Reflexão em Ação - CEEBJA Paulo Freire - encontro 19/07

Caderno 1 - Desafios para o Ensino Médio na realidade brasileira

Os desafios que ainda permanecem:
- Caracterização da estruturação do Ensino Médio;
- Formação adequada dos alunos;
- Melhor formação técnica;
- Falta de profissionais capacitados e atualizados;
- Melhor estrutura física e de equipamentos para os cursos;
- Falta de incentivo na formação dos cursos;
- Burocratização excessiva para manutenção dos cursos;
- Falta de recursos financeiros para a instalação e manutenção dos equipamentos.

Todas as reformas relativas ao prosseguimento do Ensino  Fundamental foram baseadas na inserção dos alunos ao mercado de trabalho ou na formação geral. Porém a falta de caracterização do que se deseja tornam a formação dúbia para qual caminho a seguir. Dessa forma tem-se na uma formação que objetiva uma educação geral visando o prosseguimento ao Ensino Superior, não propiciando ao aluno a sua inserção ao mercado de trabalho pela falta de uma formação específica. Na outra ponta, tem-se a formação técnica que visa a inserção dos alunos para o mercado de trabalho e que em sua formação não o habilita e o prepara suficientemente para exercer os desafios do mercado, em função de uma grande gama de oferta, porém de forma ineficaz em função dos recursos físicos,  materiais e humanos.

Grupo:

Aline Frassato