Reflexão e Ação - pag. 14 - caderno 5 etapa II

EDSON JOSE NEVES
ROSANE MARIA DA SILVA
MICHELLE ALMEIDA RODRIGUES

COMPONENTE CURRICULAR - BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE - TIPOS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO ENVOLVIDOS

Química: No conteúdo de Geometria de Ligações demonstrar as fórmulas geométricas presentes em diferentes tipos de compostos usando balões ou bolas de isopor. Geométrico espacial.

Química: No conteúdo de Preparo de Soluções calcular a concentração das soluções. Lógico-dedutivo.

História: No conteúdo de Egito Antigo pesquisar sobre as formas geométricas utilizadas pelos egípcios na construção de seus túmulos. Geométrico espacial.

Sociologia: No conteúdo de Meios de Comunicação faria a análise estatística dos meios de comunicação mais usados no Brasil – rádio, internet, TV. Não-determinístico.

Geografia: No conteúdo de Localização: casa, escola, sala de aula, a partir da vivência do aluno. Não-determinístico.

Educação Física: No conteúdo de Condicionamento Físico calcular o gasto calórico em atividades físicas diárias. Lógico-dedutivo.

Artes: Formas geométricas presentes em artesanatos e em obras assimétricas. Geométrico espacial.

Biologia: Ao trabalhar o conteúdo Reino Animalia por exemplo, o aluno é apresentado a nomenclaturas que são “decoradas” pelos alunos. Lógico-dedutivo.

Física: No conteúdo de Entropia, propor uma atividade em sala de aula, demonstrando que quando os alunos estão sentados em suas carteiras estão em ordem ao passo que ao iniciarem uma atividade mais intensa passam a um estado de desordem. Indutivo.

Através das atividades listadas na tabela acima foi possível observar os pensamentos matemáticos nas disciplinas estudadas, porém percebe-se que o pensamento indutivo ainda é pouco utilizado dentro da nossa prática, muitas vezes, estritamente tradicional. Em contrapartida, quando paramos para pensar em um conteúdo e como ele pode ser trabalhado de maneira diferenciada (menos tradicional) chegamos a resultados bastante interessantes.
Nas disciplinas da área de ciências humanas o pensamento não-determinístico que entra no campo da incerteza e da variabilidade, é mais observado que os demais e tem um grande significado para o cotidiano do aluno, bem como na área das ciências da natureza o pensamento geométrico espacial e lógico dedutivo está mais presente.
Através da contextualização e interdisciplinaridade diminuiríamos a disputa de tempo/espaço entre as disciplinas otimizando o estudo dos conteúdos. Essa metodologia permite realmente fazer do aluno o centro do processo e transformá-lo em um jovem crítico e questionador.