Reflexão em Ação - CEEBJA Paulo Freire - encontro 19/07

Caderno 1 - Desafios para o Ensino Médio na realidade brasileira

O Ensino Médio ainda apresenta características de uma escola dual, ou seja, uma escola para a elite e outra voltada para suprir necessidades do mercado de trabalho. O Ensino Médio para a elite possibilita melhores chances de progressão ao ensino superior e aos cursos mais valorizados socialmente (medicina, direito e outros cursos na área do bacharelado e engenharias). Na década de 70 a lei 5692/71 trouxe uma expectativa de universalização da educação básica para atender as demandas do mercado de trabalho emergente de uma sociedade recém industrializada.

Os desafios que ainda permanecem, são entre outros, uma forma mais focada na formação de um sujeito integral e crítico em relação ao seu papel na sociedade. Os encaminhamentos devem girar em torno de uma formação geral e humana. Essa formação não desconsidera o mundo do trabalho, pois para grande parte da população a escola é uma forte referência para conquistar este objetivo, porém é importantíssimo que esta mesma escola forme sujeitos que sejam capazes de refletir e mudar a sua realidade e da sociedade da qual faz parte.

Grupo:
Edicléia Regina Martins