Reflexão e ação - Caderno VII - Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha

ORIENTADORA:  Andreia Maria Digiovanni Frumento
CURSISTAS: 
• Amanda Gondro Celestino
• Carolina Casimira Molina
• Everly Lilian Domingues
• Jurema Aparecida Matuichuk
• Soraya Geremias Ribeiro 

REFLEXÃO E AÇÃO:
Caro professor, cara professora, nessa unidade discutimos sobre as juventudes no Ensino Médio e do reconhecimento que, em geral, a curiosidade e a criatividade são pouco exploradas no cotidiano da escola para esses grupos. Vamos, então, fazer um exercício em torno da construção de um projeto que possa sustentar um trabalho coletivo dos estudantes e uma interação entre os diversos componentes curriculares? Isso pode ser realizado entre vocês professores e, depois, transposto para um planejamento nas atividades da escola junto com os jovens. Formulem uma ou mais perguntas em uma área de interesse do grupo. Percebam que é necessária uma negociação para a escolha dessas questões. Como foi a de vocês? A partir das escolhas feitas elaborem um projeto. Para tanto, propomos discutir as justificativas (por que o projeto é importante?) e os objetivos ou finalidades (o que se pretende alcançar com o projeto?). Outra discussão fundamental tem a ver com a metodologia ou planejamento de atividades (como o projeto será desenvolvido?). Por fim, quais instrumentos podem ser utilizados para a compreensão sobre o quanto os objetivos foram atingidos e sobre a adequação do planejamento? (Avaliação processual e das aprendizagens). Cada área de conhecimento ou componente curricular consegue se inserir nesse trabalho? Como identificar conhecimentos da área a partir das escolhas feitas por vocês? Como planejar atividades como essa no seu contexto? É preciso modificar a divisão dos tempos e repensar os espaços da escola? Se ficaram interessados, sugerimos como leitura suplementar a seguinte obra: Trajetórias Criativas - Caderno 7 - Iniciação Científica disponível em:  http://goo.gl/HFLxDcJUSTIFICATIVA
Projeto Interdisciplinar
Justificativa:
A importância deste projeto dá-se a partir da questão ambiental tão discutida e debatida nos últimos tempos, sobretudo por vivermos em uma cidade portuária e porque o problema que discutiremos foi enfrentado pela população de nossa cidade direta ou indiretamente. Esse projeto toma por base o acidente com o Navio Vicuña, acidente que nos leva a repensar a questão da segurança ambiental de nossa cidade. Também é importante lembrar do ocorrido para contextualizar o problema, pois como esse acidente já aconteceu há 11 anos, muitos alunos do Ensino Médio eram pequenos e não se lembram do ocorrido. Outro aspecto relevante a ser analisado é a questão do impacto ambiental que afetou toda a Baía Parnanguara. O projeto será desenvolvido de forma multidisciplinar com os alunos do Ensino Médio. 
Objetivos:
Ler compreensivamente notícias e reportagens da época do ocorrido.
Relembrar dados da época sobre um dos maiores acidentes ambientais do litoral do Paraná.
Repensar a questão da segurança ambiental de nossa cidade, Paranaguá – litoral do Paraná.
Analisar a questão do impacto ambiental que afetou toda a Baía Parnanguara.
Interligar os conhecimentos em várias áreas de estudo.

Metodologia:
Várias áreas do conhecimento serão contempladas neste projeto:
Na sequência, a sugestão de como trabalhar com o conteúdo envolvido nesse desastre ambiental na Baía de Paranaguá- Paraná- Brasil. Seguindo no final de cada área do conhecimento referências bibliográficas que poderão auxiliar o professor de cada área do conhecimento.
QUÍMICA – Estudo e composição dos elementos químicos (Metanol) que fizeram parte da contaminação da Baía de Paranaguá, por ocasião da explosão.
Metano
O metano é um gás incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar, de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarboneto.
Fórmula: CH4
Massa molar: 16,04 g/mol
Densidade: 0,66 kg/m³
Ponto de ebulição: -161,5 °C
Ponto de fusão: -182 °C
Classificação: Alcano
IUPAC: Tetrahydridocarbon, Methane
Também conhecido como gás natural ou gás dos pântanos, o metano é um gás representado pela fórmula química CH4, incolor, de odor fraco a levemente adocicado, altamente inflamável, estável, praticamente insolúvel em água e solúvel em solventes orgânicos (álcoois, benzenos, ésterese gasolina). Trata-se do composto mais simples e abundante do grupo dos hidrocarbonetos.

