Semana de Integração das Tecnologias e Educação Aberta no Paraná

A UTFPR esta organizando junto com a UFPR e a IFPR a Semana de Integração das Tecnologias e Educação Aberta no Paraná.

O evento que ocorrerá entre os dias 24 e 28 de novembro, em Curitiba discutirá ações de interesse comum, que envolvem a educação mediada pelas tecnologias digitais.

O objetivo é consolidar a parceria na área entre a UTFPR, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR) para debater a integração das tecnologias digitais com enfoque na educação aberta.

O evento contará com palestras, seminários e workshops. Na UTFPR será realizado o primeiro Encontro de Práticas pedagógicas de produção e utilização dos Recursos Educacionais Digitais, no dia 28.

Além disso, as instituições farão o lançamento do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos (PPPREA), do REA nos repositórios digitais da UFPR e da UTFPR e do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores UFPR/CAPES (LIFE).

Palestrantes Confirmados

Débora Sebrian - REA Brasil

Luis Cabanã - Diretor Geral da Universia

Elaine de Cacia de Lima Frick (UFPR)

Manuela Raposo Rivas - Universidade de Vigo, Espanha

Dra. Itana Maria Gimenes - UEM - Pós-doutorada na Open University

Dra. Núria Pons Vilardell Camas - UFPR

Msc. Elaine de Cacia de Lima Frick - UFPR

Dra. Iolanda Bueno Camargo Cortelazzo - UTFPR

Inscrições e demais informações estão disponíveis na página do evento. http://www.utfpr.edu.br/estrutura-universitaria/pro-reitorias/prograd/ev...

"A Secretaria da Educação do Paraná (SEED) realiza este mês a Semana de Integração das Tecnologias e Educação Aberta no Paraná.

O evento é uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e acontece de 24 a 28 de novembro, em quatro locais diferentes de Curitiba.

No Departamento de Formação dos Profissionais da Educação da SEED, no dia 27 de novembro, acontecem as mesas redondas de Inovações Tecnológicas na Promoção da Aprendizagem.

Serão quatro temas:

Formação Docente,

Aprendizagem Social e Tecnológica;

Objetos de Aprendizagem; Relatos de Experiências Professores PDE; e

Segurança na Internet.

Participam estudantes e professores das instituições de ensino envolvidas e profissionais da Secretaria e dos núcleos regionais de Curitiba e Região Metropolitana.

Eziquiel Menta é diretor de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria, e um dos palestrantes nas oficinas. “Trata-se de uma ação importante, que abrirá diversas possibilidades de parcerias futuras entre as instituições de ensino superior e a Secretaria da Educação”, conta.

Também acontecem nos dias 24 e 25 o I Seminário de Educação Aberta (UFPR); no dia 26 o I Seminário: Cultura Digital, Conhecimento e Novos Cenários de Ensino (IFPR); e no dia 28 o I Encontro de Práticas pedagógicas de produção e utilização dos Recursos Educacionais Digitais (UTFPR).

SALA DE AULA – O uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula é permitido somente para fins pedagógicos, sob orientação e supervisão de um profissional de ensino, de acordo com a Lei n.º 18.118/14, sancionada pelo governador Beto Richa em junho deste ano.

Para lidar com o tema, a Secretaria da Educação deu início ao curso inédito Aprendizagem com Mobilidade, sobre o uso de dispositivos móveis (tablets e smartphones) na educação.

O objetivo é capacitar professores para uso de dispositivos tecnológicos que já estão no cotidiano dos profissionais, mas dentro das escolas. “Queremos que o professor traga para a escola a sua realidade, o seu uso pessoal de tecnologias móveis no dia a dia, mas com um olhar para a aprendizagem” afirma a chefe do Departamento de Formação dos Profissionais da Educação, Cristiana Gonzaga.

O curso utilizou a metodologia WebQuest, que incentiva a investigação de um tema por meio de recursos disponíveis na internet. Todo o conteúdo pode ser visualizado na página http://www.diaadiaeducacao.org/mobilidade/

“A ideia é que o professor use o conteúdo não apenas no curso, mas que consulte o material a qualquer momento, aproveite-o quando quiser”, explica Eguimara Branco, coordenadora de Produção Multimídia do Departamento de Formação dos Profissionais da Educação.

TABLETS - Aproximadamente 55 mil professores no estado inteiro já receberam um tablet. O equipamento pode ser usado em sala de aula com os estudantes e em atividades extraclasse pelos professores, para fazer pesquisas, baixar vídeos educacionais, vídeos e livros. Cada aparelho é pessoal e fica com o professor, que pode levá-lo para onde quiser".