REFLEXÕES DO CADERNO 1

REFLEXÕES DO CADERNO1

Professores:
André Cândido Delavy Rodrigues
Camila de Bruno Fabri
Carla de Fátima Chandelier
Cícero Felipe Rodrigues Nascimento
Claudia Aparecida Esidro
Cynthia Borges Martins
Edmundo Dantas de Oliveira Neto
Edylaine Caldonazio Serafim
Elaine maria Santos Nascimento
Elisabete Moreira Batista de Oliveira
Elizabeth Terezinha Scorsin de Oliveira
Elvis Honorio da Silva
Fernanda Graziele Rozendo
Gilson Costa Auersvald
Guilherme de Souza Nogueira
Guilherme Felipe dos Reis
João Guilherme Martins
João Batista da Silva Nascimento
Joaquim Gabriel Faustinoni
José Acir Gonçalves da Cruz
Lilyan Tszesnioski
Paula Luiza Nogueira
Raquel Stadler Barnes 

1) A partir da reconstrução histórica, identifique individualmente e coletivamente os desafios que permanecem para o EM na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação par eles.
* Níveis de desigualdade, o que leva os alunos  evadirem da escola para trabalhar, para sanar este problema propomos mudança no turno escolar, trabalho extra-calsse, parceria com as empresas para amarrar os estágios remunerados ao desempenho escolar.
* A infra estrutura não propicia o desenvolvimento de atividades que contemplem a criatividade e favoreçam o bem estar dos alunos. Para isto propomos aulas diferenciadas/em campo e a eficaz sensibilização dos educandos para preservar o espaço físico/patrimônio.
* Ausência de professor na área de atuação o que leva a uma precariedade na qualidade da aula, pois a mesma é superficial e não aprofundada no conteúdo e vivência. A valorização do professor e incentivo aos cursos de licenciatura.

2) Partindo da realidade da comunidade, realizou-se um levantamento com os alunos do ensino médio de nossa escola. Selecionou-se  perguntas para identificar o perfil social, cultural e econômico dos mesmos.

1. Você mora com pai e mãe em sua casa? Quantas pessoas vivem com você?
2. Qual o nível de escolaridade de seus pais?
3. Qual a média salarial familiar? Quantas pessoas contribuem pra manutenção familiar?
4. Sua família recebe algum auxilio do governo? Qual?
5. Você tem acesso à internet?
6. Você tem acesso a eventos culturais ( cinema, teatro, shows, etc.)?
7. Quais atividades você realiza para lazer e recreação?
8. Você pretende ingressar em uma faculdade?

Segundo a análise dos dados, pode-se observar que nosso sujeito em sua grande maioria, é constituída por indivíduos de baixa renda que sofrem de uma carência muito grande social e cultural. Grande parte dos nossos alunos não possui uma família nuclear, normalmente composta por várias pessoas de diferentes graus de parentesco, onde os pais tem o ensino fundamental ou  ensino médio incompleto, são poucos que possuem um nível superior. A renda  familiar é  diversificada fica entre 1 a 4 salários mínimos.
O principal ponto observado na pesquisa é a falta de acesso e muitas vezes a falta de interesse em eventos culturais, a grande maioria, utiliza  seu tempo livre apenas para ficar na rua. Foi notado, que  os alunos com pais de uma escolaridade maior, demonstram maior interesse em dar continuidade aos estudos após o ensino médio, mas infelizmente na sua grande maioria, a um baixo interesse na vida acadêmica, o que contribui para uma baixa renda da comunidade.
Em resumo, grande parte dos estudantes são alunos desmotivados, desestimulados familiarmente e culturalmente, pois seguem seus exemplos do dia a dia.

3) Nas DCNEM afirma-se que o ensino médio, em todas as suas formas de oferta e organização, baseia-se na formação integral do estudante, tendo, dentre outros aspectos, o trabalho como princípio educativo, a pesquisas como fundamentos pedagógico e integração entre a educação e as dimensões de trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento escolar. Discutam e registrem a compreensão desses elementos.
Entendemos que a prática pedagógica não se baseia somente em conteúdos propostos dentro do currículo. Mas sim numa perspectiva humanizante onde o professor atua de forma participativa com o educando. Esta por sua vez poderá partir de um pressuposto de compreender que o ensino das ciências, envolvendo também as tecnologias da atualidade poderão ser entrelaçadas com os conhecimentos não formalizados existentes na sociedade, tais como valores morais, ética, cidadania, saúde, visando a formação integral do aluno. É necessário que nesta proposta os professores deverão rever suas concepções sobre os paradigmas que envolvem o  processo de ensino e  aprendizagem possibilitando assim um educando socialmente produtivo.  Sendo assim o professor e o aluno tornam-se sujeitos de dentro de uma prática de construção coletiva do saber.