Reflexões sobre o Currículo

Caderno III - Currículo

Quando se discute Educação de Adolescentes e Jovens, é comum, num primeiro momento, lembrar do aluno que vem aprender os ensinamentos da Educação Básica, com senso de responsabilidade, determinação e compromisso. No entanto, surgem jovens com características de adolescentes, próprias de sua idade, carregando consigo uma experiência de vida arraigada durante toda sua existência.
As classes do ensino médio são bastante heterogêneas, compondo-se de uma diversificação de conhecimentos, onde cada um apresenta uma particularidade em especial, em que ninguém é igual a ninguém, são frutos de uma sociedade composta por grupos, comunidades, com círculos de conhecimentos e interesses, em suas relações sociais, econômicas e políticas. Encontram-se pessoas que sempre viveram na cidade e as que têm origem no campo; avôs e avós ao lado de quem ainda não constituiu família. Há quem já teve contato com a tecnologia  e os que nunca lidaram com computador.
Para trabalhar com esses estudantes, é essencial conhecê-los bem. Antes de começar o trabalho é preciso fazer eles entender o que vieram fazer na Escola. O professor deve fazer um diagnóstico inicial da turma, investigar o que os alunos fazem e o que pretendem fazer com os estudos e partir disso construir seu literário pedagógico para atender às diferentes necessidades de aprendizagem.
Como o ensino médio é composta de adolescentes e jovens, existe uma visão diferenciada em sala de aula. Enquanto os jovens buscam uma escola que se enquadre em seus moldes, os adolescentes têm um pensamento mais acelerado, desejam aprender rápido e possuem outra visão de mundo. No ensino noturno há uma disparidade ainda maior: grande parte dos alunos que ali estão já possuem um emprego e trabalham o dia todo e estão na escola em sua terceira jornada.
Por isso é importante repensar o currículo no Ensino Médio. Deixar que todos os estudantes contribuam com suas lembranças e vivências, alicerçar o conhecimento empírico (senso comum) com o conhecimento científico, valorizando a sabedoria dos alunos e estabelecendo analogias e ligações com a realidade deles. Muitos deles, por exemplo, tem uma vivência diária desgastante, e quando chegam em sala de aula estão estafados, preocupados, e precisam de uma atenção e dedicação especial de forma que se torne um ambiente atrativo e agradável para eles frequentarem, um lugar de vivência, de relacionamento, de lazer.
Segundo estudos, os jovens diferem das crianças pela forma de encarar um problema e uma situação. A exposição do objeto de conhecimento deve ser mais prazeroso para eles, pois já apresentam uma cultura impregnada, já possuem métodos próprios de elaboração sem um parâmetro de linguagem escrita e de conhecimentos sistematizados. E é justamente no ensino médio, que estes sujeitos irão se deparar com o objeto, que para eles até então é novo, e irão descobrir significados para sua aprendizagem, elaborações humanas e, sobretudo seu desenvolvimento.
O aluno deve ser visto de forma individualizada em um processo de contínua descoberta sobre si mesmo, que concebe a própria visão de mundo em função da percepção sobre as experiências vividas. A realidade é um fenômeno pessoal e o conhecimento é construído no processo de vir-a-ser da pessoa humana, pois o ser humano reconstrói em si o mundo exterior a partir das percepções, dos estímulos, experiências, nas relações interpessoais e no crescimento que delas resulta relacionado ao desenvolvimento de sua personalidade, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade e da capacidade que tem de atuar como pessoa integrada.
O grande desafio é estabelecer uma estrutura sustentável implicando na formação de pessoas devidamente habilitadas, capacitadas e principalmente alfabetizadas em colaboração para a construção de uma sociedade mais justa. Visando ainda, estabelecer uma relação profícua, focando a educação como exercício da cidadania, dos conhecimentos científicos e tecnológicos para o desenvolvimento pessoal. Despertando vocações, incentivando a autonomia para o aprendizado e aprimorando o processo formativo de seu próprio conhecimento, educando para uma vida pessoal através da construção de uma consciência crítica.

 

 

Colégio Estadual do Campo Pedro Américo

Coordenadora: Profª Marli Delir de Rosso Riboldi

Professores participantes: Prof Daniel Grassi, Profª Angela Denise Carrer, Profª Andreusa de Oliveira, Profª Rosane Basso Moreira, Profª Marcia Sehn, Profª Francieli Dal Bosco, Profª Sandra Marisa Zanatta Morás.