REVITALIZAÇÃO DO PÁTIO INTERNO DA ESCOLA: Explorando a reciclagem e reutilização de materiais – Pets, pneus e caixotes.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA “VIRGÍLIO VÁRZEA”
25ª GERED- MEFRA/ SÃO BENTO DO SUL

REVITALIZAÇÃO DO PÁTIO INTERNO DA ESCOLA: Explorando a reciclagem e reutilização de materiais – Pets, pneus e caixotes.

PROFESSORES PARTICIPANTES/ DISCIPLINAS

Claudio Gelbcke – Artes
Elisabeth Sztoltz – Didática e Estágio Supervisionado
Emirene Stolte Marx – História
Janete Veiga – Matemática
Kely Fernanda Estriser – Língua Portuguesa
Margarete Maria Gonçalves – História
Vânia Costa Semmer – Geografia
Vivian K. Ribovski – Educação Física

RESUMO

A Educação Ambiental constitui um importante instrumento de mobilização da comunidade para a mudança de hábito e comportamento, especialmente em projetos relacionados à coleta seletiva, à reciclagem e a reutilização de materiais. O destino final do lixo é um dos agravantes da degradação do meio ambiente. Daí a necessidade de se promover a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos sólidos, como alternativas para redução do volume de lixo a ser disposto em aterros ou lixões. A reciclagem permite a diminuição da quantidade de lixo produzido e o reaproveitamento de diversos materiais, ajudando a preservar alguns elementos da natureza no processo de reaproveitamento de materiais já transformados. Associar reciclagem, reutilização e revitalização da escola não apenas contribuirá para a Educação Ambiental de forma geral, como também criará um ambiente saudável e harmonioso dentro da escola, cujos envolvidos no processo desenvolverão um espírito de proteção com aquilo que ajudaram a construir. Assim se traduz o papel da escola na formação do cidadão com objetivos concretos e a clareza do que é certo e errado em termos ambientais.

Palavras- chaves: mudança de hábito, comportamento, coleta seletiva, Educação Ambiental.

1 INTRODUÇÃO

A Educação Ambiental como processo educativo, permanente e contínuo, visa desenvolver uma filosofia de vida ética e moral, de maior harmonia e respeito com a natureza e entre os homens. Dessa forma propicia o conhecimento e o exercício da cidadania para uma atuação crítica e consciente seja de forma individual ou em grupo priorizando a preservação do meio ambiente e a otimização de seus recursos. A interação entre os docentes, discentes e comunidade escolar nesse processo é fundamental e inquestionável. De acordo com LAVOISIER “Na natureza nada se cria, nada se perde: tudo se transforma”, pois com criatividade, sensibilização, bom senso e consciência ambiental, é possível diminuir consideravelmente o volume de “lixo” gerado. Reciclar é importante, necessário, útil e urgente como uma das formas de ajudar a salvar o planeta de consequências catastróficas.
O presente projeto tende a:
• Contribuir para a manutenção da vida humana na Terra através da prática de alunos e comunidade escolar no que diz respeito à coleta seletiva e reciclagem.
• Mostrar a importância da coleta seletiva, da reciclagem, bem como a otimização de produtos de modo a diminuir a exploração desenfreada de recursos naturais.
• Reforçar a coleta seletiva dentro da escola.
• Aperfeiçoar o processo de coleta seletiva e reciclagem com parcerias junto às secretarias municipais e associação de catadores.
• Promover a participação e envolvimento da comunidade escolar.
• Implantar o Projeto “REVITALIZAÇÃO DO PÁTIO INTERNO DA ESCOLA: Explorando a reciclagem e reutilização de materiais” de forma permanente e autossustentável na escola.
• Contar com a participação efetiva de todos os funcionários, em especial, aqueles ligados a limpeza.
• Distribuir lixeiras segregadas no pátio, sala dos professores, hall, cozinha e salas de aula.
• Elaborar/organizar palestras, cartazes informativos, manuais de coleta seletiva para a escola e comunidade escolar.
• Buscar, com pesquisas e estudos, novas formas de aproveitamento de materiais, indicando novos processos de reciclagem.
• Desenvolver parcerias junto aos mais diversos segmentos da sociedade (Rigesa/Afubra/Secretarias Municipais).

2 O LIXO NOSSO DE CADA DIA

O lixo é considerado um dos mais ricos do mundo e sua reciclagem e catação ainda são realizadas de maneira informal.
A população mundial este ano atingiu a marca de seis bilhões de pessoas. Todo esse enorme contingente humano terá que procurar sobrevivência em um mundo. 
Desta forma observa-se a degradação da condição humana que é constatada, sobretudo, nas grandes cidades. Porém estes números não podem ser ignorados nas pequenas cidades, onde também não se desenvolveu o censo de que o lixo pode se transformar em um inimigo letal.
Estamos preparados para lidar com as atuais consequências desastrosas e os desequilíbrios ambientais e conseguiremos assegurar uma qualidade mínima de vida? Estaremos  capacitados para realizar tarefas aparentemente simples como a de dar destinação adequada ao lixo produzido por todos os cantos do mundo?
A administração do lixo já é hoje uma das grandes preocupações na organização urbana e pouco discutida nas áreas interioranas. As instituições e entidades ambientalistas têm divulgado números alarmantes sobre o assunto. Segundo recente dados, só nos Estados Unidos, cada pessoa gera dois quilos de lixo por dia, alcançando um total anual de 190 trilhões de qui-los. No Brasil, cada pessoa produz, em média, um quilo de lixo por dia. Por ano, são produzidos 55 trilhões de quilos.
O lixo brasileiro é tido como um dos mais ricos do mundo. Porém não está sendo dada a devida importância às questões relativas ao saneamento ambiental, em especial à coleta e destinação adequada dos resíduos. Existe um alerta para o fato de que o descarte aleatório dos resíduos em nascentes, córregos, margens de rios e estradas, além de provocar problemas ambientais graves e poluir as águas, que muitas vezes são captadas para consumo.

