REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO VI -AVALIAÇÃO - COLÉGIO ESTADUAL ARCÂNGELO NANDI

COLÉGIO ESTADUAL ARCÂNGELO NANDI – SANTA TEREZINHA DE ITAIPU – PR

CADERNO VI – AVALIAÇÃO

PARTICIPANTES:

ADELINO ZANONE
ANNA BEATRIZ PONTES SILVEIRA
DIANNE VENSON
JULIANO FERRAZ
MARIA ANGÉLICA MORINI
MARIA LUZIA SOARES DA SILVA BUZANELLO
VALMIRO DA SILVA
VERÔNICA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE
SERGIO LUIZ ALBUQUERQUE JÚNIOR

ORIENTADOR DE ESTUDOS: ANNA BEATRIZ PONTES SILVEIRA

FORMADOR REGIONAL: MARINÊS LIGIESKI

NRE: FOZ DO IGUAÇU

REFEXÃO E ACÃO
QUESTÃO 1
A partir de sua formação — inicial e continuada— e de sua experiência docente, discuta e reflita com colegas de outra área distinta as questões abaixo:
a) Quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional?        
R.: Existem vários pontos que podem ser aqui relatados, e que de uma forma ou outra, podem ser encarados como desafios com relação à avaliação, tais como:
o Tornar a avaliação uma ferramenta de reconhecimento de atendimento de metas e não uma forma medieval de tortura e penitência.
o Usar a avaliação pedagógica como baliza para nortear futuras intervenções pedagógicas e novas formas de atender as necessidades docentes.
o Permitir que o discente escolha entre muitas formas de avaliação àquela em que estiver mais apto e mais seguro em realizá-la.
o Usar das muitas tecnologias e mídias disponíveis como coadjuvantes do processo avaliativo, tornando-o mais íntimo do discente e consequentemente menos agressivo.
b) Qual sua concepção de avaliação e como ela se constituiu na sua trajetória docente?
R.: A avaliação deveria ser uma forma de permitir uma conferência do trabalho. Saber se o que foi transmitido pôde ser apreendido pelo outro e transformado em material útil para a vida.

QUESTÃO 2
Em consulta ao projeto político-pedagógico e aos planos de ensino (aos quais você possa ter acesso) de sua escola, procure identificar os seguintes elementos:
a)    Definição(ões) de avaliação da aprendizagem encontrada(s).
R.: A avaliação é um instrumento que fornecerá ao professor elementos que permitem identificar os conhecimentos prévios dos alunos, bem como os pontos críticos para que se avence na construção do conhecimento.
b) Quais os instrumentos e procedimentos mais utilizados?                        
R.: Testes, provas, verificações orais, trabalhos de pesquisa, discussões, seminários, roteiros de observação, de entrevistas, dinâmicas de grupo, autoavaliação, portfólio, desenhos, envolvimento e compromisso em tarefas, questionários, projetos.
c) Critérios para atribuição de notas ou conceitos e de aprovação.
R.: As notas serão em escala de zero a dez, sendo atribuídos sete para provas e testes orais e/ou escritas e três para participação, tarefas, atividades em grupo, trabalhos, questionários e projetos.
d) Instâncias e participantes para definição da situação de cada aluno ao final do ano letivo.
R.: Conselho de Classe Participativo: direção, equipe pedagógica, professores e, em determinados casos, pais e alunos.
e) Outras observações que considere relevantes para a discussão de avaliação da aprendizagem.
R.: A avaliação deve ser pensada e atualizada constantemente, de forma a garantir o cumprimento de seu objetivo.

QUESTÃO 3
Após ter visto alguns dados nacionais sobre as taxas de rendimento, procure levantar os dados de sua escola e, sobre eles, observe os seguintes questionamentos:
a)    Quais são os dados e taxas de rendimento de sua escola?
IDEB
2007 – 3,9
2009 – 4,7
2011 – 4,9
2013 – 4,5

SAEP – 2013 – MATEMÁTICA
TOTAL – 214,4
32,7% - ABAIXO DO BÁSICO
50,9% - BÁSICO
14,5% - ADEQUADO
1,8% - AVANÇADO
SAEP – 2013 – LÍNGUA PORTUGUESA
TOTAL – 199,3
29,1% - ABAIXO DO BÁSICO
45,5% - BÁSICO
21,8% - ADEQUADO
3,6% - AVANÇADO
b)    O que esses dados lhes revelam?
R.: Que muitos de nossos alunos têm o mínimo em relação às condições que seriam necessárias para o pleno desenvolvimento escolar. Que são poucos os que se encontram acima da média esperada e que ainda uma boa parte está considerada abaixo do mínimo esperado para a série/idade.
c)    Como esses dados são discutidos entre os professores?
R.: Alguns dados foram apresentados e discutidos durante a capacitação na formação continuada. Pontualmente.
d)    Existe, na escola, algum debate sobre eventuais relações entre as taxas de rendimento e a avaliação da aprendizagem nas disciplinas ou em algumas das disciplinas?
R.: Não.

QUESTÃO 4
a)    Na avaliação institucional de sua escola, como têm sido abordadas as avaliações externas e como têm sido utilizados seus resultados?
R.: Também chamada de avaliação em larga escala, a avaliação externa é um dos principais instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e redirecionamento das metas das unidades escolares. Seu foco é o desempenho da escola e o seu resultado é uma medida de proficiência que possibilita aos gestores a implementação de políticas públicas, e às unidades escolares um retrato de seu desempenho.
      Em nossa escola, as avaliações poderiam ser melhor exploradas. Dá-se muito valor para algumas e nenhum valor para outras. Desconhecem-se os resultados e esse desconhecer faz com que as avaliações percam completamente seu objetivo, uma vez que nada se realiza para a melhoria dos conceitos que não foram atingidos.
As avaliações em larga escala buscam assegurar a qualidade da Educação, fortalecendo o direito a uma educação de qualidade a todos os alunos. Os resultados dos testes aplicados apontam para a realidade do ensino, oferecendo um panorama do desempenho educacional e fornecem subsídios para a tomada de decisões destinadas a melhorias e ao desenvolvimento no sistema de ensino e nas escolas, ao longo das diferentes edições dos testes em larga escala, mediante a comparação dos resultados.
Com os resultados dessas avaliações é possível construir indicadores nacionais, como, por exemplo, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), bem como a distribuição do percentual de alunos em cada nível da escala de proficiência.

b)    Existe algum tipo de atividade voltada para essas avaliações? Como, por exemplo, organização de simulados, laboratórios ou espaços de diálogos?
R.: Poucos e pontuais, anteriormente às datas das avaliações.
c)    Os alunos fazem comentários sobre o Enem? Se afirmativo, em que perspectiva?
R.: Os comentários, na sua grande maioria, são apenas de caráter classificatório. São poucos os que se preocupam realmente com o resultado influenciando sua carreira ou algo semelhante.
d)    A organização dos planos de ensino, de alguma forma, tem levando em conta as matrizes de referência do Enem?
R.: Alguns professores comentam que realizam a aplicação de alguns conteúdos, exercícios e avaliações voltados ao fortalecimento das características do ENEM. Mas são a minoria em relação ao colegiado.