Tipos de pensamentos matemáticos presentes nas atividades do Ensino Médio

Orientadora: Elaine Teixeira Ifanger
Pacto pelo Ensino Médio

Tipos de pensamento matemático presentes nas atividades do Ensino Médio

O ensino de matemática, ao longo dos anos, vem priorizando os conhecimentos físicos e os sociais, evoluindo conforme as relações que o aluno consegue coordenar. Por outro lado pesquisas revelam o quanto de conhecimentos eles trazem, e a escola não aproveita, para fazê-los avançar. Nas atividades interdisciplinares o aluno pode, conforme CONSALTER (1994), estabelecer relações entre objetos, elaborando a partir da criação e coordenação dessas relações, construídas não apenas por mero manuseio da linguagem, mas por meio de situações e experiências. O professor precisa incentivá-los a registrar as conclusões da forma como preferirem, isso evitará a mecanização dos conteúdos desmitificando o ensino da matemática,  revelando qual dos tipos  de raciocínio foi  mobilizado dentre os diferentes observados na unidade estudada: o pensamento indutivo que está na formulação de novas proposições a serem validadas; o raciocínio lógico – dedutivo, ou seja, tudo aquilo que se faz comprovação usando propriedades; a visão geométrico-espacial, na qual utiliza elementos geométricos; e o pensamento não determinístico, que é uma  que é uma característica da estatística e da probabilidade. Lembrando ainda que nesta visão, a atividade direta do aluno sobre os objetos de conhecimento é a única fonte válida de aprendizagem e assume implicações que qualquer tentativa de intervenção para transmitir um conhecimento   estruturado, está fadada ao fracasso ou produzir um conhecimento meramente repetitivo (COLL,1994:102).
            As atividades descritas a seguir foram oportunizadas em sala de aula, conforme o planejamento de cada docente das disciplinas:
Matemática: calcular quantidades e medidas para fazer os canteiros da horta escolar, calcular distâncias entre as mudas=> visão geométrico-espacial, indutivo e lógico-dedutivo.
Física: Projeção da sombra, com intuito de observar a projeção da luz solar retilínea, a altura conforme o crescimento dos vegetais= visão geométrico-espacial e lógico- dedutivo.
Língua Portuguesa: atividades de concordância nominal=>indutivo.
Arte: Construção em papel de vitral=>visão geométrico-espacial.
Educação Física: Atividade prática de dança com XBOX=>visão geométrico-espacial.
História: construção do mapa da ocupação urbana de Paranaguá cronologicamente=>lógico-dedutivo.
Geografia: construção do blog:www.jovemparnaguara.blogspot.com, com informações, resultados de pesquisas, sobre nosso Porto=>lógico-dedutivo.
Biologia: Preencher quadro com características de doenças infecto contagiosa=>lógico-dedutivo.
Química: cálculo do balanceamento das reações químicas=> indutivo, lógico-dedutivo.
Sociologia: Identificar tribos urbanas=> lógico-dedutivo.
Filosofia: Política, em comum ou exercício de poder, análise do texto=>lógico-dedutivo. Observou-se como a matemática se faz presente nos componentes curriculares   através dos tipos específicos de pensamentos e que estes estão intrinsicamente relacionados ao nosso cotidiano.
Referências bibliográficas:
Consalter, Olívia,A.Soares.Um outro caminho para se trabalhar algebra.Londrina, 1994.Monografia(Especialização) Universidade Estadual de Londrina.  - Apostila IESDE : Fundamentos Teóricos  do Pensamento Matemático - CNS Normal Superior-Curitiba 2004
Coll,1994:102 - Trecho do artigo: A Séria busca no jogo:Do lúdico na Matemática de Manoel Oriosvaldo de Moura IN A Educação Matemática em revista ´Séries iniciais.Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM - Ano II - n º3 - 2ºSemestre94.p.19 - 21 - Aposttila IESDE: Prática Educativa do Pensamento Matemático CNS - Normal Superior-Curitiba 2004