Reflexão e ação da página 41

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.
COLÉGIO ESTADUAL JOÃO VILAS BOAS
LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA
PROFESSOR FORMADOR: ADILSON B. DE CARVALHO
PROFESSOR ORIENTADOR: JOSÉ ROBERTO AGUIAR LIMA

Reflexão e ação da pagina 41.
A elaboração de um projeto envolvendo as disciplinas na área de Ciências da Natureza propõe para alunos e professores questões investigativas que incentivam a busca para o aprender.  A interdisciplinaridade é relevante para que os fatos se complementem. Vejamos um exemplo da utilização da água no nosso planeta.
Você já parou para pensar como a água é importante? Você já se imaginou vivendo sem água? Isto seria realmente impossível! A água é fundamental para o funcionamento da vida. Ela participa das reações químicas do nosso corpo, dos ciclos biológicos da natureza e é essencial na manutenção dos ecossistemas.
Muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente de água, porque acham que ela é um recurso inesgotável, podendo ser utilizada à vontade. Essa impressão se dá porque vemos água por todos os lados, seja na chuva, nos rios, lagos, mares, represas, piscinas etc. Realmente, a maior parte da superfície do nosso planeta, cerca de 70%, é ocupada por água.  Porém, desses 70%, apenas 2,5% é constituído por água doce (esse é o tipo que é tratado e destinado ao nosso consumo), o restante é água salgada, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.
Se pensarmos em 2,5% de 70%, esse número parece bem baixo, mas esse total seria o suficiente para abastecer toda a população mundial, se não fosse a poluição das águas, a sua distribuição inadequada e, principalmente, o desperdício.
A maior parte dessa água é destinada à produção de alimentos e outra grande parcela para a indústria, restando uma pequena fração para o nosso consumo. Além do desperdício de água que ocorre na produção de alimentos e nas indústrias, desperdiçamos enorme quantidade deste recurso durante as nossas atividades cotidianas.
Os 2,5% de água potável disponível no planeta não são distribuídos de forma homogênea entre a população humana ao redor do mundo. A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que um bilhão de pessoas não possuam acesso a um abastecimento de água que seja suficiente para suprir suas necessidades diárias.
Com o aumento da população mundial, dos avanços industriais e tecnológicos, a demanda por água só tenderá a aumentar e, se não a consumirmos de forma consciente, ela será um recurso cada vez mais escasso, o que aumentará os conflitos pelo seu acesso.
Assim, precisamos cuidar desse nosso bem precioso, para que ele não nos falte no futuro e continue propiciando o funcionamento dos ecossistemas. Afinal, a água é um recurso finito.
Diante do exposto podemos propor para o aluno pesquisas interdisciplinares de como preservar água de maneira sustentável utilizando de forma segura, componentes químicos para recolocar água potável na utilização normal do homem, observando novas tecnologias de preferência de forma econômica. Tentar conscientizar que o problema da água esta inserido à partir da fonte onde devemos preservar os mananciais, refazendo as matas ciliares, conter o derrame de dejetos pela indústria, tentar refazer o caminho da água potável até o consumo humano. Para isso propomos a apresentação de palestras, exposição de slides, vídeos com documentários relacionados à preservação da água e artigos de revistas, jornais e sites com problemas relacionados ao tema em nossas imediações e os efeitos colaterais para o planeta. Assim objetivamos envolver o aluno com vários conteúdos em algumas disciplinas, ampliando a aquisição de novos conhecimentos.