TEMA: SOBREVIVÊNCIA DO SER HUMANO NO PLANETA E O MANEJO CORRETO DO LIXO

Trabalho produzido pelos professores participantes do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny na cidade de Ponta Grossa/PR.

A situação do lixo no Brasil é preocupante, 60% do lixo produzido, atualmente, é orgânico, composto de restos de alimentos; já o lixo inorgânico, composto basicamente por embalagens, muitas vezes recicláveis, pode ser uma fonte de sobrevivência para algumas camadas mais pobres da população. Sendo este lixo despejado sem tratamento sobre o solo, nos chamados lixões, causa poluição dos lençóis freáticos, do próprio solo e do ar, comprometendo seriamente a qualidade do ambiente e da saúde dos seres vivos. Desta forma, a poluição causada pelos lixões deve ser objeto de estudo para que se desenvolvam estratégias de preservação dos recursos naturais, de educação ambiental e de melhoria de qualidade de vida. À Política Nacional dos Resíduos Sólidos encerrou em 2014 o prazo para a regularização dos aterros sanitários. Uma das terminações do decreto federal, publicado em 2010, era a extinção de todos os lixões até esta data. Entretanto, conforme levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), mais de 30% das prefeituras do país ainda destinam resíduos a lixões e, no Paraná, o índice é maior ainda. Embora não seja classificado como lixão, o Aterro Botuquara em Ponta Grossa apresenta irregularidades e já foi alvo de ações do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e também do Ministério Público (MP). Diariamente, o Botuquara recebe 250 toneladas de lixo “Com a capacidade quase no limite, temos certeza que o aterro não será mais lá”, garante Valdenor Paulo do Nascimento – Atual Secretário do Meio Ambiente. Foi concedida aos municípios uma prorrogação de mais oito anos para que ocorram as adequações necessárias para atender as determinações legais.

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: NOSSO LIXO DE CADA DIA OBJETIVO: orientar os alunos quanto à realidade vivida em nossa cidade sobre a coleta e os possíveis destinos do lixo e suas consequências, também sensibilizá-los a respeito da situação de inúmeros trabalhadores que vivem coletando, catando ou mesmo consumindo lixo. Pretende-se, por meio dessa sensibilização, propor uma flexibilização sobre questões cruciais ligadas à melhoria das condições de vida de toda a população: melhoraria e muito se separássemos nossos resíduos, se evitássemos o desperdício de alimentos por meio de manipulação e embalagens adequadas e se, noutra esfera de ação, cobrássemos, ao Poder Público, a implementação de uma política de gerenciamento integrado do lixo urbano e de redistribuição de renda. O Programa Feira Verde instituído pela Lei nº 11.645 de 21 de Janeiro de 2014 é um programa intersetorial, que beneficia a população em diversas frentes e eleva a qualidade de vida da cidade como um todo. Conta com pouco mais de 100 pequenos produtores da região cadastrados que fornecem 20 toneladas de alimentos por dia ao programa. Atualmente, o programa Feira Verde retira do meio ambiente 500 toneladas de materiais recicláveis por mês nos 130 pontos de troca espalhados por todas as regiões da cidade. De acordo com o programa, todo material coletado é destinado às cinco Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do município, beneficiando diretamente quase 200 famílias que dependem da coleta seletiva para o seu sustento. Além disso, mais de 10 mil famílias de baixa renda participam do programa trocando os materiais recicláveis por frutas, legumes e verduras, complementando a alimentação.

ÁREAS ENVOLVIDAS: Geografia, História, Química, Física, Biologia, Matemática, Língua Portuguesa, Arte.

ESTRATÉGIAS DE TRABALHO: para uma possível visita ao lixão ou aterro sanitário e observação do trabalho de catadores de rua, a classe toda; na realização de entrevistas, a classe dividida em grupos.

PAPEL DO PROFESSOR: • introduzir o tema com materiais a que tenham acesso (jornais, telejornais, revistas, peças de teatro, fotos, obras de arte, filmes...); • preparar a “visita” ao lixão ou aterro sanitário e aos catadores de rua; • discutir e orientar a elaboração dos roteiros para as entrevistas; • fazer a “visita” com os alunos; • coordenar as discussões, as atividades e sua apresentação; • fazer seus registros sobre o desenvolvimento desta atividade.

