Setor de Educação da UFPR discute "Base Comum Curricular Nacional" na semana de comemoração do dia do professor

Promovido pelo Setor de Educação da UFPR, o “Dia D Educação”, que está em sua quinta edição, e todo ano tem ocorrido na semana de comemoração do dia do professor, este ano proporcionou o debate de um assunto importante na formação do futuro professor: a construção da base comum curricular.

Alunos do curso de Pedagogia e Licenciaturas puderam desfrutar da importante palestra que teve como tema: Base Comum Curricular Nacional e ocorreu na terça feira dia 14/10 as 19hs no Anfiteatro 100, Prédio D. Pedro I, no Setor de Educação da UFPR.

A Palestrante foi a Professora Dra. Clarice Salete Traversini, Diretora de Currículos e Educação Integral no Ministério da Educação.

A mesa teve como coordenador o Professor Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra– Setor de Ciências Humanas/UFPR.

Dentre os temas tratados na palestra destacaram-se:

- A proposta da construção coletiva da Base Nacional Comum Curricular;

- “A Política Nacional Curricular da Educação Básica que orientará os sistemas e a rede de escolas para garantir:

• a unidade nacional do currículo para a formação de uma identidade nacional inclusiva e democrática,
• as condições de realização do direito de aprender e desenvolver-se para todos os estudantes;
• articulação das diversas etapas e modalidades da Educação Básica”. (Apresentação powerpoint).

- Currículo compreendido como:

“- as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio às relações sociais nos espaços institucionais, afetando a construção das identidades dos estudantes.
- conjunto de esforços pedagógicos promovidos na escola, com o propósito de organizar e tornar efetivo o processo educativo.
- Fruto de uma seleção e produção de saberes – um campo conflituoso de embates de concepções de cultura, conhecimento, aprendizagem.
- um instrumento político, cultural e científico formulado com base em uma construção coletiva (Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica, 2013)”.(apresentação em powerpoint).

A apresentação em powerpoint na íntegra da palestra da Professora Dra. Clarice Salete Traversini e outras informações sobre o D Educação encontram-se na página do Setor de Educação: http://www.educacao.ufpr.br/