Sara Maciel de Souza - Colégio Estadual Lindoeste - Caderno V -

CADERNO V
REFLEXÃO E AÇÃO I

TEMA: Contribuições dos tipos de pensamentos matemáticos para vida cotidiana

O estudo da matemática é essencial na vida do ser humano, na interpretação de dados escritos, em livros, jornais, no celular, na TV e quaisquer outros materiais onde se utilizam números nas suas diversas formas. O estudo de matemática aliado aos componentes curriculares contribui para formação do educando como sujeito do processo educativo onde se tem oportunidade para discutir a importância da matemática nas diversas áreas e suas relações na formação do sujeito ativo para a transformação social. E também poderão explorar experimentos fazer conjecturas, registros e criar hipóteses nas diversas áreas do conhecimento de acordo com os componentes curriculares.
O conhecimento matemático também possibilita o desenvolvimento do raciocínio matemático e auxilia no desempenho dos alunos em relação a outros componentes curriculares das diversas disciplinas, como é o caso do pensamento indutivo, raciocínio lógico-dedutivo, visão geométrico-espacial, e o pensamento não determinístico.
Nas diversas áreas do conhecimento como: Matemática em relação: adição subtração e relação de compra e venda – Pensamento lógico-dedutivo; Notas abaixo da média numa determinada disciplina – Pensamento lógico-dedutivo; Probabilidade: Pensamento indutivo. Ciências da natureza História: Aumento da expectativa de vida – Pensamento não determinístico. Linguagens (Arte): Confecção de figuras geométricas espaciais (cubos) - Visão geométrico-espacial. Linguagens (língua Portuguesa): Produção de textos em forma de dissertação argumentativa – Pensamento dedutivo.
A área do conhecimento da matemática com base nas dimensões trabalho, cultura, ciência e tecnologias com as demais áreas do conhecimento e seus componentes se articulam, e dessa forma buscam superar a fragmentação do conhecimento e tornar a aprendizagem um processo significativo para os educando de forma mais prazerosa contribuindo na melhoria de seu aprendizado. Dessa forma a interdisciplinaridade é importante, pois poderá garantir a construção do conhecimento globalizado rompendo os limites das disciplinas.

REFLEXÃO E AÇAO 2

A finalidade do artigo trará o aluno mais próximo a disciplina e até a do professor.  Essa interação do aluno como seu mediador que é o docente, trará um resultado muito significativo para a escola e o resultado poderá ser visto dentro da sala de aula, e provavelmente o comportamento deste nas demais matérias trará um resultado positivo.
Enfim o trabalho fará com que as demais disciplinas se interagem fazendo com que o aluno perca o receio de aprender e que se torne mais prazeroso sua aprendizagem.
Com a interdisciplinaridade o aluno trará para dentro da sala de aula o seu desenvolvimento mais avançado e colocará em prática suas metodologias nunca trabalhadas.
Reflexão em ação pág. 23
Cada área de conhecimento ou componente curricular consegue se inserir nesse trabalho? Como identificar conhecimentos da área a partir das escolhas feitas por vocês? Como planejar atividades como essa no seu contexto? É preciso modificar a divisão dos tempos e repensar os espaços da escola? Pág 23

PROJETO – Justificativa, objetivo e finalidade.
Os discentes apresentam um grande problema que é a dificuldade de interpretar textos e saber transpor para uma linguagem diferente. Infelizmente, os alunos em geral estão acostumados a ler pequenos textos, por conta das redes sociais. E quando se deparam na sala de aula com textos que envolve raciocínio-lógico, tese, criticidade, argumentos, etc., entram em parafusos, pois a confusão é geral, piora mais quando têm que interpretar a linguagem não verbal, um exemplo disso são gráficos. Essa confusão pode ser dada pela falta de letramento, pois o aluno é condicionado a leitura de textos fragmentados e pequenos e quando se depara com textos científicos não conseguem assimilar, fazendo com que o ele se desinteresse totalmente pelo contexto trabalhado.
Os componentes curriculares, devem proporcionar ao sujeito do ensino médio, uma reflexão crítica sobre o significado das ciências em todas as áreas do conhecimento, desenvolvendo a capacidade de ler e interpretar para transformar a realidade.
Nesse aspecto, referente à imagem do Homem Vitruviano, há um exemplo de interdisciplinaridade, no qual, o modelo matemático da figura, está relacionado a outras disciplinas como: na Arte, através da linguagem artística, pode-se analisar a proporção da figura humana, na Geografia, atividades de localização, tamanho e proporção de localidade através dos meridianos e paralelos, na Língua Portuguesa a perfeição da estética em forma de linguagem poética, na Filosofia, as proporções do corpo humano, a socialização da cultura, a busca do belo, na Química, a composição química do corpo e a função desses elementos no organismo, na Biologia analisar a anatomia e fisiologia humana, etc, seguindo dessa forma, com as demais disciplinas várias atividades podem ser desenvolvidas com o auxílio do pensamento matemático.

