REFLEXÃO E AÇÃO (p. 23, Etapa II, Caderno V, Formação de Professores do Ensino Médio – Matemática)

Título do Projeto: VEÍCULOS MOVIDOS A ENERGIA ELÉTRICA: Uma solução?
Problematização: Vantagens e Desvantagens do uso de veículos movidos a energia elétrica em comparação com o uso de veículos movidos a gasolina.
Público alvo: Alunos do Ensino Médio
Justificativa: A escolha por elaborar um projeto interdisciplinar envolvendo temas de discussão atual e interesse amplo, como o aquecimento global e as alterações climáticas, estimula o trabalho coletivo e reflexivo de estudantes e professores além de permitir a interação entre os diversos componentes curriculares. Torna o ensino das diversas disciplinas, mais significativo, na medida em que parte do real vivido pelos estudantes para níveis mais formais e abstratos. Auxilia o estudante a compreender um fenômeno construindo relações entre a realidade e o conhecimento científico e sistematizado pela Escola. Também há que se mencionar a necessidade em preservar a biodiversidade no Planeta, atender ao que foi estipulado na Agenda 21 (ISO14001 e os sistemas de gestão ambiental), evitar a escassez dos combustíveis fósseis, estimular a utilização de fontes renováveis e não poluentes de energia, buscar o desenvolvimento sustentável a partir da produção de energia a um menor custo de investimento e com menor impacto sobre meio ambiente, compreender como a força dos investidores determina o que a indústria deve produzir sem preocupação com o ambiente e a valorização do bem estar do ser humano acima do retorno financeiro pretendido pelos investidores.
Objetivo Geral: Discutir com os alunos soluções para evitar o aquecimento global, melhorar a qualidade do ar e diminuir a dependência dos combustíveis fósseis.
Objetivos Específicos:
-Identificar as vantagens e as desvantagens da utilização de veículos movidos a energia elétrica em comparação com o uso de veículos movidos a gasolina.
-Comparar os custos para a produção de energia elétrica em comparação com os custos para produção de energia a partir de combustíveis fósseis.
-Comparar e discutir os danos causados à atmosfera pela emissão de gases tóxicos provenientes do uso de combustíveis fósseis.
Desenvolvimento: O professor pode começar o trabalho com uma discussão informal com seus alunos, abordando o tema e buscando investigar o que eles conhecem do assunto. Segue apresentando um breve histórico sobre a invenção dos carros movidos a gasolina e os movidos a energia elétrica e o impacto que essas invenções causaram no desenvolvimento da humanidade e as possibilidades que criaram para a mobilidade no planeta. Depois pode elaborar uma tabela comparativa entre os dois tipos de veículos, com dados como: eficiência do motor, emissão de gases tóxicos e poluentes, produção de ruídos, custos da utilização da energia elétrica e da gasolina, custos na manutenção dos dois modelos de veículos, impostos e incentivos, custo por Km para cada tipo de veículo, peso dos dois tipos de veículos, autonomia e tempo de carga/recarga, custo de aquisição, dentre outros dados que possam ser relevantes. Cada professor pode adaptar a metodologia e os questionamentos aos objetivos da disciplina que leciona. Para o estudo da situação-problema, na Matemática, tem-se a possibilidade de levantar questões que envolvem o uso de regra de três, de sistemas de medidas, de proporcionalidade e cálculo de porcentagem, estudo da função afim e da função quadrática. A abordagem na área de Linguagens pode ser com a produção de artigos de opinião e produção de material de divulgação (marketing e folders). Nas disciplinas da área de Ciências Humanas a abordagem pode ser com estudos, debates em classe e análises de tabelas de dados e informações, discussões sobre os interesses econômicos, sociais e políticos que envolvem o desenvolvimento deste tipo de veículo. Nas disciplinas que compõem a área das Ciências da Natureza podem ser promovidos debates, seminários, produção de textos, análises de dados sobre diversos assuntos relacionados ao tema, como: velocidade, energia, tipos de energia, as fontes renováveis e não-renováveis de energia, o aquecimento global, as alterações climáticas, a sustentabilidade e os impactos ambientais.
Avaliação: para a verificação da aprendizagem pode ser elaborada uma avaliação em forma de simulado, com questões objetivas, abrangendo todas as áreas do conhecimento e a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema Sustentabilidade.
Lista de links que podem ser usados e breve descrição do material disponível:
a) Portal com informações sobre os tipos de energias renováveis.   http://www.portal-energia.com/
b) Reportagem do Jornal da Globo, publicado em 08/02/2013 sobre a utilização de carros elétricos no Brasil, assunto do dia na Coluna Sustentável. https://www.youtube.com/watch?v=CXP4YLzOO9s
c) Reportagem do Programa Auto Esporte, publicado em 25/02/2014, sobre novos carros elétricos que já estão no Brasil  https://www.youtube.com/watch?v=lh0n3H_tB-Q
d) Filme Do the Math: The movie, publicado em 21/04/2013, com legendas em Português. Aborda o tema mudanças climáticas e os combustíveis fósseis. Dentre os pontos discutidos pelo filme está a prevalência do investimento em energias sujas ao invés de fontes limpas, alternativas e renováveis e a intensa pressão social para a desaceleração desses investimentos.
Publicação do Instituto Akatu ( www.akatu.org.br/DireitosAutorais )
e) Documentário do Discovery Channel, publicado em 31/03/2014, que apresenta veículos produzidos para usar outras fontes de energia, diferentes da gasolina.    https://www.youtube.com/watch?v=7TMrIsGAPJ8