PAPEL DOS ALUNOS: • buscar informações sobre o tema; • produzir instrumentos de coleta para pesquisa e de registro parcial (o roteiro e as entrevistas, relatos de vida, desenhos, fotografias, pinturas...) • fazer a “visita” para observar e coletar informações; • produzir trabalho final.

ORGANIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS AÇÕES INÍCIO: desencadear a discussão do tema apresentando um material que mostre uma face dessa realidade, anotando e discutindo as principais ideias levantadas pelos alunos a respeito do tema. Posteriormente assistir o curta-metragem de Jorge Furtado sobre um lixão em Porto Alegre “Ilha das Flores” ao filme ”Quixote Reciclado”, a vídeos, ou reportagens de jornais, revistas e telejornais sobre o tema.

1ª ETAPA: Sondando o lixo das casas dos alunos a) O professor elabora um questionário com questões fechadas e espaço para outras observações, para que os alunos respondam sobre: quantas vezes por semana coloca-se o lixo para fora em sua casa; como embalam restos de alimentos, cacos de vidro...; se os separam; se realizam a troca por alimentos no Programa Feira Verde; qual a quantidade (pode ser medida em sacos, sacolas...) e outras questões que o professor julgar relevantes. b) As informações obtidas serão tratadas para, com base nelas, fazer-se uma análise sobre como as famílias se desfazem de seu lixo. Os próprios alunos farão esse tratamento e a análise, com o auxílio dos professores, produzindo tabelas, gráficos e pequenos textos.

2ª ETAPA: Investigando o destino do lixo e de quem trabalha com ele a) Preparar e realizar uma visita ao lixão ou aterro sanitário para verificar a realidade apresentada em nossa cidade quanto as condições atuais do mesmo e debater se estas condições estão de acordo cm a lei proposta. b) Preparar e realizar uma visita a uma das Associações de Catadores de Materiais Recicláveis do município e entrevista-los sobre: condições de vida e de trabalho (forma de remuneração, horário de trabalho, riscos e doenças mais comuns, se o catador consome ou reutiliza algum dos materiais ali disponíveis...). Além das respostas obtidas, todos os momentos devem ser registrados com fotografias ou filmagens. c) Entrevistar coletores e catadores se houver oportunidade, tentar abordá-los durante seu trabalho nas ruas ou convidá-los para uma entrevista na escola. No roteiro de entrevista sugerem-se as questões colocadas no item “a”, além de outras mais específicas: tipo de material coletado; locais que mais produzem lixo e outras questões que os professores e a turma julguem relevantes. d) Tratar as informações obtidas, discuti-las e sistematiza-las num trabalho escrito. Elaborar pequenos textos comentando os relatos dos trabalhadores e destacar trechos importantes tirados das respostas. Montar um painel com todo o material produzido (textos, fotos, gráficos...); e, se houver condições, os alunos podem realizar um vídeo (com tomadas no lixão, com as entrevistas), ou podem escrever uma peça de teatro, um roteiro para um filme, uma história em quadrinhos, uma poesia, música e letra ou versão sobre o tema.

3ª ETAPA: Propondo Soluções a) Após entrarem em contato com os principais problemas, os alunos podem refletir sobre como a população pode colaborar para pensar em possíveis soluções, incluindo pequenas ações (diárias) e pressão sobre o Departamento de Limpeza Urbana, (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a empresa pontagrossense responsável pela coleta do lixo, Ponta Grossa Ambiental) para que sejam adotadas medidas integradas de tratamento do lixo. b) Se for constatada a falta de um gerenciamento integrado do lixo urbano, os alunos podem escrever ao responsável pelo setor da administração municipal, solicitando informações sobre a razão dessa ausência e/ou reivindicando a adoção de medidas; reivindicação absolutamente justificada pelas questões já levantadas e analisadas e por outras pesquisas, sobre as quais tenham conhecimento. c) Para agir com a população, além de um trabalho de multiplicadores de informações e novas condutas em sua própria casa, os alunos podem realizar folhetos de informação destinados à comunidade, abordando questões como coleta seletiva, evitar desperdício... d) Os alunos podem pensar em escrever para alguns políticos que tenham sido eleitos (em nível federal, estadual e/ou municipal) pelos seus pais ou solicitar a presença de um órgão de imprensa (escrita/ falada/ televisionada) para divulgar os resultados da pesquisa e os encaminhamentos propostos na finalização do projeto (atividade).