FILOSOFIA E MATEMATICA
Na Antiguidade, os relógios solares e as construções arquitetônicas de grande porte ou catapultas de longo alcance. Além disso, desde as inscrições deixadas em cavernas, podem-se constatar atividades tipicamente humanas de registrar, figurativamente, animais ou cenas de caça. Enfim, registros imagéticos de legados culturais de suas épocas.
Ao longo do tempo, os registros foram se transformando em acervos de esquemas de representação, talvez primórdios das representações hoje próprias à Geometria. Embora a origem desse campo matemático possa ser encontrada no antigo Egito, onde surgiu a necessidade de se efetuar medições da terra devido às inundações periódicas do rio Nilo, são da Grécia antiga os primeiros registros encontrados de ideias desenvolvidas de maneira axiomática, ou seja, explicitando raciocínio lógico-dedutivo.
Assim, no século VI a.C., a escola pitagórica unia Matemática, Filosofia e misticismo, deixando registros de importantes relações entre números e figuras geométricas. O legado de Os Elementos, de Euclides de Alexandria (século I a. C.), imprime a marca até hoje característica da Matemática como ciência hipotético-dedutiva. Primeiro tratado sistemático encontrado sobre o conjunto dos conhecimentos matemáticos desenvolvidos da Grécia antiga, a obra contém a teoria axiomática sobre a Geometria Euclideana plana e espacial e a importante contribuição da teoria das proporções de Eudoxo de Cnido (390 a.C. - 338 a. C.).

CONSIDERAÇOES
É importante lembrarmos que só há projeto eficiente se for pautado na construção coletiva e participativa. Esta participação efetivamente acontece quando os participantes assumem uma postura consciente de seu papel na mudança e na transformação, principalmente tornando-se investigadores de suas próprias práticas e adotando novos modelos metodológicos.
O sujeito do ensino médio, deve atuar na transformação da sociedade, partindo do pressuposto que as atividades são do seu cotidiano, e através da interdisciplinaridade, o ensino apresenta mais significação na realidade do estudante. Quando a teoria se torna prática, o indivíduo desenvolve sua criticidade em todas as áreas do conhecimento. Com isso o discente elabora uma leitura global de mundo. Também visa a participação de todos os professores na preparação do estudante para o mercado de trabalho, visto que o ensino parte do contexto social do sujeito. Portanto é muito importante essa proposta do SISMÉDIO, para a reflexão do aluno e professor.