Hidrocarboneto - Metano
O metano se forma a partir da fermentação de resíduos orgânicos pela ação de bactérias, como a decomposição do lixo orgânico nos aterros sanitários, emissão de vulcões de lama, digestão de herbívoros, extração de combustível mineral, metabolismo de certas espécies bacterianas, o apodrecimento de vegetais nos pântanos (sendo por isso chamado de gás dos pântanos), entre outros processos. Por esse motivo, nos aterros sanitários são colocadas muitas “chaminés”, que atravessam as várias camadas de material, pelos quais escoam os gases formados pela fermentação do lixo. A combustão incompleta do metano dá origem à água e ao carbono finamente dividido, chamado negro-de-fumo, que é muito usado na fabricação de graxa para sapatos.
A mistura do metano com o ar provoca explosão violenta, quando em contato com chama ou faísca. Essa inflamabilidade já causou inúmeras explosões em minas de carvão, no interior das quais ocorre a emanação do metano (a mistura do metano com o ar é chamada, no ramo da mineração, de grisu). Por esse motivo, os antigos mineiros usavam um tipo de lampião cuja chama era protegida por uma tela metálica (lâmpada de Davy) e, atualmente, todos os dispositivos elétricos (lâmpadas, motores, etc.) usados em minas de carvão são blindados, para evitar perigo das faíscas elétricas.
Embora o gás metano não seja tóxico, sua combustão parcial produz substâncias tóxicas, como omonóxido de carbono, por exemplo, e por isso é considerado como um asfixiante simples. O gás metano também forma misturas explosivas quando em contato com oxidantes, halogênios e interalogênios. A inalação do metano pode levar à inconsciência e lesar o sistema nervoso central. O contato desse composto no estado líquido com pele e olhos causa queimadura por congelamento.
Juntamente com o dióxido de enxofre, o metano é um dos principais gases do efeito estufa, contribuindo assim para o aquecimento global. As emissões desse gás para a atmosfera são feitas principalmente por atividades antrópicas, em especial, pela criação de gado bovino. Estima-se que a quantidade de metano na atmosfera seja de 1,7 ppm (partículas por milhão).
Através dos chamados biodigestores, o lixo é aproveitado para produção de gás natural. Nesses aparelhos, são colocados resíduos agrícolas, madeira, bagaço de cana-de-açúcar, dejetos animais, elementos que formam a chamada biomassa e cuja fermentação produz o biogás, uma mistura gasosa formada principalmente por metano. O biogás é usado como combustível em caldeiras, veículos e outros, e o resíduo formado no biodigestor é utilizado com fertilizante agrícola. Esse é um bom exemplo de aproveitamento racional da biomassa, uma vez que, além de produzir energia, reduz os prejuízos que o lixo oferece ao meio ambiente.
Referências:
http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio07/metano.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Metano
http://www.alunosonline.com.br/quimica/gas-metano.html

FÍSICA – Construir o conceito de deslocamento de ar e de som para estudar o grau de malefício da explosão.
DEFINIÇÃO
Imaginemos a seguinte situação: um menino que segura a extremidade de uma corda bem esticada e em equilíbrio. Ao levantar e abaixar rapidamente a mão, faz com que esse equilíbrio seja quebrado no ponto em que segura. Graças à interação entre as partes da corda, o movimento de uma parte anterior quebra também o equilíbrio da parte seguinte, gerando um efeito em cadeia. Assim, todos os pontos da corda se movimentam em sequência, gerando uma forma que se propaga ao longo da corda.

Este é um dos inúmeros exemplos de uma onda. De forma bem genérica, uma onda é uma oscilação ou perturbação que se propaga no espaço, carregando energia, mas sem transporte de matéria. Note que os pontos da corda, por exemplo, se movem verticalmente, possuindo então energia, mas não se deslocam horizontalmente.  Ao retornar ao estado de equilíbrio, as porções da corda estão no mesmo lugar. Se amarrarmos um laço em um ponto da corda, o laço estará no mesmo ponto ao final. Por isso dizemos que não há transporte de matéria, embora a passagem da onda pela corda e o deslocamento da figura formada possam dar essa ilusão.

ONDAS MECÂNICAS
De forma geral, essa perturbação se propaga com um valor de velocidade que chamaremos de VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO (v). Ao valor máximo dessa perturbação, chamaremos de AMPLITUDE (A).

Quando essa propagação se dá através de um meio material, ou seja, através de um sólido, líquido ou gás, chamamos essas ondas de ONDAS MECÂNICAS.  São exemplos disso ondas em cordas, ondas geradas na água, o som que se propaga no ar através da vibração das suas moléculas. Assim, ondas materiais dependem da movimentação das partículas que compõe o meio. Logo, não se propagam no vácuo. Por isso, o som não se propaga no vácuo! Não existem partículas para vibrar e propagar a energia.
Ondas mecânicas se propagam mais rapidamente em sólidos do que em líquidos e em líquidos do que em gases. Isso ocorre porque a propagação em um meio mecânico depende fortemente da ligação entre as partículas que compõem o meio, e essas ligações são mais fortes em sólidos. Olhe, por exemplo, o som:
Vonda sonora−ar=340m/s(20ºC – 1atm)
Vonda sonora−água= 1500m/s (25ºC)
Vonda sonora−aço= 5000m/s
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
Mas existe na natureza um fenômeno sensacional. Quando um portador muito pequeno de carga elétrica oscila, por exemplo, gera campos elétricos e magnéticos ao seu redor que também oscilam. Essa oscilação de campos elétricos e magnéticos faz com que outros portadores de carga à distância também oscilem. Essa oscilação dos campos se propaga como uma onda, carregando energia.
Essa propagação pode ocorrer em meios materiais, mas também pode acontecer no vácuo, pois quem oscila não são átomos, partículas, e sim características do espaço ao redor da carga. Essas ondas são chamadas de ONDAS ELETROMAGNÉTICAS. A luz, ondas de rádio, infravermelho e ultravioleta são alguns casos de ondas eletromagnéticas. No vácuo, movem-se com velocidade conhecida:
Vvácuo = c = 3,0 x 108 m/s, que é conhecida como velocidade da luz.
Ondas eletromagnéticas se propagam mais rápido no vácuo e cada vez mais lentas em gases,  sólidos e líquidos. Isso ocorre porque ondas eletromagnéticas interagem com portadores de carga no seu caminho. No vácuo, não existem partículas. Em um gás, elas ocorrem em menor quantidade que em líquidos e sólidos.
Em algumas ondas, o movimento ou vibração ocorre em uma direção perpendicular à direção de propagação. Neste caso, a onda é chamada de TRANSVERSAL.
Quando o movimento ocorre na mesma direção da propagação da onda, ela é chamada de onda LONGITUDINAL.
Onda mista

