Reflexão e Ação Etapa I Caderno IV Área de Conhecimento e Integração Curricular

COLÉGIO ESTADUAL PARIGOT DE SOUZA
MUNICÍPIO DE INÁCIO MARTINS-PARANÁ-2014
ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR ENSINO MÉDIO: REFLEXÃO E AÇÃO – ETAPA I- CADERNO IV
PROFESSORA TUTORA: Maria Luiza Martins de Castro, Nelma das Graças Molinari.
PROFESSORA CURSISTA: GRUPO 1
Reflexão e Ação: Questão 1
FILME PONTO DE MUTAÇÃO

O filme Ponto de Mutação relata a conversa e a observação feita por uma Cientista que vê seus ideais traídos e desencantada com o projeto Guerra nas Estrelas, um candidato à presidência dos Estados Unidos e um dramaturgo em crise se encontram em um castelo medieval de Mont Saint Michel, no litoral da França. Em um único dia, os três invocam Descartes, Einstein, ecologia, política, física quântica, poesia e tecnologia para compreenderem os paradigmas do futuro.
Através das observações feitas por ambos percebe-se a visão de mundo fragmentado, o ser humano não analise as coisas como um todo, e sim em pequenas partes não relacionado os assuntos. Como na educação se fragmentas as disciplinas sem relacionar uma com a outra. Discute as causas e os efeitos de determinada disciplina de maneira isolada,  não posso discutir física sem relaciona-los com química, com a biologia, com a ciência com a matemática, para discutir a matemática precisa relacionar com a arte, com a filosofia, história, com a geografia. Como posso falar em determinado assunto se não relacionar com a escrita, sem falar na relação das ciências com a tecnologia, o mundo real com o virtual, a relação teoria e pratica, uma depende da outra para ser entendia. Para discutir um assunto preciso saber outro, os assuntos se relacionam para dar sentido às discussões.
As mudanças na visão de mundo dos educadores, e um desafio, pensamos a educação como algo essencial, essencial para que, para quem, que momento está vivendo, que tipo de educação que queremos. Para responder vários questionamentos, devemos analisar o momento histórico, politico, econômica, trabalho, também ter uma visão do passado, presente e futuro. Devemos saber não só na educação, mas em todas as áreas, onde queremos chegar. A educação como um todo precisa ser pensada e repensada sem olhar para um único ponto como verdade, e sim temos a capacidade de reconhecer as nossas limitações e alienações a uma única visão, temos que ter a humildade de reconhecer que a  minha ideologia que alguém implantou como verdade no meu cérebro pode não ser a correta. Não posso pensar em educação se não pensar na ligação do mundo das coisas como um todo, ter a sabedoria de ouvir as outras visões não perder a oportunidade de analisar e confrontar com o que penso. 

Referências:
FERNANDES, CLÁUDIO CARVALHO. RESENHA DO FILME “O PONTO DE MUTAÇÃO- Universidade Federal do Piauí Teresina 2002”. Disponível em:
http://www.overmundo.com.br/banco/resenha-do-filme-o-ponto-de-mutacao acesso em 09/11/2014

TEMA EDUCAÇÂO ALIMENTAR
Ao longo da história o hábito alimentar vem sendo passado de pais para filho. A educação alimentar depende do contexto que o sujeito está inserido, e a disponibilidades dos alimentos por região, os alimentos consumidos eram produzidos pela própria família, com qualidade e sem agrotóxicos. A partir da revolução industrial os alimentos foram perdendo a qualidade, sendo produzidos visando grande lucro, as pessoas passam a ser manipuladas e induzidas pela indústria de alimentos a consumires cada vez mais os alimentos que fazem mal a saúde, com conservantes, sal, açúcar vários produtos químicos. Esses produtos  causam a obesidade desencadeando uma seria de doenças ex do câncer, entre outras doenças.   A formação desses hábitos inicia já nos primeiros meses de vida da criança onde há a necessidade de uma educação alimentar com a  responsabilidade de amamentar o filho. Quando a criança começar a comer ensinara a consumir alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes, não colocar no cardápio da criança alimentos industrializados, refrigerantes, salgadinhos chocolates, doces.  Os jovens de hoje chegam a escola como uma educação alimentar totalmente incorreta, não conseguindo ficar sem salgadinhos, doces chicletes e com uma cartela de remédios, isso não é normal para crianças e jovens na idade escolar, significa que faltou a orientação familiar, a escola precisa trabalhar a reeducação alimentar com esses alunos sendo necessário a articulação entre as disciplina para que esse trabalho não seja feita de forma fragmentada, vindo a fracassar. O planejamento disciplinar deve estra relacionados com todas as disciplinas como, por exemplo:
    Matemática: valores nutricionais,; gráficos; quantidades; pesos e formas dos alimentos.

Língua Portuguesa: relatórios; produção de textos sobre a importância da boa alimentação, relação com saúde; receitas saudáveis.
História: A modificação dos hábitos alimentares ao longo do tempo (delimitando um recorte temporal);
Religião: como fator de influência na constituição da cultura alimentar.
Biologia: classificação dos alimentos; obesidade; anorexia; a importância dos alimentos orgânicos.
Educação Física: boa alimentação aliada à atividade física; doenças desenvolvidas pela má alimentação.
Espanhol: A importância dos alimentos saudáveis; receitas saudáveis dos países que falam a língua espanhola.
Geografia: receitas típicas de cada região do país; influência do clima e da cultura na produção dos alimentos.
Arte: desenhos; cores; pinturas; pirâmide alimentar.
Química: propriedades químicas dos alimentos industrializados, principalmente os mais consumidos pelos alunos.
Sociologia: As relações estabelecidas na produção dos alimentos. Serão feitas abordagens que iluminem as análises críticas do aluno, que despertem reflexões a respeito do tema.