REFLEXÃO E AÇÃO 3
Através das analises realizadas a partir do desenho de Leonardo da Vinci, percebe-se que o mesmo expõe a figura masculina nua, separada e simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos num circulo e num quadrado. A cabeça é calculada como sendo um oitavo da altura total, também pode ser observado que a combinação das posições dos braços e pernas formam quatro estilos diferentes. As posições com os braços em cruz e os pés são inscritas juntas no quadrado. Isto e, a posição superior dos braços e das pernas é inscrita no círculo. Isto explica o princípio que na mudança entre as duas posições, o centro aparente da figura parece se mover, mas de fato o umbigo da figura, que é o verdadeiro centro de gravidade, permanece imóvel.
Portanto o desenho vem nos mostrar como ao longo da historia a humanidade, o homem produziu diferentes instrumentos usando a criatividade perante as necessidades existentes naquele período. Podemos usar o mesmo como exemplo para o nosso dia a dia enquanto educadores percebendo que a função principal de um currículo não é a de conduzir as atividades de ensino, mas sim a de propor os caminhos que melhor possibilitem o aprendizado dos estudantes na direção da formação integral pretendida. Currículo é percurso escolar. Deve refletir os caminhos mais adequados a serem trilhados para que os estudantes, com suas características pessoais, so¬ciais, econômicas e culturais próprias, possam caminhar efetivamente na direção dos direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano previstos nos textos legais. Será assim necessário, na construção de uma proposta curricular, fazer escolhas condizentes com os objetivos pretendidos e coerentes com as convicções e cultura próprias de cada equipe, em sua escola.
Sobre a exposição idealizada pelo desenho do homem Vitruviano, o que muda na organização curricular de uma escola a qual se fundamenta na possibilidade integradora da articulação entre trabalho, cultura, ciência e tecnologia, essa mudança exige que cada comunidade escolar reflita, discuta e estabeleça novos consensos mínimos acerca das concepções de educação. Ciência, de tecnologia, de trabalho, de cultura e de ser humano.
Enfim o redesenho curricular tem que ter como base o PPP de cada escola respeitando as suas origens regionais. Nessa perspectiva, não esqueçamos que a função primordial de um currículo não é a de conduzir as atividades de ensino, mas sim a de propor os caminhos que melhor possibilitem o aprendizado dos estudantes na direção da formação integral pretendida. Currículo é percurso escolar. Deve refletir os caminhos mais adequados a serem trilhados para que os estudantes, com suas características pessoais, so¬ciais, econômicas e culturais próprias, possam caminhar efetivamente na direção dos direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano.
                                                              REFLEXÃO 4
Como sabemos a matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna. Apropriar-se dos conceitos e dos procedimentos matemáticos básicos contribui para a formação do futuro cidadão, que se engajará no mundo do trabalho e das relações sociais, culturais e políticas. Para exercer plenamente a cidadania faz-se necessário saber contar, comparar, medir, calcular, resolver problemas, argumentar logicamente, conhecer figuras geométricas e organizar, analisar e interpretar criticamente as informações. Pois a matemática deve ser vista como uma maneira de pensar e como um processo em permanente evolução, não pode ser conhecida como algo pronto e acabado, sendo apenas estudado. Os indivíduos devem aprender aquilo que  é importante e necessário para que possa por em prática  em seu espaço de vivência, não coisas sem sentido, que não terá utilidade para sua vida. O aluno sente necessidades de aprender a usar o básico no seu dia dia que é, conhecer as operações, lidar com a moeda existente. Vista neste contexto podemos dizer que a matemática foi desenvolvida e continua se desenvolvendo cada vez mais. Ela está presente em praticamente tudo, com maior ou menor complexidade. Perceber isso é compreender o mundo a nossa volta e poder atuar nele. Portanto é preciso que esse saber informal, cultural, se incorpore ao trabalho matemático escolar, diminuindo a distância entre  a matemática da escola e a matemática da vida. Os conteúdos devem ter relevância social, propiciando conhecimentos básicos essenciais para qualquer cidadão (contar, medir, calcular, resolver problemas, reconhecer fórmulas, compreender a idéia de probabilidade, saber tratar as informações, etc). Esses conteúdos devem ser articulados entre si e conectados com outras áreas do conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade. Pois aprender matemática é aprender a resolver problemas, e para resolver problemas é preciso apropriar-se  dos significados e conceitos e dos procedimentos matemáticos para saber aplicá-los em situações novas.
O mundo está em constante mudança, dado o grande desenvolvimento da tecnologia, máquinas de calcular, computadores, internet, etc,  e estão presentes na nossa realidade  e podem contribuir com a nossa prática pedagógica , facilitando o diálogo e o trabalho coletivo entre professores as diversas áreas  do conhecimento, principalmente com a matemática, Para acompanhar essas mudanças devemos inovar nossas práticas trabalhando com exercícios condizentes com a realidade do educando, buscando transformação e melhoria da qualidade do ensino. Pois a aprendizagem é um processo pessoal e interno. Aprendemos não apenas pelas explicações que recebemos, mas principalmente pelas oportunidades que nos são oferecidas de praticar o que nos está sendo ensinado. O professor não ensina conceitos aos alunos, ele ajuda a construí-los. Nesse sentido a matemática deverá ser vista pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do raciocínio, de sua capacidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação.
TABELA ANÁLOGA
COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA?

