RELATÓRIO DO GRUPO DE ESTUDOS DO PACTO.

 

Colégio Estadual do Campo Getúlio Vargas -  Ensino Fundamental e Médio
A hora-atividade constitui-se de um tempo reservado aos professores em exercício de docência para estudos, planejamentos, formação continuada entre outros, e que o professores sempre tem  como subsídios o PPP, PPC, PTD, Regimento Escolar e o Plano de Ação da Instituição de Ensino. Assim, organizar a hora-atividade do coletivo de professores da escola de maneira a garantir que o espaço-tempo seja utilizado  em função do processo pedagógico é bastante difícil, principalmente repensando a realidade do nosso colégio, pois acontece de termos um só profissional por disciplina em todas as turmas.
Sendo assim, a Hora Atividade Interativa no nosso cotidiano escolar se torna impossível. Ela acontece  de acordo com o horário do professor, intercalando aulas com hora atividade  e sucessivamente. O que acontece no   nosso  ambiente escolar é que a Equipe Pedagógica e Direção se fazem sempre presente na escola, conseguindo dar suporte necessário  aos professores, pois estão esclarecendo, tirando dúvidas e auxiliando os educadores  em suas dúvidas seja no PPP, PTD, Registro de Classe, Planejamento, conversas informais e formais e na questão de indisciplina dos alunos.
Enfim, o trabalho da direção e da equipe pedagógica do nosso colégio é um trabalho bastante atuante, pois os professores têm condições e acesso sempre que solicitados. Temos também uma equipe de professores muito comprometidos  que estão sempre abertos  a uma boa conversa e diálogo. Também não podemos deixar de mencionar que como o nosso Colégio é do campo,  temos um número menor de alunos em sala de aula o que facilita a questão da indisciplina, e assim os professores tem chance de executar com mais afinco o PTD, o PPC, O PPP  e outros. É claro que temos e passamos por problemas, mas achamos que são menores e mais fácil de serem solucionados.
Acreditamos que o nosso colégio por ser pequeno, se torna até mais confortável e familiar, facilitando o processo educativo  entre professores, alunos equipe pedagógica, direção, funcionários e pais. Podemos dizer sim, com toda certeza que a Hora Atividade sendo interativa ou não é um dos maiores e melhores suportes na vida profissional do professor, pois é um tempo  em que o professor está ali presente na escola, preparando aulas, corrigindo avaliações, preparando as atividades avaliativas, preenchendo seus livros de registro de classe,  lendo livros, artigos, jornais e revistas pedagógicas, conversando com pais de alunos  quando necessário. É um momento de dignidade e reflexão na vida do professor, resgatando a auto estima.
A interdisciplinaridade melhora as aulas, criando assim melhores condições aos educadores em  aprimorar suas metodologias. Então, estamos nesses momentos de  estudos  tendo a possibilidade de replanejar e melhorar as nossas práticas  pedagógicas, principalmente agora nos estudos das áreas afins. Sentimos que um dos grandes problemas e dificuldades que o grupo encontra são momentos, ou seja, tempo disponível  para que coletivamente os professores encontrem possibilidades e oportunidades de oferecerem  aos alunos aulas com abordagens pedagógico-curriculares melhores, principalmente entre as áreas.
Desde a Lei 5.692/71, a interdisciplinaridade começou  a ser abordada e, recentemente com a nova LDB n° 9394/96, a interdisciplinaridade está mais presente no contexto escolar. Sabemos que a sua utilização contribui para o aprendizado do aluno, pois acontece a integração dos conteúdos de uma disciplina com  outras disciplinas, ou seja, a interdisciplinaridade entre as  áreas do conhecimento.
A interação entre as disciplinas possibilita a formulação do saber crítico-reflexivo e  também  é  uma das formas de superar a fragmentação, pois possibilita o diálogo entre as disciplinas.  A interdisciplinaridade exige uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. É a construção do conhecimento globalizado, rompendo limites entre as disciplinas.
         Assim, a prática da interdisciplinaridade estabelece o papel de processo contínuo e interminável na formação do conhecimento. Cabe a nós professores ampliar nosso mundo  de ação e de reflexão, ultrapassando os limites de sala de aula, adotando  posturas de mediadores diante do processo ensino-aprendizagem, preparando o aluno para ser capaz de conviver numa sociedade em constante mudança e tornando-os construtores de seu conhecimento.
        Já sabemos do nosso papel de professor mediador, de que devemos ampliar nossos horizontes e limites, mas não podemos deixar de falar, que também somos frutos de uma geração tradicional. Contudo, estamos sempre estudando, sempre nos preparando, como exemplo, estamos no momento  participando desse grupo de estudos ( Pacto. Fica claro e evidente que precisamos de formações continuadas mais relevantes, que nos dêem condições de ser um professor pesquisador,  capaz de praticar em sala de aula a interdisciplinaridade com eficácia.
      O grupo também sugeriu,  que as Universidades  preparem os estudantes dos  curso de Licenciatura, que são o prováveis professores para a prática da interdisciplinaridade, pois assim, quando chegarem ao chão da escola, estes saberão como praticá-la,  tendo maior êxito e sucesso diante do processo ensino-aprendizagem.
      Após discussões e sobre o processo ensino-aprendizagem na área de linguagens e análise das maiores dificuldades apresentadas por nossos alunos, consideramos ser relevante envolvê-los num processo de resgate da leitura e produção de significados presentes nos textos sejam eles de que gêneros forem.
      Considerando a dificuldade apresentada e discutida por todos os professores, elaboramos uma sequência didática com interdisciplinaridade nas disciplinas de: Língua Portuguesa, LEM-Inglês e Artes, envolvendo leitura de texto verbal e não-verbal que despertem o interesse e a prática da leitura e ainda desenvolvam a habilidade de perceber a intencionalidade presente nos textos, considerando que todo texto é repleto de sentido, porém a produção de sentido é muito mais de responsabilidade do sujeito que o lê que do próprio texto ou do próprio autor.
      O ensino da Matemática tem um grande desafio, superação de barreiras e distâncias criadas a partir da relação existente entre o professor, o aluno e o conhecimento. Pensar matemática, garantindo à integração de suas vivências, e reorganizar o currículo da escola e suas práticas. ·A maior limitação para o Ensino da Matemática é o fato que o estudante precisa atribuir sentido aos conceitos aprendidos na escola, são alternativas que juntos podemos  buscar por meio formações continuada, reflexões, trocas de experiências e outros.
       Se há uma prática exemplar como negação da experiência formadora é a que dificulta ou inibe a curiosidade do educando e em consequência, a do educador. Sabemos que o educador que se entrega a procedimentos autoritários ou paternalistas que impedem ou dificultam o exercício da curiosidade do educando, termina por igualmente tolher sua própria curiosidade. Nenhuma curiosidade se sustenta eticamente no exercício da negação da outra curiosidade. [...] Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino. (FREIRE, 1996, p. 94).
           Dessa forma, o estudo dos cadernos do Pacto foi de grande relevância para os professores do nosso Colégio.