Ondas do mar são ondas MISTAS, ou seja, possuem vibrações longitudinais e transversais. Com isso, as partículas se movimentam, de forma geral, em uma trajetória elíptica, cuja amplitude diminui com a profundidade. Por isso, mergulhadores, quando em altas profundidades, podem não sentir o efeito de uma tempestade.
Onda unidimensional

Quando uma onda se propaga em apenas uma direção, é chamada de onda UNIDIMENSIONAL. É o caso de uma vibração em uma corda.
Onda bidimensional

As ondas na superfície de um lago se propagam na superfície da água, ou seja, em duas dimensões, sendo denominadas ondas BIDIMENSIONAIS.
Já o som no ar e ondas eletromagnéticas no espaço livre propagam-se em todas as direções, sendo chamadas de ondas TRIDIMENSIONAIS.
Pensemos em um caso especifico: nosso menino, da situação inicial, segura a extremidade de uma corda, cuja massa vale m e que possui comprimento L. Quando ele executa um único movimento de subida e descida da mão, até a posição de equilíbrio da corda, ele gera uma única perturbação que se propaga através dela com velocidade v. Gradativamente, todos os pontos da corda também sofrem a ação do pulso e se elevam até a altura máxima para depois retornarem à posição original. Neste caso, teremos o que chamamos de PULSO UNIDIMENSIONAL. O nome pulso vem do fato que apenas uma perturbação é gerada.

No caso de um pulso unidimensional em uma corda, existe uma maneira de calcularmos sua velocidade de propagação:
v=Fμ−−√v=Fμ−−√  onde F é a intensidade da força de tensão na corda e µ é a razão entre a massa da corda e seu comprimento, sendo chamada de densidade linear de massa.
μ=mLμ=mL
Referência:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Velocidade_do_som

MATEMÁTICA – Calcular o volume de material químico derramado pela explosão e calcular a área atingida.
Densidade
Aplicando o conceito de razão
O que pesa mais: um quilo de chumbo ou um quilo de algodão? A brincadeira de confundir alguém com esse tipo de pergunta possibilita discutirmos a densidade como uma  das  aplicações  do conceito  de  razão.
O que confunde as pessoas nessa pergunta é a memória sobre a qualidade material do chumbo e do algodão. O primeiro remete ao que é muito pesado - enquanto que o segundo ao que é bem leve. No entanto, no truque da pergunta, a massa é igual para os dois casos, conduzindo à conclusão de que possuem  o  mesmo  peso.
Agora, responda a uma outra pergunta: quem ocupa mais espaço, um quilo de chumbo ou  um  quilo  de  algodão?

A massa é definida como quantidade de matéria, com a consequência de essa matéria ocupar um determinado espaço (em função de algumas propriedades físicas).
Quantidade de matéria
A densidade é um conceito que foi construído pelo pensamento científico para medir a quantidade de matéria concentrada em um determinado volume. Para isso é feita a razão entre a massa e o volume - e, matematicamente, podemos representar essa razão com D para densidade, m para massa e vpara volume, como está indicado abaixo:

A matemática é uma linguagem aplicada em várias áreas do conhecimento. A interpretação dessa aplicação ajuda a ler muitas informações científicas e construir outras perguntas desafiadoras ao nosso senso comum. Por exemplo:               o que pesa mais: um litro de água ou litro de óleo?
O desafio dessa nova pergunta está em prestar atenção na unidade de volume dada em litros e lembrar que será a densidade do material que definirá quanto caberá de massa em cada litro. A condição dos dois materiais possuírem o mesmo volume não significa que possuam a mesma massa; e aqui, o conceito de densidade é essencial para essa interpretação. Em um litro de água há mais matéria concentrada do que em um litro de óleo. Então, mais uma pergunta: quanto de massa há em cada litro?
Diferença entre quantidade de massa e volume
Se, no primeiro exemplo, do chumbo e do algodão, temos que saber que o que define o peso é a quantidade de massa e não o volume, nessa segunda situação temos que estar atentos ao fato de que o valor do volume não informa diretamente qual dos dois materiais é mais pesado. A densidade da água é de 1 grama por centímetro cúbico, enquanto que a do óleo é de 0,9. Assim, sabendo que 1 litro é igual a 1 decímetro cúbico, e que este é igual a 1.000 centímetros cúbicos, aplicamos a expressão matemática que define a densidade, com o objetivo de calcular a massa da água e do óleo para esse tipo de problema:

Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo.
Dicas:
Um outro aspecto importante para interpretar a densidade é estar sempre atento às unidades que estão sendo usadas no problema. Quais são as unidades de volume? Quais são as unidades de massa? Com essa preocupação, e não esquecendo que a densidade é uma razão entre a massa e o volume, você perceberá que muitos problemas poderão ser resolvidos com uma  simples regra de três.

Para isso, usamos mais um exemplo, com a informação de que a densidade do mercúrio é de 13,6 gramas por centímetro cúbico. Então, qual deverá ser a massa de mercúrio ao enchermos um recipiente de 1 litro com esse tipo de material?

Resolvemos esse problema explorando a condição: se 13,6 gramas ocupam 1 centímetro cúbico, então em 1.000 centímetros cúbicos, que equivalem a 1 litro, teremos 13,6 x 1.000 = 13.600 gramas ou 13,6  Kg.

Não esquecendo dessas orientações, você ficará bem mais tranquilo com as perguntas e brincadeiras que nos tentam confundir, e poderá aplicar esse importante conceito de densidade com mais segurança.

LÍNGUA PORTUGUESA – Leitura compreensiva das notícias e produção escrita de relato científico com base na conclusão das pesquisas realizadas pelos alunos.

PUBLICIDADE MARI TORTATO da Agência Folha, em Curitiba
O óleo combustível e o metanol que vazaram do navio chileno que explodiu na segunda-feira no porto de Paranaguá (PR) já provocam o maior desastre ambiental no mar da região, segundo autoridades do Estado e da Capitania dos Portos. Passadas quase 48 horas do acidente, no final da tarde desta quarta-feira, ainda escapava óleo um tanque do Vicuña. As barreiras de contenção e de absorção do combustível espalhadas no entorno da embarcação não eram suficientes para conter o produto. O relatório da Defesa Civil indicou localização de manchas de óleo na baía a 20 km de distância do navio acidentado. "Ainda há óleo minando para a água", disse o capitão-de -fragata César Bezerra Teixeira, da Capitania dos Portos, às 18h. Peritos em engenharia naval deslocados a Paranaguá passaram a tarde discutindo uma forma de estancar o vazamento.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o navio guardava 1,5 milhão de litros de óleo combustível para sua locomoção.

Acidente
O Vicuña descarregava em Paranaguá 14,26 milhões de litros de metanol quando explodiu.
Foram duas explosões entre 19h30 e 20h. As causas permanecem desconhecidas.
O acidente ocorreu quando já tinham sido bombeados para os tanques de solo da empresa Cattalini Terminais Marítimos cerca de 9 milhões de litros de metanol.
Morreram nas explosões o tripulante José Obreque Manzo, 35, e o passageiro José Carlos Sepulveda Adriasola, 51 (que representava o armador). Continuavam desaparecidos o tripulante Ronald Francisco Pena Rios e o segundo passageiro, Alfredo Omar Vidal (representante de uma empresa classificadora). 
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) proibiram a pesca e qualquer atividade náutica de lazer até a limpeza da baía, o que pode levar mais de dois meses. Os mergulhos de inspeção também estão proibidos desde o último grande acidente no porto de Paranaguá --o vazamento de um  carregamento de nafta, em 2001-- quando um mergulhador morreu intoxicado tentando vedar o casco danificado.

DEPOIMENTOS DE TESTEMUNHAS DO ACIDENTE
“Ele citou o caso do navio Vicunha, que em 2004 explodiu e derramou óleo na Baía de Paranaguá. Resquícios dos milhões de litros de óleo foram encontrados a 30 quilômetros do local da explosão. Toda a baía de Paranaguá, incluindo a Ilha do Mel, e parte do mar aberto foram  poluídos pelo acidente.
“Peixes e aves morreram. Eu mesmo vi uma ave comendo um peixe poluído com óleo, e horas a encontrei morta”, disse Felipe Ramos.
“Conforme o relato de Vanderley que se encontrava a 1000m de distância primeiro ele viu uma quantidade de fogo na frente do navio, a chama atingiu 5m de altura quando ocorreu a primeira explosão com em média 10m de altura e a segunda maior. O mesmo saiu correndo olhando para trás. Parou e ouviu um barulho como uma trovoada, que provocou o deslocamento de ar. Ele temeu, pois não sabia se este ar seria tóxico, então se abaixou. Os alarmes dos veículos dispararam. Os estilhaços subiram e outra parte do navio explodiu.
“Foi terrível! Se essas explosões tivessem ocorrido mais para o lado da Igreja de Nossa Senhora do Rocio, muitas pessoas ficariam feridas.” Walter Coelho Filho 
Após mais de uma década de espera, pescadores seguem sem indenização.  As famílias afetadas não receberam indenização. Seis mil famílias de pescadores, catadores de caranguejo e marisqueiros ainda passam por algum tipo de privação, pois foram deixados sem trabalho provocando uma redução de 60% no volume dos pescados. Por meio de investigações no fórum e acompanhamento destes pescadores até o banco a reportagem do jornal Folha do Litoral constatou que valores entre 7 mil e 40 mil reais  foram sacados pelo escritório da advogada Cristiane Uliana, mas os pescadores desconheciam o andamento do processo e não receberam o dinheiro. 

Filhas de Pescadores recorrem à prostituição
No Litoral, não é raro ouvir histórias de adolescentes que recorreram à prostituição para sustentar a família após os acidentes ambientais. Um pescador que pediu para não ser identificado desabafa à Gazeta do Povo que viu sua filha recorrer à prostituição para sustento da casa. “Na época da fome, minha filha mais moça não aguentou ver a mãe passando fome, sem ter dinheiro pra comprar arroz, sem ter peixe pra comer. Para trazer comida pra dentro de casa, ela se submetia a se deitar com caminhoneiros que vinham carregar no Porto de Paranaguá. Eu e a mãe dela sabíamos que ela se submetia a isso, mas não falávamos nada. Nem ela falava também. Tinha que ser assim”, diz.  

Aquário
O Aquário Marinho de Paranaguá foi inaugurado na segunda-feira (13-01-2014) e foi construído pela empresa Catallini como uma compensação financeira pelos estragos provocados pela explosão do navio Vicuña, em 2004, na região do Porto de Paranaguá. A obra atingiu o custo de R$ 7 milhões e o espaço é administrado pela empresa AcquaMundi. Além de abrir novas perspectivas para desenvolver o turismo, o governo estadual quer fazer do local um ambiente para trabalhar a educação ambiental. Dividido em três pavimentos, o Aquário conta com 23 tanques, biblioteca, auditórios, mirante e jardim.