CULMINÂNCIA Todas as atividades poderão ser apresentadas em um evento em que se exponham os trabalhos da escola, junto com a realização de uma Feira de Troca de Objetos Usados, o que desincentiva o desperdício, já que o que é lixo para uns, pode ser útil para outros.

AVALIAÇÃO Os professores estarão acompanhando e avaliando todas as atividades realizadas pelos alunos, dando ênfase à retomada da reflexão sobre a questão do lixo em casa: sugere-se que uns dois meses após o término desta atividade interdisciplinar conversem novamente sobre o tema ou se faça uma reaplicação dos questionários do início da atividade. Todos juntos reavaliam suas mais recentes ações e podem, inclusive, avaliar também a resposta enviada (espera-se!) pelo setor da prefeitura e empresa responsável pela coleta de lixo, pelos políticos contactados, a cobertura dada pela imprensa... Para finalizar, retomar o material que desencadeou o projeto (atividade interdisciplinar) (vídeo, reportagem de revista...), na íntegra ou em parte, e discutir com os alunos como fica a leitura (mesmo que visual) depois de todo esse conhecimento construído por eles.

INTEGRAÇÃO DE ÁREAS DO CONHECIMENTO GEOGRAFIA O professor fará uma investigação junto aos alunos sobre o deslocamento do lixo, desde a sua origem até os possíveis destinos.

HISTÓRIA O professor deverá auxiliar os alunos na elaboração dos roteiros para as entrevistas e na análise das respostas. ARTE O professor será responsável por auxiliar os alunos no tratamento das imagens, na montagem do painel e na organização da feira de objetos usados.

MATEMÁTICA O professor auxiliará os alunos no tratamento das informações (tabelas, gráficos, respostas dos questionários).

LÍNGUA PORTUGUESA O professor auxiliará os alunos na elaboração do roteiro de entrevistas, na elaboração da carta, das poesias (se for uma opção da turma) e nos textos para o painel.

FÍSICA O professor trabalhará a questão dos fenômenos físicos envolvidos na reciclagem do alumínio... Os alunos farão pesquisas dos processos envolvidos... embasando as explicações com a parte de Termodinâmica.

SOCIOLOGIA O professor irá trabalhar a importância das organizações de reciclagem para a conservação/preservação da natureza junto ao ser humano.

BIOLOGIA O professor acompanhará toda elaboração de questionários, participando das discussões que gerarão as questões, o que se quer investigar; e acompanhará a turma à ida ao lixão e/ou aterro, problematizando, junto com o professor de Geografia, tudo o que estão observando.

QUÍMICA O professor irá trabalhar com a análise dos componentes orgânicos e inorgânicos.

 

REFEFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: AMARAL, Ivan A. “Currículo de Ciências: Das Tendências clássicas aos movimentos atuais de renovação” In: Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. BARRETO, ELBA S. de Sá. (org.). Campinas Autores Associados; São Paulo, Fundação Carlos Chagas, 1998. (Coleção Formação de Professores) FURTADO, Jorge. Ilha das Flores (roteiro do vídeo). Disponível em www.tetrapak.com.br. Acesso em 27.10.2015. HENRY, P. Quixote reciclado (roteiro do vídeo). Disponível em www.tetrapak.com.br. Acesso em 27.10.2015. Disponível em: http://www.pgambiental.com.br/index.php?pag=coleta_seletiva Acesso em 31.10.2015. https://leismunicipais.com.br/a/pr/p/ponta-grossa/lei-ordinaria/2014/116... Acesso em 31.10.2015. http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0C... Acesso em 31.10.2015.