SETENTA ANOS PÓS-SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E SUAS IMPLICAÇÕES

Maria Aparecida de Lima Ferreira

Daiane Aparecida Seitz
Geni Sales de Souza
Renata Bazanela Lins
Vera Lúcia Belo da Silva
Zilma Oliveira Amorim

RESUMO.

  O presente artigo propõe um trabalho articulado entre os componentes da área de Ciências Naturais, oportunizando aos alunos um trabalho coletivo e interdisciplinaridade, favorecendo a troca de experiência e a escolha de conteúdos a ser estudado a partir da interação com os alunos. Esse trabalho foi desenvolvido no 1̣ano com os alunos do Ensino Médio do Colégio Jose Alfredo de Almeida situado na cidade de Mariluz Paraná.

Palavra chave: Contextualização, interdisciplinaridade, articulação.

 

ABSTRACT.

This paper proposes a coordinated work between the components of the natural sciences area, providing opportunities for students with a collective and interdisciplinary work, promoting the exchange of experience and the choice of content to be studied from the interaction with the students. This work was developed in 1̣ first year with the students of the College High School Jose Alfredo de Almeida located in Mariluz Parana.

Keyword: Context, interdisciplinary, joint.

 

1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de apontar a importância do trabalho interdisciplinar e contextualizado no desenvolvimento do aprendizado significativa do aluno. Nessa perspectiva os conteúdos educativos estabelecem um diálogo dinâmico com a pratica social, dando aos seus alunos possibilidades de ter acesso ao conhecimento científico e a capacidade de compreender o significado da Ciência, da Cultura, do trabalho e das tecnologias. A constatação dessa perspectiva sobre a maneira de como o conteúdo precisa ser elaborado, revela a necessidade de rever as práticas antes utilizadas em sala de aula, pois estas tornaram se invariáveis e obsoletas, tornando o ensino maçante e desinteressante. De maneira geral o ensino precisa ser repensado, de modo que a curiosidade e o interesse dos alunos sejam despertados, e este por sua vez, saia do papel de mero expectador e comece a agir e interagir durante o processo de aprendizagem, construindo seu conhecimento alicerçado na pesquisa que é tida como princípio pedagógico e no trabalho como princípio educativo, produzindo nos alunos por sua vez atitudes científicas favorecendo de maneira efetiva suas atitudes frente aos desafios apresentados no decorrer de vivência e por sua vez na formação integral do aluno. O assunto fora  abordado no 1° ano do Ensino Médio  sobre o impacto que a 2° guerra Mundial deixou para a humanidade sobre o olhar da Física, Química e Biologia, após 70 anos.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
De acordo com estudos realizados para diagnosticar o nível do ensino em nosso país é notório procurar meios para superar as falhas que repercutem de maneira negativa na dinâmica do processo de ensino aprendizagem e modificar os atuais panoramas educacionais divulgados (Inep, 2011;Ideb, 2013).
A escola precisa desenvolver nos indivíduos muito mais que o conhecimento sistematizado, precisa ir além, torná-lo pessoas que saibam posicionar diante dos desafios que a vida impõe de maneira crítica e objetiva assim aponta (Morim,2015; Freire,1979).
Superar um ensino superficial é o objetivo de um ensino que busca desenvolver nos alunos as competências colaborativas que possibilitam ao mesmo a aprendizagem compartilhada, onde um aprende com o outro e juntos conseguem articular o seu aprendizado às práticas que vão além da aquisição de conhecimento acadêmico, que priorize a formação integral, como ressalta (Kindel ,2012). Nesse contexto é necessário que o ensino de Ciências naturais seja repensado de acordo com (Kindel ,2012; Pozo ,2009;Krasilchik ,2007), o ensino de Ciências não  deve ser considerado como tem sido feito em algumas instituições escolares e por alguns educadores que relatam  entender a Ciência como um ensino baseado na simples transmissão de informações, não assegurando um uso dinâmico  e flexível dos conhecimentos produzidos em sala a partir do que foi vivenciado no cotidiano.
Considerando a área de Ciências da Natureza e seus componentes fundamentados nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio;  o conhecimento precisa ser compreendido e apropriado por meio do contato do aluno com o que se deseja conhecer, nesse contexto (Bizzo,2013) ressalta que  a Biologia deve ser entendida como processo de produção humana, assim também como a Química deve estar voltada para a construção e reconstrução de saberes de acordo com  (Maldaner, 2000) e a Física   por  sua vez é entendida por (Silva,2010) como  um meio de   investigar o ambiente, compreendendo-o e buscando relacioná-la as demais disciplinas promovendo a articulação das mesmas em prol de um ensino de  Física contextualizado.

