Reflexão e Ação - Caderno V - Matemática

PACTO NACIONAO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Colégio estadual João Gueno

FRANCIS EDER RIBEIRO DA SILVA
GABRIELA DE MENEZES CORTELLETE
JAQUELINE ELIZE PEREIRA
JESSICA BORIM
JUREMA MACIEL GONCALVES TORQUES
LUIZ NETO DOS SANTOS
MELISSA ANDREA DE OLIVEIRA PORTUGAL
MIRIANE DE MIRANDA
OSNI GUSTAVO DE ASSIS FAGUNDES
RAFAEL RIBEIRO DA SILVA
VANESSA MELINA COTRIM

 

Caderno V - Matemática

 

 

 

 

COLOMBO - PR
2015
Tema: A corrupção na política brasileira
Questão Central:
Por que o Brasil não consegue livrar-se da corrupção?
Justificativa
Atualmente ao ligarmos a TV, o rádio ou acessarmos a internet o que não faltam são notícias informando sobre mais um caso de corrupção. Isto frustra cada vez mais a população brasileira e diminui a confiança na política, pois nos parece que todos que lá estão acabam corrompendo-se. Sabemos que, em grande parte, a culpa disso tudo é da própria população que não acompanha e até mesmo nem lembra em quem votou na última eleição.
Objetivos:
Transmitir para os educandos questões sociais e culturais que estão relacionados à corrupção e sua influência:
• Na vida pessoal.
• No mercado de trabalho
• Na Educação
• Na saúde, etc
Encaminhamentos metodológicos:
Com a orientação da Área de Ciências Humanas os alunos realizarão uma pesquisa sobre o cenário político brasileiro, sobre o histórico da corrupção e também sobre os casos atuais de investigações sobre casos de corrupção. É possível ainda a organização de uma visita à câmara de Vereadores do município e também na Assembleia Legislativa do Estado. Na área de Matemática serão realizados pesquisas de dados estatísticos relacionados ao tema, com o objetivo de corroborar as pesquisas teóricas realizadas. Com o apoio da área de Linguagens iremos realizar um trabalho de conscientização da sociedade, elaborando folders e banner para distribuirmos à comunidade.

Recursos didáticos:

A utilização de mídias (jornais, revistas, televisão e internet) se apresenta como um dos principais recursos didáticos para a implementação do projeto, porém cada professor de sua área específica pode utilizar o recurso que for necessário como:
-laboratório de informática,
-Data Show,
- Aulas de campo,
-Vídeos,

Avaliação:

A avaliação ocorrerá permeando todo o processo de desenvolvimento do projeto, utilizando os mais variados instrumentos: de trabalhos escritos, apresentação de seminários, debates, avaliações dissertativas e objetivas.

Referências Bibliográficas:

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Superintendência da Educação; Diretoria de Políticas e Programas Educacionais; Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2014/01/04/noticiasjornalpoli...

http://ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo...