Reflexão e ação / LEILA DAIANE CONTI- Linguagens

Reflexão e Ação – Caderno IV etapa II

Leila Daiane Conti

Orientadora de estudos : Rosineide de Assunção Nariai

Ao ministrar as aulas de Língua – Espanhola, já venho fazendo com a turma todo um trabalho pautado nas diversas modalidades de comunicação e sempre procurei colocar em prática o diálogo, as discussões sadias e motivando a participação de todos, fazendo-os trilhar um caminho de aprendizado, com respeito às diferenças e liberdade de opinião de cada um.
Procuro sempre destacar algum exemplo de vida prática, de conceito de mundo. No nosso cotidiano, presenciamos interações sociais ou interagimos em diversas situações em que a linguagem se caracteriza como elemento mediador, em geral ela é uma fonte de socialização de extrema importância no espaço escolar no qual através da exploração das diversas possibilidades e caminho em que ela oferece, podemos atingir os direitos da aprendizagem e a busca da formação humana na sua totalidade.
1- Em uma conversa com os alunos identificamos que entre as práticas de linguagem presentes em suas vidas estão:
a) Diálogo
b) Rede Sociais
c) Celular
d) Música
e) Dança
f) Jogos eletrônicos.

2- Com base nestas vertentes podemos trabalhar a linguagem de formas diversificadas e podem ser mobilizadas como ensino aprendizagem e abrangendo todas as áreas. A respeito das práticas de linguagem presente no nosso cotidiano faço uma paráfrase ao que é dito no texto desse caderno IV, que o jovem também pode se apropriar dessas práticas de linguagem para acessar espaços sociais e também para refletir sobre seu mundo e sua identidade, tornando-os seres independentes e capazes de se integrarem ao mundo em geral, à sociedade, com bagagem para conhecimento e exploração do novo. Pois nos professores não estaremos para sempre na vida de nossos alunos para dar-lhes a direção e as definições de suas escolhas. Eles deverão estar aptos a seguir suas vidas nos ambientes mais diversificados.
E como direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento, pontuaria entre outros:
- A compreensão, apropriação e uso de formas de linguagem;
- O acesso crítico a patrimônios;
- O pensamento emancipador;
- A pluralidade de práticas e valores socioculturais;
- A reflexão sobre o trabalho e seu papel na construção das relações entre pessoas e com as instituições.
“Não há nada que não se consiga com força de vontade, a bondade e, principalmente com o amor”
Autor Desconhecido.

Leila Daiane Conti – Angela Maria Matera