BIOLOGIA - Estudo da flora e fauna marinha afetada pelo desastre, levando em conta o impacto ambiental.
FAUNA E FLORA DA BAÍA DE PARANAGUÁ
Fito plâncton
Deste grupo, na Baía de Paranaguá são encontrados os Fitoflagelados do nanoplâncton, Diatomáceas cêntricas e Cianobactérias. São organismos vegetais, quase todos microscópicos, que flutuam no mar. São microalgas que – como outra planta qualquer – realizam fotossíntese (absorvendo o gás carbônico e liberando oxigênio). Sua presença na Baía deve ser controlada.
Em excesso, pode significar algum desequilíbrio no ecossistema. Fazem parte da base da cadeia alimentar, servindo comida para os zooplânctons que, por sua vez, alimenta animais maiores (como peixes, por exemplo). 
Bentos
Esses organismos são classificados como Bivalves – desses se destacam o mexilhão (Mytella charruana) e as ostras (Crassostrea brasiliana e Crassostrea rhizophorae). Desses, as principais espécies existentes na baía de Paranaguá são Fistulobalanus citerosum, Amphibalanus
reticulatum, Amphibalanus improvisus eMegabalanus coccopoma. 
Peixes
A ictiofauna da Baía de Paranaguá é composta por 28 espécies de peixes cartilaginosos (Chondrichthyes) e 173 de peixes ósseos (Teleostei). São quatro as categorias: 1) espécies oceânicas que visitam a região para desova; 2)espécies oceânicas adultas que visitam região para alimentação e crescimento; 3) espécies costeiras que migram para oceânicas para desova e desenvolvimento larval; 4) espécies estuarinas residentes. Entre os principais exemplos daqui estão os Paratis, Bagres, Pescadas, Betara, Robalo – peva, Corvina, Tainhas, Tainhotas. 
Aves
São 300 espécies de aves marinhas em todo litoral do PR. São cinco classes: de corpo aquoso do ambiente estuarino, do corpo aquoso da plataforma, do manguezal, de entre-marés do ambiente estuarino, e de entre marés de praias expostas. Na Baía de Paranaguá se destacam os Biguás (Phalacrocorax brasilianus), a Atobá (Sula leucogaster), o Tesoureiro (Fregata magnificens) e Andorinhas-do-mar (Sterna spp.). 
Maguezais
Na Baía de Paranaguá encontram-se três espécies:mangue vermelho (Rizophora mangle), mangue preto(Avicenia shaueriana) e o mangue branco (Laguncularia racemosa).   

GEOGRAFIA
Analisar a localização da Baía de Paranaguá, e compreender o problema ambiental causado pelo derramamento do metanol. Leitura do Plano Diretor e análise do direcionamento ambiental do mesmo.
Um problema é um transtorno ou um inconveniente que surge num determinado âmbito da vida e que se deve resolver para regressar à normalidade. Os problemas, por conseguinte, são dificuldades ou barreiras que surgem no caminho para uma meta.
Ambiental, quanto a si, é um adjetivo que designa aquilo que está relacionado com o ambiente (o entorno físico, económico ou de outro tipo). Também se pode entender o ambiente como sendo a atmosfera ou a natureza em geral.
Os problemas ambientais, por conseguinte, são contrariedades ou perturbações que se produzem no entorno natural. Pode-se tratar do efeito de uma contaminação, como um derrame de petróleo no oceano ou a emanação de gases tóxicos na atmosfera.
O ser humano é o responsável dos problemas ambientais. Quando o transtorno ocorre por ação da natureza, fala-se de desastre natural (como a erupção de um vulcão).
A falha na central nuclear de Chernobil que teve lugar em 1986 é um claro exemplo de como a atividade humana pode provocar graves problemas ambientais. A explosão nesta central nuclear soltou para o ambiente grandes quantidades de óxido de európio, brometo de boro, dióxido de urânio e outras substâncias tóxicas que provocaram centenas de milhares de afetados.
O crescimento do buraco na camada do ozono devido às emissões poluidoras de diversas indústrias é outro exemplo de problema ambiental. Este orifício faz com que a camada de ozono não filtre os raios ultravioletas que procedem do Sol, provocando um incremento no risco de alterações genéticas e cancro de pele nos seres humanos.

EXPLOSÃO DE NAVIO EM PARANAGUÁ PROVOCA DESASTRE AMBIENTAL
PUBLICIDADE MARI TORTATO da Agência Folha, em Curitiba
O óleo combustível e o metanol que vazaram do navio chileno que explodiu na segunda-feira no porto de Paranaguá (PR) já provocam o maior desastre ambiental no mar da região, segundo autoridades do Estado e da Capitania dos Portos. Passadas quase 48 horas do acidente, no final da tarde desta quarta-feira, ainda escapava óleo um tanque do Vicuña. As barreiras de contenção e de absorção do combustível espalhadas no entorno da embarcação não eram suficientes para conter o produto. O relatório da Defesa Civil indicou localização de manchas de óleo na baía a 20 km de distância do navio acidentado. "Ainda há óleo minando para a água", disse o capitão-defragata César Bezerra Teixeira, da Capitania dos Portos, às 18h. Peritos em engenharia naval deslocados a Paranaguá passaram a tarde discutindo uma forma de estancar o vazamento.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o navio guardava 1,5 milhão de litros de óleo combustível para sua locomoção.
Acidente
O Vicuña descarregava em Paranaguá 14,26 milhões de litros de metanol quando explodiu.
Foram duas explosões entre 19h30 e 20h. As causas permanecem desconhecidas.
O acidente ocorreu quando já tinham sido bombeados para os tanques de solo da empresa Cattalini Terminais Marítimos cerca de 9 milhões de litros de metanol.
Morreram nas explosões o tripulante José Obreque Manzo, 35, e o passageiro José Carlos Sepulveda Adriasola, 51 (que representava o armador). Continuavam desaparecidos o tripulante Ronald Francisco Pena Rios e o segundo passageiro, Alfredo Omar Vidal (representante de uma empresa classificadora). 
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) proibiram a pesca e qualquer atividade náutica de lazer até a  limpeza da baía, o que pode levar mais de dois meses. Os mergulhos de inspeção também estão proibidos desde o último grande acidente no porto de Paranaguá --o vazamento de um carregamento de nafta, em 2001-- quando um mergulhador morreu intoxicado tentando vedar o casco danificado. Leia mais: Conceito de problemas ambientais - O que é, Definição e Significado
Referência
http://conceito.de/problemasambientais#ixzz3pa9xW3SMconceito.de/problema...