3 ESTRATÉGIAS DE EXECUÇÃO

O lixo está diretamente associado à existência e evolução da humanidade. Primeiramente os homens viviam da caça e da pesca. Os resíduos produzidos eram exclusivamente orgânicos. Os nômades moravam em cavernas e vestiam-se de peles. Eles eram uma minoria sobre a Terra. Quando a comida acabava, eles se mudavam para outra região e os restos deixados sobre o meio ambiente, eram logo decompostos pela ação do tempo. O impacto era praticamente nulo. À medida que o homem evoluiu, passou a produzir peças para promover seu conforto, a produção de lixo foi aumentando, mas ainda não havia se constituído em um problema mundial. A humanidade aumentou e a Revolução Industrial possibilitou um salto na produção de bens de consumo, fato que impulsionou a problemática da geração e descarte de lixo. Porém, esse fato não causou nenhuma preocupação maior: o que estava em alta era o desenvolvimento e não suas consequências. Sabe-se que à medida que avançamos em termos de desenvolvimento tecnológico e científico, poluímos o ar, usamos mais energia, produzimos mais lixo e exploramos indiscriminadamente os recursos naturais. Campanhas têm sido feitas pelos mais variados segmentos da sociedade, no sentido de conscientizar o ser humano da necessidade de preservação do meio ambiente. Entre estas se destacam a Coleta Seletiva e a Reciclagem.
Partindo deste ponto, ciente do papel da escola nesse processo e por meio do conhecimento da teoria de evolução da produção mundial de lixo, seu destino e as possibilidades de transformá-lo, ou minimizá-lo e que se dará início aos trabalhos. É fundamental o envolvimento de todos os segmentos da escola (Professores, alunos, pais, direção, Grêmio Estudantil e APP – Associação de Pais e Professores). O envolvimento inicial se dará através da limpeza geral do pátio e demais dependências da Unidade Escolar bem como a reunião dos materiais necessários através de campanhas e parcerias. Dar-se-á continuidade inserindo-o no planejamento dos professores para assim fazer parte da vivência na Escola.

3.1 Disciplinas envolvidas

Língua Portuguesa, Língua inglesa e Língua espanhola – leitura, interpretação e produção de textos sobre o tema;
História – Evolução da humanidade e a produção do lixo;
Geografia – Estudo do impacto do lixo no meio ambiente mudança na paisagem;
Educação física- Análise de posturas corporais adequadas no momento da execução das atividades, higiene e qualidade de vida;
            Matemática- gráfico, área e perímetro, porcentagem do lixo;
           Artes- Trabalhos artesanais com materiais recicláveis;
           Biologia – projetos de construção de cisterna;
           Química – Estudo do processo de decomposição e poluição causada pelo lixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências bibliográficas

ACAPED – Agência de Capacitação Educacional: EXPLORANDO O MUNDO DA RECICLAGEM POR MEIO DA COLETA SELETIVA Módulo I.

BORGES, A.M.P. Estudo e Acompanhamento do Projeto de Implementação do Sistema de Recolha Seletiva em Presidente Prudente – São Paulo. Relatório do Projeto Final de Licenciatura Curso de Engenharia do Ambiente e do Território Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior Agrária de Bragança, Portugal/ Bragança, 2002.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA DO LIXO. Disponível em: <http://www.cenedcursos.com.br/educacao-ambiental-e-coleta-seletiva-do-lixo.html> Acesso em: 08/01/2012.

JUNKES, M.B. Procedimentos para o aproveitamento de resíduo sólidos urbanos em municípios de pequeno porte. Dissertação de Mestrado – Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

ORTIGOZA, Silvia A. G. O tempo e o espaço da alimentação no centro da metrópole paulista. 2001. Tese (Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Organização do Espaço. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2001.

PARTILHANDO IDEIAS E IDEAIS. Disponível em: <http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com> Acesso em: 15/01/2012.

SANT’ANA, L. de O. Resíduos Sólidos: Lixo! Retrospecto, geração, lei e reciclagem. UNOPAR, Juazeiro, 2011.

SEMINÁRIO REGIONAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.  UGRHI, Pontal do Paranapanema, 1, 2003, Presidente Prudente.

STRAUCH, M; ALBUQUERQUE, P. P. Resíduos: como lidar com recursos naturais. São Leopoldo, RS: Oikos, 2008.