Seminário "Sujeitos e Práticas no Ensino Médio - Tecendo redes curriculares na relação universidade-escola".

Por Lucas Schuenck

Aconteceu, nos dias oito e nove de maio, o seminário “Sujeitos e Práticas no Ensino Médio – Tecendo redes curriculares na relação universidade-escola”.  O evento ocorreu no Auditório Florestan Fernandes, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Em iniciativa conjunta entre os Grupos de Pesquisa “Observatório Jovem” e “Currículo, docência e cultura”, o Seminário teve como objetivo abrir o diálogo com as escolas sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, considerando os desafios da formação de professores, bem como as práticas curriculares atuais.

Tendo início na noite do dia oito de maio, os participantes puderam participar de duas mesas redondas e seis rodas de diálogo. A mesa redonda “Políticas Públicas Para o Ensino Médio no Brasil”, contou com os professores Carlos Artexes(CEFET/RJ), Sandra Regina de Oliveira Garcia(UEL)  e Paulo Carrano(UFF). Já a mesa “Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: limites, possibilidades e desafios” teve como convidados os professores Celso João Ferreti(UFTPR), Juarez Tarcisio Dayrell(UFMG) e Sandra L. Escovedo Selles(UFF). Na tarde do dia nove de maio, ocorreram, paralelamente, seis rodas de diálogo sobre diferentes temas. Eles foram: Avaliação no Ensino Médio, Ensino Médio e Formação Integral, Organização e Gestão Democrática da Escola; Currículo, sujeitos e formação humana, Jovens no Ensino Médio, Áreas do conhecimento e integração curricular.

“Foi muito bom mesmo o seminário, com ótimos convidados, discussões acaloradas e uma ótima recepção dos pesquisadores. São espaços como esse que nos mostram que a aproximação da Academia com a sociedade é algo de imensa relevância em que todos sempre tem algo a aprender”, relatou Kassia Bobadilla, através do seu perfil no portal EMdiálogo.