SUBPROJETO POR QUE? O QUE? COMO? DIMENSÕES

Evento: Conscientização sobre uso da água, utilizando apresentações culturais.

 

• Conscientizar a rede escolar para a importância da água;
• Desenvolver ações de economia de água na residência;
• Socialização e trabalho em equipe.
Fazer uma comparação dos gastos de água entre a família dos estudantes e realizar uma  competição entre todas as classes do ensino médio da escola. Os estudantes terão de reduzir o consumo de água de sua casa. A classe  que conseguir economizar mais água, ganhará como premiação uma viagem a um ponto turístico escolhido pela escola. Sendo que no dia do resultado dos dados cada turma deverá fazer uma apresentação cultural condizente com o tema abordado.
Promover pesquisas de dados, montagem de gráficos e tabelas. Promover ensaios,  confeccionar panfletos, folders, cartazes, textos, divulgação na mídia, dentre outros. Trabalho
Cultura
Ciências
tecnologia

Logotipo: Projetar cartazes com desenhos condizentes ao tema

*Desenvolver a expressão gráfica e artística.
*Adquirir visão geométrica e espacial.
*Incentivar a participação e desenvolvimento em grupo. Fazer reflexão e  debate em sala de aula, levando o jovem a perceber e a pensar seu papel como um possível agente social transformador. Ele não só identificará os problemas a sua volta, mas também vislumbrará a possibilidade de agir em favor de uma sociedade mais consciente, sabendo usar e valorizar os recursos naturais.
Utilizar os recursos tecnológicos como computador, multimídia para pesquisar e montar gráficos e tabelas, especificando dados abordados. Elaboração de desenhos por meios desses recursos tecnológicos. Trabalho
Cultura
Ciência
Tecnologia

 

 

 

Organização do Dia Cultural e apresentação de dados, aberto a comunidade escolar e pais dos alunos.

*Incentivar a participação dos pais.
* Incentivar a expressão cultural e trabalho em equipe.
*Valorizar a participação e incentivo a enfrentar novos desafios. Convites para participar do evento “Apresentação Cultural” e divulgação dos resultados obtidos.
Regulamento.
Comissão julgadora e critérios avaliados. Organização do espaço e modo de apresentação.
Apresentação dos resultados obtidos. Trabalho
Cultura
Tecnologia

