científico-tecnológicas e a promoverem a divulgação científica e tecnológica de jovens, refletindo e trocando experiências ocorrerá entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, na Universidade Federal da Bahia o 5º Encontro de Jovens Cientistas.

Além de experimento, haverá uma exposição de imagens, na qual Já foram selecionadas as fotos para participar do Concurso de Fotografia Grande Angular desse 5º Encontro de Jovens Cientistas. O concurso, que tem como tema central “Da teoria à prática: a presença das ciências no nosso cotidiano” recebeu inscrições de diferentes imagens, e agora convida todos os participantes do evento para votar em sua imagem preferida.

Uma das imagens escolhidas é esta imagem:

Lente Embaçada. Foto: Douglas Rangelly

A fotografia demonstra como o cientista vê o mundo, através de óculos com lentes embaçadas, olhando sempre para o futuro. Tudo começa a partir da sua observação do mundo. Aparelho utilizado para fazer a foto: Samsung Galaxy SIII

"O evento, que é organizado pelo Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia e vinculado ao Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ibio/Ufba), será realizado no hall da Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa e na Praça das Artes do Campus Ondina da Ufba, em Salvador.

Este ano, o Encontro de Jovens Cientistas recebe quatro conferencistas: o representante da Organizações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO), Alan Bojanic, para falar sobre o Ano Internacional da Agricultura Familiar, celebrado em 2014 em todo o mundo; o navegador baiano que deu quatro voltas ao mundo, Aleixo Belov; a divulgadora científica e professora da Universidade de São Paulo, Martha Marandino; e o biólogo e diretor do Instituto Butantan, Giuseppe Puorto.

O evento é direcionado para alunos da educação básica interessados em apresentar trabalhos de iniciação científica. Entre as categorias para a inscrição de trabalhos estão: Vida de Jovem Cientista (apresentações orais), Gabinete de Curiosidades Científicas (experimentos), Ciência Lúdica: Brincando e Aprendendo com Jogos sobre Ciências (jogos), Jovens Cientistas em Cena (teatro), Jovens Repórteres Científicos (vídeos científicos), Ciclo de Conferências O Ser Humano da Ciência (palestras), Grande Angular (concurso de fotografia) e Jovens Cientistas na Web (concurso de redes sociais)".

Veja a programação do Evento:

Maiores informações sobre trabalhos, experimentos, programação, contatos entre no site http://encontrodejovenscientistas.com/