REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO V - MATEMÁTICA

PENSAMENTO LÓGICO DEDUTIVO

O grupo de estudos do Pacto do Ensino Médio, do Colégio Estadual Profª Tereza da Silva Ramos, coordenado pela Pedagoga Ione Aparecida, e os Professores: Sonia , Leocádio, Alexandra, Lilian, Juvenal e Noreni, analisamos por uma semana os alunos do EJA EM, atividades que foram elaboradas por várias areas curriculares. Essas atividade de matemáticafoam sobre a leitura de gráficos estatísticos. Observamos a dificuldade de alguns alunos para chegarem ao pensamento lógico dedutivo. As atividades iniciaram-se com a apresentação de gráficos e tabelas sobre o rendimento escolar bimestral dos alunos do Ensino Fundamental. Trabalhamos o raciocínio lógico matemático e a interpretação dos dados.

Foi debatido alguns problemas envolvidos e a contextuaçização de algumas respostas. Os alunos estão voltados para o pensamento lógico dedutivo nesse contexto. A partir dessa experiência podemos fazer uma reflexão que  a contextualização em outras atividades será de grande exito, levando em conta que o pensamento dedutivo parte do princípio que podemos chegar a uma aprendizagem de qualidade desenvolvendo assim a formação integral humana.