TRANSPORTE PÚBLICO - ETAPA II – CADERNO V – REFLEXÃO E AÇÃO PÁGINA 14

Arquivo:

TD P { margin-bottom: 0cm; }P { margin-bottom: 0.21cm; }

ETAPA II – CADERNO V – REFLEXÃO E AÇÃO PÁGINA 14

MATEMÁTICA: Contextualização e Contribuições: Os tipos de pensamento matemático e sua relação com o fazer escolar.

TURMA: Vilhena – RO CEEJA Vilhena

Equipe: Angela, Bruna, José Mendes, José Carlos, Luiz Senatore, Marines, Sandra

P { margin-bottom: 0.21cm; }

INTRODUÇÃO

A matemática, sendo parte da educação geral, e com o objetivo de preparar o indivíduo para a cidadania, está sempre presente no dia a dia de todos nós.

Apesar de ser considerada por todos como uma disciplina com alto grau de dificuldade, ela está presente em todas as disciplinas sendo, portanto, imprescindível para um aprendizado de qualidade.

DESENVOLVIMENTO

Componente curricular – breve descrição da atividade - tipos de pensamento matemática envolvido.

TRANSPORTE PÚBLICO

Ciências da natureza - higiene do veículo; disseminação de patogenia. Pensamento dedutivo.

Ciências humanas – itinerário; trabalho com mapas.

- direito de ir e vir, cidadania. Pensamento geométrico espacial.

Matemática – lotação, preço (troco), descontos; trabalho com gráficos, juros e porcentagens. Pensamento lógico e dedutivo.

Linguagem – simbologia – estudo dos símbolos que norteiam os trajetos nas estradas, vias urbanas, metrôs, trens, levando o aluno a, através das imagens, interpretar as mensagens. Pensamento lógico dedutivo

O tipo de pensamento mais utilizado é o lógico dedutivo. Essa conclusão foi construída depois de observadas as atividades elencadas na tabela e através das discussões sobre as mesmas.

É necessário haver atividades em que exista a interação equilibrada entre os diversos pensamentos matemáticos, o que levará à conexão entre os conteúdos matemáticos e os das outras áreas de conhecimento.

CONCLUSÃO

O aprendizado será de melhor qualidade e mais abrangente quando houver a interação dos conhecimentos das diversas áreas de conhecimento.

Para que haja um bom aproveitamento dos conteúdos ministrados, estes terão que ser desenvolvidos de maneira organizada com conteúdo equilibrados, dentro das várias disciplinas.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio. Etapa II; Caderno V.2014.