REFLEXÃO E AÇÃO - PÁGINA 14 - ETAPA II - CADERNO V

COLÉGIO ESTADUAL PADRE SIGISMUNDO DE QUEDAS DO IGUACU

PARTICIPANTES: CAROLINA WELFER, ELISABETE DINARTE DA ANUNCIAÇÃO, EUNICE DA ROSA PELENTIER, IVANDRO ANTONIO DE AGUIAR, LEONI TEREZINHA LUSITANI E ROSANI APARECIDA BORIN

 

Reflexão e Ação – página 14 – Caderno V – Etapa II
Houve uma época em que a matemática era trabalhada utilizando apenas o raciocínio lógico-dedutivo, o que a deixava muito limitada e pouco atrativa. Nos dias atuais observa-se que ocorreu uma mudança significativa em relação ao ensino-aprendizagem da matemática, ou seja, permite que através do pensamento indutivo seja capaz de alcançar o resultado.
A partir das reflexões realizadas chegou-se à conclusão de que não há um único pensamento matemático envolvido nas diversas situações trabalhadas em sala de aula e/ou em outras áreas do conhecimento, mas num mesmo componente curricular é possível  encontrar  mais de um tipo de pensamento matemático.

COMPONENTE CURRICULAR BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE TIPOS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO ENVOLVIDOS
Fração - Desenvolver o conceito de frações;
-Explorar as idéias básicas de fração de um inteiro;
- Fazer um bolo e dividi-lo em partes iguais;
- Comparar frações.

- Pensamento indutivo

- Raciocínio lógico-dedutivo
Situação-problema -Resolver situações-problemas com autonomia;
- Desenvolver o seu raciocínio lógico e estimular a sua curiosidade.
- Pensamento indutivo

- Raciocínio lógico-dedutivo
Figuras geométricas planas - Nomear as figuras geométricas trabalhadas;
- Identificar e classificar as formas planas, como quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
- Reconhecer as figuras geométricas em seu cotidiano.
- Pensamento indutivo

- Raciocínio lógico-dedutivo

- Visão geométrico-espacial
Estatística - Pesquisar sobre as migrações no Brasil;
- Construir tabelas que indiquem o fluxo migratório nas diferentes regiões brasileiras;
- Construir gráficos com os dados elencados.
- Pensamento indutivo

- Raciocínio lógico-dedutivo

-Pensamento não-determinístico