Trabalho ou estudo? Decisão gera polêmica na Suíça

Por Veronica DeVore

Entre os 14 ou 15 anos de idade, os jovens suíços recebem a ajuda de um orientador profissional para decidir na escolha de uma formação para o futuro. (Keystone)O ensino profissionalizante sempre ocupou um lugar importante na formação da população ativa da Suíça. Hoje, no entanto, o número de jovens que prefere seguir uma formação universitária vem aumentando. Com isso, esses futuros profissionais esperam ampliar o leque de oportunidades para o futuro.

Antigo orientador profissional, Stefan Krucker sabe muito bem o que passa na cabeça dos jovens de 14 e 15 anos de idade. Durante o período em que trabalhou no Centro de Orientação Profissional da capital Berna, Krucker viu milhares de jovens se perguntando o que fazer com seu futuro.
Normalmente, no final da escolaridade obrigatória, o ensino fundamental, os alunos são encaminhados em função dos resultados escolares para o ensino médio (os que pretendem cursar uma universidade e têm notas altas) ou para o ensino profissionalizante (os que pretendem iniciar logo uma profissão ou não obtiveram notas suficientes para o ensino médio). Krucker diz que os fatores que influenciam na decisão dos jovens suíços se tornaram mais complexos com a mudança nas expectativas da sociedade. "O fato é que a formação profissional tem se tornado cada vez mais exigente e as pessoas geralmente têm mais conhecimento, com isso as pessoas acham que uma formação de nível superior proporciona melhores chances de ficar à frente", explica Krucker.

Entre os 14 ou 15 anos de idade, os jovens suíços recebem a ajuda de um orientador profissional para decidir na escolha de uma formação para o futuro. (Keystone)

Acesse aqui o artigo completo e assista ao vídeo incorporado.