ANÁLISE E DISCUSSÃO DO GRUPO E SISTEMA AVALIATIVO
Os objetivos dessa atividade conforme discussão no grupo é ampliar o conhecimento do aluno, bem como despertar o interesse e a curiosidade por intermédio de pequenos comentários que o motivarão a buscar mais informações sobre o tema, esses conteúdos devem ser abordados em linguagem clara, familiar e objetiva, por meio de situações cotidianas. As atividades propostas favorecem experiências que levam o aluno a orientar-se e a se situar no espaço, considerando seu próprio corpo e a expressão, para que possam compreender e interpretar as informações e utilizá-las na prática do seu espaço de vivência cotidiana.
A aprendizagem é um processo constante durante toda a vida, dessa forma devemos sempre enfrentar os novos desafios incentivando o trabalho cooperativo e interdisciplinar, favorecendo a aquisição de conhecimento por de pesquisas, uso das tecnologias, cooperação e interação entre professor e aluno.
  O processo avaliativo ocorrerá durante a realização de todas as atividades, de forma continuada para que se possa acompanhar o processo ensino aprendizagem e o rendimento dos alunos, com o uso de instrumentos diversificados e interligados  aos conteúdos estudados, privilegiando a qualidade e não a quantidade  e tendo com o objetivo  dar o  oportunidade  de   avançar e ampliar a  aquisição de conhecimento dando oportunidade  igualmente a todos, respeitando a individualidade de cada um.
A auto-avaliação também deve ser considerada um instrumento de aprendizagem . Nesse caso o próprio aluno com a orientação do professor avalia seu desempenho . Pode-se efetuar a auto-avaliação depois das atividades ou no final de cada aula, utilizando-se de questões como:
• Realizei todas as atividades? 
• Como foi a minha participação?
• Em que tarefa senti mais dificuldade?
• O que fiz para superar essa dificuldade?
• Colaborei com meus colegas?
• O que posso fazer para melhorar?
É muito importante que o professor dê atenção ao processo de auto-avaliação, a fim de ajudar o aluno a desenvolver o senso crítico. É imprescindível  manter um diálogo franco, no qual a não assimilação de determinado conteúdo por um por mais alunos seja vista pela classe como uma busca de solução em conjunto. O aluno só compreende a avaliação a partir da valorização de suas ações para chegar ao conhecimento. Por isso, é importante que as atividades propostas atendam as necessidades reais dos alunos, incentivando-os a discutir, emitir opiniões, serem críticos, formulando novos conceitos e buscando informações  garantindo assim que a aprendizagem aconteça de fato. 
Reflexão e ação 5
PROJETO DE INTERVEÇÃO PEDAGOGICO
A PREVENÇÃO  DE DROGAS NA ESCOLA NA DISCIPLINA DE
MATEMÁTICA RELACIONANDO COM A INTERDISCIPLINARIEDADE
RESUMO
O Presente trabalho irá mostrar o projeto de intervenção de drogas na escola na disciplina de matemática relacionada com a interdisciplinaridade. Onde a Matemática está presente em todos os aspectos sociais da nossa vida . Pois a construção coletiva, a perspectiva do contexto do conteúdo a ser trabalhado, o respeito ao saber e à realidade do aluno; ou seja, se a valorização d a experiência cotidiana do aluno de modo a identificá-la com conhecimento, que se torna algo interessante e significativo. Ao contextualizar o conteúdo, é estimulada a autopercepção do estudante como parte integrante e ativa do processo de ensino-aprendizagem e do tema estudado, promovendo o pleno exercício da cidadania, tanto nas relações cotidianas como na sociedade em geral.

INTRODUÇÃO
A função social e educacional  deverá passar pela a expectativa de toda a sociedade, assim, o desenvolvimento de ações complementares e interdisciplinares que beneficie os alunos e suas famílias precisa ser executado numa visão da realidade local. A demanda da escola não é muito grande no que  se refere ao uso das temática drogas, e assim, agir de forma preventiva para que possamos deixar os estudantes protegidos também no âmbito escolar, é um desafio, pois a escola precisa estar preparada para ações concretas, desde o acolhimento dos adolescentes e jovens na escola quando for detectado mudanças bruscas no comportamento, até a orientação educacional, sócio-familiar e cuidados com a saúde.
Normalmente a família dos alunos que estão com problemas relacionados ao uso de drogas é quem por último fica sabendo, assim, a escola precisa atuar no campo da educação preventiva para a saúde e uma qualidade de vida melhor, onde através da inserção da temática prevenção do uso de drogas de forma interdisciplinar no currículo escolar é que mostrará o compromisso com as políticas públicas da educação para a prevenção e para o alcance do seu objetivo, o sucesso dos discentes.
Nas orientações curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, consta que cabe ao aluno a construção do conhecimento matemático que permite resolver problemas, tendo o professor como mediador e orientador do processo ensino-aprendizagem, responsável pela sistematização do novo conhecimento (BRASIL, 2008).