HISTÓRIA –
Conhecer a história do Porto de Paranaguá, bem como sua importância econômica para o Brasil e para o Mundo. Analisar o patrimônio histórico ameaçado pelo acidente.
História do Porto de Paranaguá
O maior porto graneleiro da América Latina começou sua história no antigo atracadouro de Paranaguá, em 1872, com a administração de particulares. Batizado de Dom Pedro II, em homenagem ao Imperador do Brasil, em 1917, o Governo do Paraná passou a administrar o Porto de Paranaguá que recebeu melhorias que possibilitaram sua ascensão a maior Porto sul-brasileiro.
Sua inauguração aconteceu em 17 de março de 1935, com a atracação do Navio “Almirante  Saldanha”.
Em 11 de julho de 1947 foi criada a Autarquia Estadual que levou o nome de Administração do Porto de Paranaguá  (A.P.P). Em 10 de novembro de 1971, a administração dos dois portos paranaenses foi unificada pela lei 6.249, criando a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). 
Atualmente, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégia a uma das melhores Infraestruturas portuárias da América Latina. Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: Soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de  petróleo, álcool e veículos.
No contexto histórico do Estado do Paraná, o Porto de Paranaguá foi a porta de entrada para os primeiros povoadores do Paraná, e desde a segunda metade do século XVI, o Porto sempre foi o principal exportador da região que mais produz produtos agrícolas do Brasil.

Navio  Almirante  Saldanha
Primeiro Navio Atracado
Referências:
www.portosdoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?...26

