Reflexões sobre o papel que a Matemática pode desempenhar na formação humana e integral dos sujeitos do Ensino Médio.

Colégio Estadual do Campo Paulo Freire (Francisco Beltrão – PR)

Ao longo do curso verificamos que o conhecimento se faz nas diversas áreas do conhecimento. Na etapa II, no caderno V de Matemática, entendemos que esta propicia o desenvolvimento de quatro tipos específicos de pensamento matemático: indutivo, lógico-dedutivo, geométrico-espacial e não determinístico. Esses pensamentos matemáticos estão presentes no desenvolvimento dos outros componentes curriculares, das diferentes áreas do conhecimento escolar. Esse estudo compreende a relação da Matemática e a compreensão da função social da escola. É preciso refletir: em que sentido a Matemática pode possibilitar a compreensão do mundo real?
O estudo da Matemática no Ensino Médio deve ser parte da educação em geral preparando o aluno para a cidadania e servir de base para uma carreira em ciência e tecnologia. Para isso, um dos desafios do estudo em Matemática é superar a barreira entre professor – aluno – conhecimento.
Nesse sentido, o trabalho com esta disciplina deve possibilitar a explicação da realidade, trabalhando atividades integradoras entre as disciplinas e buscando o aprofundamento do saber construído historicamente.
Relacionar o que se ensina na perspectiva das dimensões trabalho, ciências, tecnologia e cultura, relacionando-as com os quatro tipos de pensamentos Matemáticos parte do princípio de apropriação de conceitos e categorias básicas e não só do acúmulo de informações e conhecimentos. Assim, é preciso estabelecer um conjunto necessário de saberes integrados e significativos, o que se faz importante para uma formação integral.
Para se chegar à compreensão dos pressupostos aqui apresentados, se faz necessária a análise da visão do estudante do Ensino Médio sobre a Matemática. Foram elaboradas algumas questões norteadoras que tem como objetivo esclarecer a realidade da relação da disciplina de matemática X aluno.
Foi perguntado aos alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual do Campo Paulo Freire as seguintes questões:
1 – Quais disciplinas vocês apresentam mais dificuldades? Coloque em ordem de dificuldade.
2 – Na disciplina de Matemática, quais conteúdos vocês tem mais dificuldades?
3 – Dentre os conteúdos em Matemática estudados, quais contemplam a sua realidade?
Para a primeira questão os alunos apresentaram a seguinte ordem de dificuldade: 1) Língua portuguesa; 2) Química; 3) Matemática; 4) Física; outras disciplinas foram consideradas por eles de fácil compreensão.
A segunda questão trouxe a Geometria Espacial como um dos conteúdos com alto grau de dificuldade.
Segundo os alunos, os conteúdos que contemplam a realidade, como pergunta a terceira questão, são as quatro operações básicas, porcentagem e probabilidade.
Também foram questionados sobre as suas expectativas em relação ao Ensino Médio, os quais demonstraram a preocupação com o futuro profissional passando em um vestibular ou com boa nota no ENEM e, para isso, a compreensão dos conteúdos mais complexos desse período.
Diante desses dados, os professores cursistas fizeram um debate tendo como base os estudos do caderno V da II etapa, e chegaram às conclusões de que o conhecimento Matemático passa por todas as disciplinas e que este deve ser contextualizado com a realidade não fragmentando-a.
Enfim, alguns debates ainda precisam continuar ocorrendo entre os professores de Matemática como: qual a utilidade do conhecimento Matemático para a classe trabalhadora? Esse conhecimento será para emancipar ou para mantê-la em uma condição social? Diante dessas questões, cabe aos professores à análise, compreensão e busca de uma educação que seja útil a formação humana e integral dos alunos.

______________________________

Cursistas: Claudiney de Oliveira, Ieda Ines Reinehr, Mari Ane Trentin de Carli, Raquel Lazarotto, Regiane Maria Kielba, Tais Naiana Reolon, Patrícia Blange, Maria de Lourdes Fernandes.