OBJETIVO GERAL
Fazer um mapeamento geral da escola em relação a situação de risco e prevenção de nossos alunos do ensino fundamental e médio, além de desenvolver atividades lúdicas, integrativas e interativas abordando a temática drogas, com foco na prevenção do uso por estudantes.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Integrar  os componentes curriculares da escola
Abandonar a condição fragmentaria e adotar uma concepção unitária  de conhecimento.
Aproximar o ensino e a pesquisa , considerando as contribuições das diversas áreas.
Realizar  atividades praticas de soluções sobre problemas apresentados, no dia a dia do aluno.
JUSTIFICATIVA
Pode se afirmar que entender  que qualquer tentativa de mudança, na prática de ensino, na escola, requer  uma ruptura com a teoria do ensino tradicional, que, ora censura algumas leituras, outras interpretar situações  muitas vezes edificantes para a formação da função-aluno, trabalharemos, portanto, com as seguintes idéias:
A interdisciplinaridade é importante para evitar a fragmentação do ensino.
O livro didático, apenas, faz perpetuar, na escola, o modelo tradicional de ensino.
O discurso do professor transforma a prática de ensino na escola numa atividade ativa, que visa subverter a perpetuação da noção de linguagem neutra, única e homogênea.
O professor tem condições estratégicas de criar e planejar momentos de aprendizagem com recursos outros, que não apenas o livro didático.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
    CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE
Com o processo de especialização do saber, a interdisciplinaridade mostrou-se como uma das respostas para os problemas provocados pela excessiva compartimentalização do conhecimento. No final do séc. XX surge à necessidade de mudanças nos métodos de ensino, buscando viabilizar práticas interdisciplinares. Considerando tais prerrogativas, o Professor é o profissional da reconstrução do conhecimento tendo como prática educativa a pesquisa. (FERREIRA, 2008)  
A interdisciplinaridade consiste no método de pesquisa e de ensino voltado para a interação de várias disciplinas, num processo que pode ir da simples comunicação de idéias até a integração recíproca de finalidades, objetivos, conceitos, conteúdos, metodologia, procedimentos, dados e formas de organizá-los e sistematizá-los no processo de elaboração do conhecimento.  (FERREIRA, 2008, P.02) ]
Segundo Fazenda apud Ferreira,
A interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália em meados da década de 60, num período marcado pelos movimentos estudantis que, dentre outras coisas, reivindicavam um ensino mais sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da época. A interdisciplinaridade teria sido uma resposta a tal reivindicação, na medida em que os grandes problemas da época não poderiam ser resolvidos por uma única disciplina ou área do saber. No final da década de 60, a interdisciplinaridade chegou ao Brasil e logo exerceu influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se intensificado e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). (FERREIRA, 2008, P.03)
Apesar da forte influência nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade ganhou espaço nas escolas, principalmente no discurso e na prática de professores dos diversos níveis de ensino, mas, segundo a autora citada, estudos têm revelado que a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida. Alem disso, ao referir-se a Interdisciplinaridade, está de algum modo referindo-se a um modo de interação entre as disciplinas ou áreas do saber.