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA – INGLÊS E ESPANHOL – Análise de notícias do acidente nos jornais mundiais, inclusive no Chile. Estudo de frases-chaves usadas para atendimento ao turista no Aquário de Paranaguá.
Impact of oil spill and posterior clean-up activities on wrack-living talitrid amphipods on estuarine beaches
Carlos A. Borzone*; Leonardo C. Rosa
Universidade Federal do Paraná -Centro de Estudos do Mar (CEM) (Av. Beira Mar s/n, 83255-000 Pontal do Paraná, PR, Brasil)
ABSTRACT
A geomorphological and faunistic seasonal study of six estuarine beaches on Paranaguá Bay, Brazil, was abruptly interrupted when the Chilean ship "Vicuña" exploded and sank, spilling 291 tons of bunker fuel oil. The beaches sampled twice before the accident were affected by the oil spill deposition and the posterior clean-up activities. Neither drastic reduction in abundances nor occurrences of oil-covered individuals were registered. Significant variation in both amount of debris and talitrid amphipod densities was directly related to beach clean-up activities. A short (1-3 month) manual clean-up of polluted wrack resulted in an increase in talitrid abundances, with the local distribution expansion of one species,Platorchestia monodi, from three to six of the beaches sampled. The active migration and concentration of organisms at sites without wrack during cleaning activities and a massive and continuous recovery of new debris, characteristic of estuarine beaches, may contribute to the findings.
Descriptors: Oil spill, Estuarine beach, Talitrid amphipods, Wrack clean-up.
RESUMO
Um estudo sazonal da geomorfologia e fauna de seis praias estuarinas na baia de Paranaguá, Brasil, foi interrompido bruscamente pela explosão e posterior afundamento do navio chileno Vicuña, que derramou 291 toneladas de óleo bunker. As praias que foram afetadas pela deposição de óleo e pelas posteriores atividades de limpeza, tinham sido amostradas duas vezes antes do acidente. Nas coletas posteriores ao acidente não foram registradas nem reduções drásticas das abundâncias nem indivíduos impregnados por óleo. As significativas variações tanto da quantidade de detrito quanto nas densidades de anfipodes talitrídeos foram relacionadas às atividades de limpeza. Uma limpeza manual e de curta duração (1 a 3 meses) resultou num aumento das abundâncias dos talitrídeos, juntamente com o aumento da distribuição de uma das espécies,Platorchestia monodi, que de três passou a ser encontrada em seis praias amostradas.Os fatores que contribuíram para estes resultados foram, por um lado, a migração ativa e a concentração de organismos em locais sem detrito durante as atividades de limpeza, e por outro, o contínuo aporte de novo detrito característico das praias estuarinas.
INTRODUCTION
Paranaguá Bay is an estuary of the southern Brazilian coastal ecosystem that supports an intense volume of international merchant shipping. On the estuarine shoreline, mangroves, marsh, and sandy beaches are well developed. Estuarine beaches are very common near the inlets and also up the estuary, where small fishing villages are usually established in their proximity (BORZONE et al., 2003; ROSA; BORZONE, 2008). These beaches receive a great contribution of mangrove and marsh macrodetritus, cast ashore by waves and tides, and in some cases macroalgae from subtidal flat environments. Thus, a conspicuous beach wrack develops on the upper beach face in the form of one or more accumulations known as drift lines (ROSA et al., 2007).
Many studies describe the ecological importance of beach wrack as a basic element of food webs through which energy is transformed from one component into another (MCLACHLAN; BROWN, 2006). Wracks are particularly important on exposed beaches where they stabilize the foreshore by enhancing the organic and moisture contents, allowing pioneer plants to become established (LLEWELLYN; SHACKLEY, 1996; GHESKIERE, et al., 2006).
Although macrophytes, such as algae and seagrass, are described as the principal organic components of beach-cast material (COLOMBINI; CHELAZZI, 2003), broken branches with fruit, seeds, and mangrove leaves may be more important in estuarine ecosystems. It has been shown that, in general, these allochthonous subsidies have beneficial effects on different communities, increasing species richness and population densities. Apart from providing food, the most obvious physical effect of wrack deposits is to provide shelter and a suitable microhabitat for a number of different taxonomic groups of animals (LAVOIE, 1985; COLOMBINI et al., 2000). Large stranded driftwood becomes an important habitat for many beach arthropods, especially amphipods of the family Talitridae, which are considered to be the primary colonizers of newly deposited wracks because of their tendency to forage on freshly stranded material (BEHBEHANI; CROKER, 1982; MARSDEN, 1991; COLOMBINI et al., 2000; ROSA et al., 2007).
On the other hand, the effect of hydrocarbon contamination on beaches is especially harmful to the upper tidal zones, where wrack accumulates and where these amphipods live. This group of crustaceans lacks a larval phase for dispersion; hence, females transport embryos until they become individuals morphologically similar to the adults. Thus, when a population is removed or killed, as in the case of a contaminant spillage, its recovery depends on recruits coming from other more or less neighboring populations. For these reasons, the upper levels of beaches present extreme sensitivity to human disturbance (DE LA HUZ et al., 2005).
Knowledge of the impact of contaminants on the estuarine beach environment is sparse. Estuarine beaches may be considered a transitional environment between beaches open to the ocean, which are usually wave dominated, and their corresponding tide-dominated environments, the tidal flats (MASSELINK; SHORT, 1993; BORZONE et al., 2003); few ecological studies have been carried out on estuarine environments despite the constant presence of contaminants (NORDSTROM, 1992).
A geomorphological and faunistic seasonal study of these particular beach environments on Paranaguá Bay began in January 2004, but was abruptly interrupted by an accident on November 15 when the Chilean ship named "Vicuña" exploded and sank, spilling 291 tons of bunker fuel oil (≅ 88% Nr. 2 fuel oil and 12% medium fuel oil 180) in Paranaguá Port (25º30'S; 48º32'W). Most of the beaches sampled were affected by the oil spill deposition and the posterior cleaning activities. This accident represented a unique opportunity to undertake a study with a before/after design, a condition useful for environmental impact assessment (OSENBERG; SCHMITT, 1996).
The objective of the present contribution was to assess the possible influence of oil spill contamination and its posterior beach-cleaning procedures on the structure of talitrid assemblages on sandy estuarine beaches.
Circulando : Localização

Eu estou perdido (a).
I am lost.
Sem saber onde você está
Você pode me mostrar onde é isso no mapa?
Can you show me where it is on the map?
Perguntando por uma locação específica no mapa
Onde eu encontro ___?
Where can I find___?
Perguntando por um determinado local
... um banheiro?
... a bathroom?
instalações
... um banco/uma casa de câmbio?
... a bank/an exchange office?
instalações
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... a hotel?
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... um posto de gasolina?
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... a hospital?
instalações
... uma farmácia?
... a pharmacy?
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... uma loja de departamento?
... a department store?
instalações
... um supermercado?
... a supermarket?
instalações
... uma parada de ônibus?
... the bus stop?
instalações
... uma estação de metrô?
... the subway station?
instalações
... um centro de informações turísticas?
... a tourist information office?
instalações
... um caixa eletrônico?
... an ATM/a cash machine?
instalações
Como eu faço para chegar ___?
How do I get to___?
Pedindo por direções para um lugar específico
... ao centro da cidade?
... the downtown area?
lugar específico
... a estação de trem?
... the train station?
lugar específico
... ao aeroporto?
... the airport?
lugar específico
... a delegacia de polícia?
... the police station?
lugar específico
... a embaixada [país]?
... the embassy of [country]?
a embaixada de um país específico
Você pode recomendar algum bom ___?
Can you recommend any good___?