Métodos utilizados
Utilizando métodos mais tradicionais como o quadro, giz, textos, pesquisas bibliográficas, em revistas, jornais, livros didáticos, mapas, mas também podem ser utilizados outros recursos como imagens, vídeos, músicas procurando tanto quanto possível romper com a visão fragmentada do conhecimento. As aulas referentes ao tema podem acontecer em diversos espaços, desde o próprio ambiente da sala de aula, como também em laboratórios, hortas, jardins ou outros espaços abertos e que possam propiciar maior interação do aluno com o assunto em questão.

Referência
SANTOS Ligia Amparo da Silva. O Fazer Educação Alimentar e Nutricional:
Algumas Contribuições para Reflexão. Universidade Federal da Bahia Salvador 2012. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n2/a18v17n2.pdf acesso em 11/11/2104

Reflexão e Ação: Questão- 2
            Diante do trecho do livro "Cartas de Théo", de Vicente Van Gogh pode-se reconhecer o trabalho como uma prática que perpassa pelas ações humanas que demarcam a própria existência. Essa ideia confirma-se quando Van Gogh reflete a respeito do lápis de carpinteiro, da forma como os seres racionais atuam no seu próprio ambiente de modo diferente e complexo em relação aos demais animais.
            Segundo as DCENEN's a cultura deve ser entendida como um conjunto de resultados das ações do trabalho sobre o mundo. As noções de cultura presentes no trecho da obra se confirmam quando o autor reflete a respeito dos diferentes objetos de trabalho (lápis de carpinteiro, carvão, pena, óleo), que podem interferir nos resultados de sua expressão cultural. Alguém  ao inventar uma pena para trabalhar com tinteiro, nota-se a perspectiva tecnológica do autor, sugerindo que a tecnologia poderá colaborar com seu trabalho artístico e sua expressão cultural. A partir do lápis de carpinteiro, da viabilidade de utilizar o carvão mergulhado em água, pode-se refletir sobre a concepção de ciência, como resposta adaptativa do homem.
            Através dos pressupostos analisados é possível trabalhar em sala de aula, partindo da reflexão da ação do ser humano sobre a natureza. Trabalho esse que poderá perpassar as disciplinas de História, Sociologia, Arte, Filosofia, fazendo com que o aluno reflita a respeito da importância da obra para seu conhecimento histórico, filosófico e cultural.
            Também nas disciplinas de Química e Biologia poderá analisar por meio de experiências científicas, como se dá o processo de desenvolvimento do carvão na natureza, os resultados na pintura a partir do carvão molhado, lápis de carpinteiro e óleo. Com essa prática poderá trazer para sala de aula um estudo de conteúdo historicamente relacionado às perspectivas e conhecimentos prévios dos alunos.

Reflexão e Ação – Atividade 3
Proposta Curricular Integrada –
Turma-  1º Ano Ensino Médio
1-    Problematização –

Escassez da Água Potável disponível, quais os novos usos  (  tecnológico, social econômico e ambiental ),  e consumos possíveis?

2-    Perspectivas:
O uso contínuo da água à partir do crescimento intensivo do povo brasileiro.
Questão Cultural- As diferentes relações do indivíduo com a Água.
Questão Social- O Saneamento Básico- disponibilidade de acordo com os níveis sócio econômico da população.
Questão Ambiental: Percentual de água no planeta e nos indivíduos.
Questão Econômica: A disponibilidade da água nas diversas regiões do  pais.

3-    Contextualização:
Nos campos da ciência:
o Espanhol: Água recurso mineral limitado.
o Geografia: A exploração ambiental decorrente do processo, histórico do pais e a disponibilidade de água por região- IBGE
o Biologia: A Água em movimento.
o História: A história do abastecimento Hídrico e a sua relação com os povos.
o Matemática: O tratamento da informação. Funções, modelagem matemática.
o Pedagogia: Sensibilização sobre o uso racional  da água na escola.

4-    Disciplinaridade;
o A Geografia, Biologia e Matemática- O processo histórico auto-hidrológico.
o A História e Espanhol- Processo histórico de exploração do país por Espanhóis e Portugueses.

5-    Interdisciplinaridade:
As disciplinas de Matemática, Geografia, Biologia, Sociologia, Português- Porcentagens de água por região, água no corpo.

Reflexão e Ação 4
1-    Histórico do nome da escola; Parigot de Souza, Áurea Lopes, Padre Batzan

a)    Componentes Curriculares: História dos personagens
b)    Sequência Curricular:
 Pesquisa Bibliográfica
 Exposição do contexto histórico, história do município.
 Análise da disponibilidade de água para consumo na escola ( Áurea, CEPS, Padre Batzan ) desde a fundação e quantidade consumida.
  C) Distribuição de atividades, tempos e espaços curriculares:
 1965 à 2014- CEPS   - 1999 á 2014 –ÁUREA-  PADRE BATZAN Desde a fundação das escolas até os dias atuais

2-    Conhecimentos, de diferentes áreas:
 Geografia - Questão Social- Disponibilidade, infra estrutura
 Biologia – O uso da água passa geração de energia
 História – A especulação fundiária.

 Referência.
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno IV : áreas de conhecimento e integração curricular / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Marise Nogueira Ramos, Denise de Freitas, Alice Helena Campos Pierson]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013.