TRABALHO INTERDISCIPLINAR DO COL. EST. DO CAMPO PEDRO LUIZ MESSIAS - ENS. FUND. E MÉDIO /MUN: TRÊS BARRAS DO PR / NRE: CASCAVEL PR

ESTE TRABALHO FOI PRODUZIDO PELOS PROFESSORES DO COLÉGIO E APLICADO AOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO AS DISCIPLINAS DE: LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA, FILOSOFIA E GEOGRAFIA.

Membros do grupo: Ana Alice Pavan, Iodete Terezinha Bresola Lunardi, Ionete Maria Bresola Garcia, Iédio João Carabolante.
- Problematização: Consumismo e exploração do ser humano.
- Instrumentalização: Vídeo “A História das Coisas” (Uso desenfreado dos recursos naturais / exploração da mão de obra infantil comprometendo o futuro das crianças / acúmulo de lixo / tecnologia com duração curta que permite maior consumo)
- Fazer um levantamento de quantos aparelhos eletrônicos os alunos já possuíram?
- Objetivos: Levar a conscientização dos alunos referentes aos hábitos de consumo, bem como refletir nas mais diversas temáticas que o vídeo aborda.
-Série: 1º ano Ensino Médio
Filosofia: Ética, valores, cidadania
Geografia: Recursos naturais (espaços geográficos), poluição, cidadania desenvolvimento sustentável.
Língua Portuguesa: Produção de Texto,
Língua Inglesa: Vocabulário e expressões idiomáticas
Metodologia: Dividir a sala em quatro grupos e assistir ao documentário “A História das Coisas” coletivamente.
O grupo 01 vai analisar os aspectos relacionados a disciplina de Filosofia como; ética, valores e cidadania, bem como buscar complementação deste aspectos em outras fontes de pesquisas, tais como: livros, revistas e até mesmo na internet;
O grupo 02 vai analisar os temas relacionados a disciplina de Geografia: Recursos naturais (espaços geográficos), poluição, direitos humanos, cidadania desenvolvimento sustentável, buscando uma reflexão das consequências para a humanidade com a exploração dos recursos naturais.
O grupo 03 após assistir ao documentário vai analisar o conteúdo todo para após uma análise crítica a cerca do assunto, produzir um texto dissertativo enfatizando os hábitos de consumo.
O grupo 04 terá que fazer a observação durante a exibição do documentário das expressões idiomáticas, bem como das palavras que aparecem em inglês e organizar uma lista com os vocábulos em inglês.
Avaliação: Como avaliação, sugere que cada grupo faça a exposição de suas atividades aos demais alunos. Também se faz observar o envolvimento dos mesmos durante o desenvolvimento das atividades propostas.