O USO DAS DROGAS NA ESCOLA
Discutir o tema "uso de drogas", comumente a primeira reação é o medo e a insegurança, geralmente misturada a diferentes posturas, conceitos e preconceitos como: informar, proibir, reprimir, tratar. Não é para menos: as drogas e os muitos males associados constituem um dos maiores problemas da saúde em todo o mundo neste novo século (BRESSER, 2009).
Os governos e as sociedades de diversos países estão enfrentando um novo desafio: como se preparar para responder ao surgimento de substâncias psicoativas cada vez mais diversificadas e com efeitos cada vez mais potentes? Essas mudanças fazem com que o debate em torno das políticas sobre drogas fique ainda mais complexo. Muito se tem feito nos últimos tempos para que as pessoas se previnam contra o uso de drogas. Mas também muito se tem feito, legal ou ilegalmente, para que elas sejam usadas. O resultado final é que as pessoas estão consumindo cada vez mais drogas (TIBA, 2007).
A construção de uma sociedade totalmente sem drogas é impossível, historicamente as sociedades sempre conviveram e fizeram uso de algum tipo de droga. Para vivermos e convivermos em uma sociedade totalmente sem drogas teríamos que eliminar totalmente o álcool e o café, por exemplo. Se considerarmos somente essas substâncias, a sua eliminação já seria impraticável (ARRUDA [et al], 2009). O combate às drogas contraria princípios éticos e também direitos civis, ou seja, o combate a todo, e qualquer, uso de drogas fere o direito individual de cada um de dispor, livremente, do seu corpo e de sua mente.
A melhor forma  contra o uso de drogas por parte dos adolescentes é a prevenção e a conscientização dos mesmos. Para que isso ocorra de forma mais natural possível, é necessário que a família, os amigos, a escola, a sociedade em geral, possa dar apoio, quando necessário ao usuário de qualquer droga e sem discriminação à pessoa que faz uso de tal substância. E, quando em uma situação em que indivíduo utiliza drogas, que se busquem formas de ajudá-lo a deixar de lado tal hábito. Na escola é possível criar condições para que esta se torne um espaço de participação, realização e criação, e não de fracasso ou exclusão. É função da escola oferecer situações instigantes como parte de seu processo educativo e que correspondam às necessidades e motivações do adolescente (ALBERTANI, 2008). A prevenção deve ser feita no dia-a-dia da escola de forma integrada ao currículo escolar, pois a promoção da saúde abrange diferentes dimensões humanas. Assim, se torna importante de incluir o tema das drogas em atividades de natureza interdisciplinar, tais como feiras, exposições, gincanas, dramatizações, discussões, palestras e atividades que estimulem a reflexão dos alunos sobre seu comportamento. Desenvolvendo o senso critico sobre a própria realidade e vivência, considerando as influências que sofrem e exercem na sociedade em que está inserido, relativas ao uso de drogas (ALBERTANI & AZEVEDO, 2008).
METODOLOGIA
Os alunos realizarão diversas atividades relacionadas às áreas do conhecimento tanto na escola quanto em casa, e em outros espaços disponibilizados pela escola como sala de vídeo, palco teatral quando possível.  Essas atividades serão divulgadas e socializadas para todos.      
  A tecnologia nos auxiliará para divulgar as ações do projeto. Ao concluir o projeto, a escola disponibilizará um DVD que conterá imagens, textos e vídeos realizados para cada uma das turmas envolvidas nas atividades interdisciplinares.
Utilizaremos também como procedimentos metodológicos:         • Conscientizar através de vídeos, textos e pesquisas que enfoquem assuntos relativos a prevenção das drogas. Analisando gráficos e estatísticas.
Elaborar frases, cartazes, murais, pinturas, charges e teatro destinados a conscientizar sobre a prevenção das drogas.
Trabalho em equipe; •
Pesquisa de campo;
Aula expositiva e debate sobre os conteúdos temáticos; Comunicação oral e escrita; •
Leituras (textuais/áudio/visuais) com objetivos diversos; • Interpretação, compreensão e análises dos resultados;
Palestras.
Organizar gráficos com números de acidentes de trânsito e consumo de álcool;
Organizar tabelas com dados de ocorrências policiais nos dias de festas e feriados.

RECURSOS DIDÁTICOS 
Para a realização da proposta de intervenção faremos uso de vários recursos como: 
TV
  DVD
Cartazes,
Murais
Material impresso
Computador
Data show

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada a partir da evolução dos conhecimentos dos alunos sobre consciência da prevenção das drogas, e dar-se-á de forma contínua durante toda a realização deste projeto. Haverá avaliações individuais e, também coletivas, a qual se dará de forma quantitativa e qualitativa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Trabalhar o tema abordado nas diferentes disciplinas, principalmente na área de matemática requer um conhecimento sistematizado e planejado de acordo com a necessidade dos educandos.
Sobre a perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000b), o ensino desenvolvido a partir de situações do cotidiano dos alunos propicia a interação dos estudantes com a sua realidade, capacita-os a refletir sobre o mundo à sua volta e dá sentido aos conhecimentos vistos na escola. É neste sentido, que o tema Drogas enquadra-se como um assunto atual e relevante dentre as vivências dos jovens, no qual a matemática  em particular, pode contribuir para o entendimento dessa questão e para o exercício das relações interdisciplinares.

REFERENCIAS
ALBERTANI, H. M. B. & AZEVEDO, A. C. A Prevenção Integrada no Projeto da Escola. IN: Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), Ministério da Educação. Brasília, 2008
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002
FERREIRA Cristina (2008) Disponível em http://www.artigonal.com/biologia-artigos/a- interdisciplinaridade-da-educacao-ambiental-nas-escolasagente-otimizador-de-novos- processos-educativos-482860.html.  Acesso em 08/11/2015.