TEMÁTICA IV - LINGUAGEM

CADERNO 4
REFLEXÃO E AÇÃO 1
1) Quais as relações entre Linguagem e construção da realidade; como as práticas de Linguagem estão atreladas aos contextos sociais e históricos; como os conhecimentos de Linguagem (listados acima) aparecem no filme? 1) É por meio da linguagem que nos constituímos enquanto seres humanos e nos relacionamos com os outros. É no relacionamento com os demais que a cultura e linguagem se desenvolvem. O questionamento do protagonista quanto à utilidade das mulheres, quanto à construção da torre ou a incompreensão quanto ao processo de maturação da maçã ilustram que não nascemos ‘prontos’ ou aprendemos ao acaso. É a cultura e a linguagem que nos constituem. Kasper não se adequa ao contexto social/histórico por não entender a hipocrisia que permeia as relações sociais. 2) Discutir a relação entre imposição e opção na Linguagem e entre reprodução e mudança social. Por estarmos inseridos numa cultura, ainda que por vezes não nos demos conta, não somos livres quanto à forma de nos expressarmos. No caso do filme “O enigma de Kasper Hauser” a imposição dos religiosos quanto a aceitação divina; a incompreensão do professor quanto ao problema de lógica; a falta de opção com relação ao que pensava da celebração religiosa ilustram este fato. No nosso cotidiano essa falta de liberdade é fato também. Os meios de comunicação reproduzem o que já está posto ou o que lhes é imposto. Nas nossas relações interpessoais muitas vezes sobressai a aparência. Muitas de nossas atitudes apenas reproduzem o que vemos os outros fazerem. Desse modo, tanto em linguagem, como em comportamento cultural somos muito mais reprodutores de ideias e atitudes do que sujeitos de mudança.
REFLEXÃO E AÇÃO 2
a. As principais práticas de linguagem elencadas pelos alunos foram leitura, redes sociais na internet, danças folclóricas, atividades esportivas e música.
b. Poderiam ser utilizadas para desenvolver habilidades de oralidade, leitura, compreensão textual e expressão corporal, cumprimento a regras, direitos e deveres.
Reflexão e Ação 3
A Revista Pátio, destinada aos professores do Ensino Médio traz uma tipologia textual em que sobressaem os artigos de opinião e projetos realizados nesta etapa final da Educação Básica.
                A revista traz artigos que retratam da necessidade da cooperação entre família e escola (“Um trabalho em cooperação”; Jun/Ago 2013); Sobre a importância da interdisciplinaridade (“A sustentabilidade é a causa, a interdisciplinaridade o caminho” Mar/maio 2013); além de artigos que promovem a reflexão, como“ Computadores abertos cabeças fechadas” (Dez2014/Fev2015); Também são abordados temas como trabalho cooperativo, informática, esquizofrenia e educação, o professor como referencial da capacidade de aprendizagem, diversidade, análise de dados estatísticos, além de outros temas direcionados ao trabalho com a faixa etária dos alunos em questão.
                Carta ao leitor; agenda; resenhas; entrevistas são outros gêneros discursivos presentes. Além disso, na parte final da revista há a presença de charges direcionadas ao tema educação.
Reflexão e Ação 4
As folhas (que representam os conteúdos) são sempre as mais visíveis, porém é preciso a interação com as três partes para que o processo ensino aprendizagem tenha consistência. A raiz, que representa a base da estrutura de uma árvore, nesta metáfora representa a filosofia da educação e abordagem, que tem como função fundamentar os envolvidos no processo de ensino aprendizagem nas práticas e técnicas na sala de aula.O tronco é fortalecido pelas raízes, ou seja, pelas fundamentações pedagógicas e os métodos utilizados. As três partes interagem com o contexto, social e cultural.
Márcia, Rejane, Carlos, Gracieli, Sidnei, Gervásio