Pedindo recomendações de algum lugar específico

... bares?
... bars?
lugar
... cafeterias?
... cafes?
lugar
... restaurantes?
... restaurants?
lugar
... boates?
... night clubs?
lugar
... hotéis?
... hotels?
lugar
... atrações turísticas?
... tourist attractions?
lugar
... cidades históricas?
... historic sites?
lugar
... museus?
... museums?
lugar
Circulando : Direções
Vire à esquerda.
Turn left.
Dando direções
Vire à direita.
Turn right.
Dando direções
Siga em frente.
Go straight ahead.
Dando direções
Volte.
Go back.
Dando direções
Pare.
Stop.
Dando direções
Vá em direção à ___.
Go towards the___.
Dando direções
Passe o ___.
Go past the___.
Dando direções
Procure por ___.
Watch for the___.
Dando direções
para baixo
downhill
Dando direções
para cima
uphill
Dando direções
intersecção
intersection
Ponto de referência comum usado ao dar direções
semáforo
traffic lights
Ponto de referência comum usado ao dar direções
parque
park
Ponto de referência comum usado ao dar direções
Circulando : Ônibus/Trem
Onde eu posso comprar uma passagem de ônibus/trem?
Where can I buy a bus/train ticket?
Perguntando onde comprar passagens
Eu gostaria de comprar um(a)___ para _[local]_, por favor.
I would like to buy a___ to __[location]__ please.
Comprando uma passagem para um local específico
... bilhete único ...
... single ticket ...
bilhete só de ida
... bilhete de ida e volta ...
... return ticket ...
bilhete para ir e voltar
... bilhete para primeira classe/segunda classe...
... first class/second class ticket ...
passagem para a primeira ou segunda classe
... passe de um dia ...
... day pass ...
bilhete válido para usar durante um dia inteiro
... bilhete semanal ...
... weekly pass ...
bilhete válido para usar durante uma semana inteira
... bilhete mensal ...
... monthly pass ...
bilhete válido para usar durante um mês inteiro
Quanto é uma passagem para _[local]_ ?
How much is a ticket to __[location]__ ?

Perguntando sobre o preço das passagens para determinado local

Eu gostaria de reservar um assento (na janela).
I'd like to reserve a seat (by the window).
Reservando um determinado assento
Esse trem/ônibus para em __[local]__ ?
Does this bus/train stop at __[location]__ ?
Perguntando se o ônibus ou o trem segue para determinado local
Quanto tempo leva para chegar em _[local]_?
How long to get to __[location]__?
Perguntando sobre o tempo de viagem
Quando o ônibus/trem com destino para _[local]_ parte?
When does the bus/train bound for__[location]__ leave?
Perguntando quando um certo ônibus ou trem parte da estação
Este lugar está ocupado?
Is this seat taken?
Perguntando se o acento está vago
Este é o meu assento.
That is my seat.
Informando que você já estava previamente sentado neste local ou que reservou o assento
Circulando : Sinais
aberto
open
A loja está aberta
fechado
closed
A loja está fechada
entrada
entrance
Sinal de entrada
saída
exit
Sinal de saída
empurrar
push
puxar
pull
homens
men
Banheiro masculino
mulheres
women
Banheiro feminino
ocupado
occupied
Hotel lotado/banheiro ocupado
livre
vacant
Hotel com quartos disponíveis/banheiro vazio
Circulando : Táxi
Você conhece algum número de táxi?
Do you know the number to call a taxi?
Perguntando pelo número de táxi de alguma companhia de taxista
Eu preciso ir para _[local]_.
I need to go to __[location]__.
Dizendo ao taxista aonde você quer ir
Quanto custa para ir para _[local]_?
How much to go to__[location]__?
Perguntando quanto custa a tarifa do táxi para determinado local
Você pode esperar aqui por um momento?
Can you wait here for a moment?
Pedindo para o taxista esperar por você enquanto você entrega alguma coisa/conversa com alguém
Siga aquele carro!
Follow that car!

Usar caso você seja um agente secreto
Palavras do dia-a-dia em espanhol

• Hola / Chau (oi e tchau)
• Discúlpame / Permiso (desculpe, com licença)
• Muchas gracias (muito obrigado)
• Por favor (por favor)
• Nada (nada)
• Nadie (ninguém)
• No hablo español (não falo espanhol)
• Necesito (preciso)
• Quiero / Deseo (quero)
• Pasaje (passagem)
• Tren (trem)
• Colectivo / Bus (ônibus)
• Subte (metrô)
• Comprar (comprar)
• Hasta luego (até logo)
• Buen día (bom dia)
• Buenas tardes (boa tarde)
• Buenas noches (boa noite)
• Plaza (praça)
• Catedral (catedral)
• Hospital (hospital)
• Restaurante (restaurante)
• Cafeteria (bar, cafeteria)
• Baño (banheiro)
• Arroz (arroz)
• Manteca (manteiga)
• Cerveza (cerveja)
• Vaso (copo)
• Almuerzo (almoço)
• Cena (janta)
• Desayuno (café da manhã)
• Izquierda (esquerda)
• Derecha (direita)
• Lunes (segunda-feira)
• Martes (terça-feira)
• Miércoles (quarta-feira)
• Jueves (quinta-feira)
• Viernes (sexta-feira)
• Sábado (sábado)
• Domingo (domingo)

pt.bab.la/frases/viajes/circulando/portugues-ingles/
dx.doi.org/10.1590/s1679-87592009000400006
Perícia
Para a perícia, a explosão teria acontecido “de forma rápida e imprevista” e portanto não teria oferecido “condições nem tempo suficiente para a formação de uma atmosfera explosiva fora dos tanques de carga.” A perícia ainda aponta que a explosão teria acontecido no interior do tanque CS7 do navio, onde a bomba de descarga funcionava no momento do acidente. Com isso, a responsabilidade recai sobre a Ultragás, dona do navio.

Conclusão
Conclusão
Com base em todos os dados mencionados acima, tem-se aqui dados suficientes para ajudar os educandos do Ensino Médio a entender o que aconteceu na cidade de Paranaguá, os danos ambientais à baía e os danos morais e físicos à população, e de como a situação foi de certa forma resolvida  com a construção do Aquário Municipal, que é administrado de forma terceirizada, por uma concessionária.