Temática 5 - Matemática

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COLÉGIO ESTADUAL PADRE NICOLAU BALTASAR – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, CASTRO- PARANÁ

CURSO: Pacto para o Fortalecimento de Ensino Médio

PARTICIPANTES: Joel Acelino Freski, Dirce de Biassio , Andrea Aparecida Magnani, Josemary Rodrigues, Sidney Joel de Souza, José Vanderlei Lopes da Silva, Janete Binhara Musial e Teresinha de Biassio Fidelix

 

INTRODUÇÃO

A Matemática foi construída historicamente e aperfeiçoada ao longo do tempo. Relaciona o pensamento com práticas cotidianas sendo uma das disciplinas que mais possui aplicações, pois está em toda parte, nas medidas, operações, contornos e formas, além de que, muitas das outras disciplinas necessitam de aprofundamentos matemáticos para sua comprovação.

Considerando a importância do raciocínio lógico os PCN(s) mostram a necessidade de adequar o ensino da matemática a realidade do educando. Desta maneira, ao utilizarmos as tecnologias produziremos uma maneira diferente de ensinar conteúdos tradicionais e básicos para a compreensão de conceitos matemáticos fundamentais.

Também a pesquisa tem suma importância na aprendizagem de conceitos matemáticos, contribuindo na assimilação dos mesmos, bem como de conteúdos e habilidades porque estimulam a descoberta e o desafio.

O ensino da matemática contribui para a formação do educando como um ser crítico, proporcionando aquisição de atitudes, desenvolvendo a capacidade de resolver problemas para que possa analisar e enfrentar situações novas e formar opiniões.

“A matemática é uma ciência poderosa e bela; problemiza ao mesmo tempo a harmonia divina do universo e a grandeza do espírito humano.”(F. Gomes Teixeira)

 

REFLEXÃO E AÇÃO

 

TIPOS DE PENSAMENTOS MATEMÁTICOS ENVOLVIDOS: Indutivo, Lógico-dedutivo, Geométrico-espacial e Não-determinístico.

 

ATIVIDADE 1

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Os alunos deverão utilizar o celular para baixar o APP (aplicativo) referente ao cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) utilizado pela O.M.S. (Organização Mundial de Saúde) que é o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. O sobrepeso e a obesidade, indicados pelo IMC, são fatores de risco para doenças tais como a hipertensão arterial, a doença arterial coronariana e o diabetes melittus, além de outras patologias consideradas de alto risco para a Saúde Pública. Hoje em dia, o IMC é utilizado como forma de comparar a saúde de populações, ou até mesmo definir prescrição de medicações. Os valores de IMC são independentes de idade e sexo. Apesar disso, o IMC pode não corresponder ao mesmo grau de gordura em diferentes populações devido às diferentes proporções do corpo. Riscos à saúde associados ao aumento do IMC devem ser constantemente observados e interpretados, já que podem ser diferentes em cada população.

 

TIPO DE PENSAMENTO MATEMÁTICO ENVOLVIDOS: Indutivo, Lógico-dedutivo.

 

ATIVIDADE 2

 

COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

 

BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Os alunos deverão utilizar o celular para baixar e utilizar o app que disponibiliza uma calculadora de tempo e distância, contador de passos e calorias e ainda mostra a altitude dos treinos provas. Com ele também é possível monitorar a frequência cardíaca. Pode ser utilizado para corrida, caminhada e ciclismo. Além dessa atividade, que utiliza o GPS para rastrear o percurso utilizado, o aluno poderá fazer um diário da quantidade de calorias gastas e da distância percorrida no dia, na semana ou no mês. O principal objetivo da atividade é incentivar os alunos a praticar a atividade física.


COMPONENTE CURRICULAR

BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

TIPOS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO ENVOLVIDOS

Matemática

Apresentação do vídeo novo telecurso telecurso 2000 – (O Teorema de Pitágoras) disponível em WWW.YOUTUBE. E também o vídeo “um teorema muito importante” onde por meio de uma musica é apresentado o conceito do Teorema de Pitágoras.

Atividade :

Aplicação da formula do Teorema de Pitágoras

Veremos como aplicar da formula do Teorema de Pitágoras.

1. Os alunos receberam uma folha contendo um triangulo retângulo, onde serão instruídos a identificar o ângulo reto e a hipotenusa. Também receberam três quadrados de cores diferentes.

2. Com utilização de uma régua eles medirão os quadrados de 9, 12 e 15 cm.

3. Os alunos serão instruídos para que coloquem os quadrados nos lados do triangulo de acordo com sua medida. Explicar que a hipotenusa tem o mesmo comprimento do lado do quadrado maior e os catetos equivalem cada um a um lado dos quadrados menores.

4. Relembrar como calcular a área dos quadrados e calcular a área dos quadrados;

 

Pensamento Indutivo e Pensamento Geométrico-Espacial

História

Conteúdo abordado Renascimento

Comentar que Renascimento como movimento cultural que marcou a fase de transição dos valores e das tradições medievais para um mundo totalmente novo, em que os códigos cavalheirescos cedem lugar à afetação burguesa, às máscaras sociais desenvolvidas pela burguesia emergente.

Esta importante etapa histórica predominou no Ocidente entre os séculos XV e XVI, principalmente na Itália, centro irradiador desta revolução nas artes, na literatura, na política, na religião, nos aspectos sócio-culturais. Deste pólo cultural o Renascimento se propagou pela Europa, especialmente pela Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e com menos ênfase em Portugal e Espanha.

Neste momento crítico de profundas transformações, surgiu o Renascimento, com uma eclosão criativa sem precedentes, inspirada nos antigos valores greco-romanos, retomados pelos artistas que vivenciaram a decadência de um paradigma e o nascimento de um universo totalmente diferente. Este movimento representou, portanto, uma profunda ruptura com um modo de vida mergulhado nas sombras do fanatismo religioso, para então despertar em uma esfera materialista e antropocêntrica. Agora o centro de tudo se deslocava do Divino para o Humano, daí a vertente renascentista conhecida como Humanismo.

Na sociedade desenvolviam-se rapidamente instâncias políticas intensamente centralizadas, uma economia de âmbito urbano e de natureza mercantil, e florescia o mecenato – surgimento de mecenas, ou seja, patrocinadores das artes, dos criadores.

Na vertente humanista da Renascença, o Homem é a peça principal, agora ocupando o lugar antes impensável do próprio Criador. Este aspecto antropocentrista se prolonga por pelo menos um século em toda a Europa Ocidental. Petrarca via este período como o fim de uma era sombria, referindo-se à Era Medieval. Este movimento privilegia a Antiguidade Clássica, mas não se limita a reproduzir suas obras, o que reduziria sua importância. Seus seguidores recusavam radicalmente os valores medievais e para alcançar esse objetivo

Além do Antropocentrismo, o Renascimento também introduz princípios hedonistas – a busca do máximo prazer no momento presente, como tesouro maior do Homem – e individualistas – a exaltação do indivíduo e de sua suprema liberdade dentro do grupo social -, bem como o otimismo e o racionalismo.

Após explanações feitas pela professora mostrar em vídeos o Renascimento na Península Itálica.

https://www.youtube.com/watch?v=hBeTJBkRL4k

Analisar também a pesquisa do artista Michelângela bem como a gravura da Criação de Adão (1508-1512).Responder sobre o tema da obra, os elementos que compõem a obra, personagens principais do afresco. Desvrever o afresco.

Após a reflexão sobre o renascer do comércio e das cidades buscaremos trilhar os processos de transformações que ocorreram na sociedade identificando o que permaneceu na atualidade resultante do fato histórico trabalharemos assim com o pensamento indutivo.

Usavam a cultura greco-romana como o instrumento mais adequado para a realização de suas metas.

Pensamento Indutivo

Geografia

Escala

Existem diferentes tipos de mapas. Estamos familiarizados com mapas de rodovias e alguns mapas utilizados nas aulas.

Muitas das coisas que queremos observar cuidadosamente, ou estudar com mais detalhes, são muito grandes, muito vastas ou muito pequenas. Podemos então construir ou desenhar modelos que representem objetos fielmente, independente de seu tamanho original. Logo, esses modelos ou desenhos menores ou maiores do que o objeto verdadeiro, são modelos ou desenhos em escala.

Os mapas e diagramas apresentam referências importantes, como escalas e direções para localizar regiões ou lugares.

- Quando localizamos regiões devemos informar a distância e a direção.

- Quando construímos desenhos em escala, devemos começar escolhendo uma escala apropriada.

Fatos que precisam ser levados em consideração:

- A razão entre os comprimentos dos segmentos de reta em um desenho e os segmentos correspondentes no objeto real, chama-se escala de desenho.

- As figuras bidimensionais que são exatamente iguais chamam-se congruentes e suas medidas estão em razão 1:1.

- As medidas correspondentes de um modelo tamanho natural e do objeto verdadeiro estão em razão 1:1.

- Um modelo em escala reduzida é menor que o objeto real, enquanto um modelo em escala ampliada é maior.

- As figuras ou modelos semelhantes tem exatamente a mesma forma, porém não são sempre do mesmo tamanho.

- Converter para as mesmas unidades de medidas.

- Para fazer um desenho em escala, primeiro escolha uma escala apropriada. A razão entre a medida da linha mais longa no papel e a medida mais longa pode ser uma boa escala para usar quando se faz um desenho em escala.

- Construir um mapa é a maneira mais simples de dar instruções para encontrar uma direção.

- Esboçar um mapa (não em escalas) e desenhar o mapa (em escala) do trajeto do Colégio à Prefeitura Municipal, usando escala de 1 cm por 1 km.

- Consultar também o Google Earth.

Pensamento Indutivo; Pensamento Lógico Dedutivo; Pensamento Geométrico-Espacial e Pensamento Não-determinístico

 

REFERÊNCIAS

Matemática Aplicada CORD/BOM JESUS, Unidade 10 – Trabalhos com Desenhos em Escalas.

Matemática Aplicada CORD/BOM JESUS, Unidade 34 – Visualização Espacial.

 

 

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