Termina essa semana as inscrições para concorrer ao Prêmio Professores do Brasil

Estão abertas até o dia 15/09 as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil que é uma iniciativa do Ministério da Educação e Secretaria da Educação Básica e tem como objetivo reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas, contribuindo de forma relevante para a qualidade da educação básica no Brasil.

Essa ação busca valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações, dando visibilidade às experiências pedagógicas que são realizadas pelos professores e que são passíveis de serem adotadas por outros professores da rede de ensino.

O Prêmio visa estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação.

"O concurso tem três etapas: inscrição, avaliação e premiação.

Estão aptos a se inscreverem todos os dois milhões de professores de todos os níveis da educação básica do sistema público de ensino brasileiro. Basta ter uma prática pedagógica criativa e bem sucedida (em andamento ou já concluída) com seus alunos e formalizar a inscrição.

Na segunda etapa, uma comissão de alto nível analisa as experiências relatadas pelos professores e seleciona as mais relevantes.

Em dezembro, numa grande festa de encerramento, estes professores e as escolas onde atuam são contemplados com o prêmio, tornando seu trabalho reconhecido por todos os que valorizam a educação brasileira.

A 8ª Edição do Prêmio Professores do Brasil está dividida em duas categorias.

A primeira categoria "Temas Livres" abrange as subcategorias:

Educação Infantil;
Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
Anos Finais do Ensino Fundamental; e
Ensino Médio.
A segunda categoria "Temas Específicos" abrange as subcategorias:

Educação Integral;
Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e
Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

As inscrições são realizadas via internet no próprio site. Para se inscrever, o professor deve responder a uma série de questões, sobre seu trabalho inovador: como se organizou, como foi a participação dos alunos, quais foram as etapas do trabalho, como foi feita a avaliação etc."

Todas as informações referentes ao Prêmio Professores do Brasil estão no site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/?p=2.

Dúvidas entrar em contato no E-mail: ppb@cavg.ifsul.edu.br

Fone: (53) 3309.5582