3. METODOLOGIA
Por possuir caráter interdisciplinar essas aulas tiveram abrangência e a complexidade da temática aprofundada nos três componentes curriculares de Ciências da Natureza, ou seja, Física, Química e Biologia. O conteúdo escolhido foi a partir de um diálogo com os alunos, onde alguns tópicos foram apontados pelo professor e  após intenso diálogo sobre os temas elencados e a investigação sobre o que os alunos tinham maior interesse no momento para  escolhider o tema, este por sua vez retratou os setenta anos pós segunda guerra mundial e seu legado negativo até os dias atuais. Os alunos foram levados para o laboratório de informática para pesquisarem sobre a radioatividade e seus impactos para o ser humano. Depois de duas aulas envolvendo pesquisa na Web, os alunos trouxeram o conteúdo pesquisado para ser discutido em sala. A partir desse momento foi elencado o que cada componente da área de Ciências fosse possível ser abordado de acordo com o Caderno de Expectativas de Aprendizagem para o Ensino Médio (2012). Em Química foi trabalhado dentro de Matéria e sua Natureza Biogeoquímica – Química Sintética os seguintes conhecimentos: Matéria e Radioatividade considerando que o aluno reconheça as reações nucleares entre as demais reações químicas que ocorrem na natureza, tipos de radiações, diferenciando fissão e fusão nuclear e as relações com a sociedade a partir de contextos reais compreendendo posicionando com base na evolução da ciência, frente aos avanços tecnológicos na área da química e os impactos socioambientais, compreendendo Ciência como construção humana.
Em Biologia como conteúdo estruturante foi abordado Manipulação Genética ,como conteúdo básico a Transmissão das características hereditárias, Dinâmica dos ecossistemas: relações entre os seres vivos e a interdependência com o ambiente Organismos geneticamente modificados tendo como objetivo que os alunos consiga Relacionar os conhecimentos biotecnológicos às alterações produzidas pelo ser humano na diversidade biológica e seus impactos. E em Física dentro do Eletromagnetismo foi contextualizado A natureza da luz e suas propriedades enfatizando a existência de certas rupturas no processo histórico da ciência (por exemplo, a catástrofe do ultravioleta), causada pelo surgimento de problemas não explicáveis pelo corpo teórico aceito e legitimado por uma comunidade científica, mas também promovendo o desenvolvimento de novos conhecimentos, por exemplo, a quantização da energia. Os próximos passos foram desenvolver atividades criativas e desafiadoras que ao detectar o problema gerou um reconhecimento crítico entre a prática e seu uso social. Dentre as atividades foram desenvolvidas; debates, pesquisas, trechos de  filmes para serem interpretados e documentários. Ao final de uma semana os alunos em grupos produziram textos coletivos abordando o tema. A avaliação ocorreu de maneira contínua, considerando todo o processo durante o desenvolvimento do trabalho e a produção dos alunos, considerando também dessa maneira  a apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantadas no que se refere às consequências deixadas ao mundo pelos meios irracionais utilizados pelos homens.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Durante o desenvolvimento foi notado o quanto um trabalho interdisciplinar, articulando e contextualizando torna o trabalho pedagógico interessante para os alunos e menos árduo para os professores. Houve um maior aproveitamento do tempo e também um aprofundamento mais amplo nos conteúdos elevados, pois os três componentes curriculares da disciplina de Ciências da natureza o  mesmo conteúdo, apenas com um olhar diferenciado para seu objeto de estudo, sempre retroalimentando os conhecimentos adquiridos num outro momento.   

5. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
Bizzo,Nélio: Novas bases da Biologia-2º ed.-São Paulo:Ática,2013;V.1 Células, organismos e populações; V.2 Biodiversidade; V.3 Corpo Humano, genes e ambiente.

Pazo, Juan Ignácio: A aprendizagem e o Ensino de Ciências: Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico/ Porto Alegre: Artmed, 200,5° edição, 293 p.
    
Kraslchik, Myriam/ Martha Marandino. Ensino de Ciências e cidadania. 2° edição – São Paulo: Moderna, 2007 – Cotidiano escolar: ação docente.

Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Paulo Alves da Silva – Presença Pedagógica. V.20, n: 116. Março/abril. 2014-14-70 p.    

MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2 Portal aprendiz.uol.br/ arquivo/ 2012/05/07. G1.globo.com/ educação/ Notícia/ 2014/09.000.

Caderno de Expectativas de Aprendizagem. Secretaria da Educação do Paraná:Departamento de Educação Básica- 2012

Silva,Claudio Xavier da: Física aula por aula;Coleção de Física v.1-1ºed.-São Paulo:FDT,2010.

http://portal.aprendiz.uol.com.br/arquivo/2012/05/07/dados-divulgados-pe...

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/09/analfabetismo-volta-diminui...

http://www.acaoeducativa.org.br/desenvolvimento/tag/metas-do-milenio-edu...

      Anexos
Textos pesquisados na web:
http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-nuclear/radioatividade http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-nuclear/a-importancia-e-os-peri...
Recortes de filmes:
http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=12287
Wall-E (Wall-E), Animação, EUA, 2008, 97 min., COR. Direção: Andrew Stanton- Trecho de cinco minutos;
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao autoconserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. Neste trecho, Wall-e executa suas tarefas diárias de compactar e empilhar o lixo. Ele percorre as ruas da cidade abandonada com pilhas e mais pilhas de lixo. Ainda restam alguns informes e cartazes de publicidade que incentivam o consumo.

O Início do Fim (Fat Man and Little Boy). Drama, EUA, 1989, 126 min, colorido. Direção: Roland Joffé-Trecho de aproximadamente três minutos;
O filme apresenta o trabalho do grupo de cientistas e militares que faziam parte do Projeto Manhattan para o desenvolvimento da bomba atômica, durante a Segunda Guerra Mundial, no laboratório nacional de Los Alamos, no Novo México, coordenados por Julius Robert Oppenheimer.
Neste trecho alguns cientistas testam o núcleo com material radioativo, o processo de medição de radioatividade com Contador Geiger.

Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=Yvo0dyW1vTE
Fantástico - História da bomba atômica

https://www.youtube.com/watch?v=j7IasaZ4I-A
Gravação dos efeitos das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki