Beatriz Kray, Cecília Reginato, Cristiane Staudt, Ivone Engel
Reflexão e ação – Temática IV
RESPOSTAS
Questão 1
Trabalhar o tema Educação Alimentar e Nutricional de forma articulada significa que cada disciplina deve ser respeitada em sua particularidade, por exemplo, dentro do tema proposto a disciplina de Economia do Curso Técnico em Administração, um dos temas de estudo da disciplina aborda a atividade de produção de alimentos envolvendo os meios e fatores de produção, distribuição e consumo. A sociologia pode analisar de maneira crítica o consumo de alimentos, seus aspectos culturais, a forma como esses alimentos são significados dentro da sociedade capitalista e as relações de trabalho na produção de alimentos. A Filosofia pode trabalhar o conteúdo de ética abordando e refletindo a questão justiça e política na distribuição dos alimentos. A disciplina de Matemática pode ser utilizada como uma ferramenta a ser utilizada para analisar dados estatísticos referentes a esse tema, dando assim suporte as disciplinas citadas acima. O mesmo caso acontece com as disciplinas específicas do curso de Informática, que são usadas como ferramenta para o processamento dos dados em forma de aplicativos, referentes ao tema já abordado por outras disciplinas. A Língua Portuguesa pode trabalhar a linguagem dissertativa, aliando às outras áreas do conhecimento as quais foram trabalhados o tema central. No entanto, não há um conteúdo específico dos três parâmetros de estudo da disciplina (Gramática, Literatura, Produção de textos) que possa contemplar como sendo um conteúdo, porém somente como tema.
Questão 2
1. Para o artista, enquanto ele está produzindo sua arte, é o momento que está registrando uma realidade referente ao seu mundo, neste sentido, a arte é o seu trabalho. O conjunto do resultado do trabalho humano é a cultura e como ele desenvolve o trabalho, e com o que é desenvolvido, é a tecnologia. A ciência aborda a forma de como o resultado deste trabalho passou a ter significado nos nossos dias e ser considerado uma obra de arte.
2. Este texto pode ser incorporado como material para discussão na disciplina de Arte em sala de aula.
Questão 3
Nosso grupo acredita que, considerando as categorias: trabalho, tecnologia, cultura e ciência, desenvolver um projeto por áreas do conhecimento impossibilita e relativiza o conhecimento historicamente acumulado, reduzindo-o ao campo do singular ao invés de contemplar a universalização do saber. Portanto, na realidade cotidiana do nosso trabalho, acreditamos na divisão do currículo por disciplinas e o trabalho articulado pelas mesmas.
Questão 4
4.1
A escola sempre busca resgatar o valor histórico de quem era João Manoel Mondrone com banners, murais, fotografias, painéis. Já é possível pensar na comemoração dos 50 anos da escola para proporcionar um resgate histórico e cultural da escola e de seus idealizadores.
Depende do curso e da disciplina é possível se trabalhar a prática e o resgate histórico em forma de feiras que ocorrem em momentos específicos dentro da escola.
Hoje devemos pensar que deve ter uma sincronia entre teoria e prática, pois a prática por si só, leva ao pensamento comum e não científico. Com essa prática não é possível obter avanços científicos e tecnológicos, nem mesmo a formação integral do indivíduo.
4.2
O artista ao realizar sua obra, precisa ter conhecimento científico embasado em várias áreas do conhecimento para que sua obra seja completa, porém não podemos dizer que todos os conteúdos podem ser trabalhos a partir de sua obra.
Questão 5
Uma compreensão ingênua desta situação é que os sujeitos inseridos neste contexto social são pobres por culpa própria, que não estudaram e vivem neste contexto porque não lutaram por uma condição melhor. O papel do Estado é desmontar esta visão ingênua para articular várias formas de pensar e agir.