Reflexão e Ação - Caderno - V

PROJETO: A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES FÍSICAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DA PESSOA.

TEMA: ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE.

DISCIPLINAS: MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO FÍSICA, BIOLOGIA, SOCIOLOGIA e QUÍMICA.

PÚBLICO ALVO: Alunos do ensino médio do Colégio Estadual Mário Quintana.

TURMAS A SER APLICADO O PROJETO: 2º ano do Ensino Médio
        
JUSTIFICATIVA/FUNDAMENTAÇÃO:

Embora as atividades físicas tenham uma importância acentuada na promoção da saúde e da vida, muitos jovens ainda são resistentes a elas. Devido às transformações no modo produtivo a indústria alimentícia tem conseguido produzir maior quantidade de gêneros alimentícios, os quais são amplamente divulgado ela mídia, fazendo aumentar o consumo.
O aumento no consumo de alimentos industrializados, hábitos alimentares inadequados e a realização de poucas atividades físicas acarretam problemas graves de saúde, tais como obesidade, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, diabetes, entre outras doenças. Conforme apontam Silva e Costa Jr. (2011, p.41):

A prática regular de atividade física constitui um elemento essencial à promoção da saúde e prevenção de algumas doenças que acometem indivíduos e grupos populacionais. Apesar dos jovens serem a parcela mais ativa da população, os indicadores de sedentarismo crescente tem alertado os profissionais de saúde pública. Para diminuir o sedentarismo, estudos destacam a necessidade dos indivíduos modificarem seus estilos de vida, adquirindo e mantendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças durante todo o curso de vida. Nesse sentido, a atividade física praticada regularmente, pelo menos desde a adolescência, proporciona benefícios físicos e psicológicos considerados preditores da condição de saúde para a vida adulta. Conforme mencionado, os índices de sedentarismo têm constituído uma grande preocupação da saúde pública mundial. Isto pode ser causado, entre outros fatores, pela falta de esclarecimento adequado sobre os efeitos decorrentes da prática de atividade física regular. Sendo assim, o objetivo geral deste ensaio

Transformar hábitos alimentares e físicos nos jovens é um desafio na busca pela melhoria da qualidade de vida desta parcela da população. Por isso, torna-se fundamental o papel da educação na transformação dos hábitos alimentares e práticas físicas dos jovens. É importante que, cientificamente, sejam destacados dados que apontem a necessidade de mudanças alimentares e atividades físicas regulares para a promoção da saúde.
Assim sendo, buscou-se a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Matemática, Educação Física, Biologia, Sociologia e Química para a realização de um projeto de pesquisa entre os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Mário Quintana. No caso da disciplina de Matemática ela se coloca neste estudo dado às contribuições que subsidiarão a coleta de dados da pesquisa, bem como a sua organização em dados estatísticos e gráficos.

A complexa sociedade contemporânea exige a quantificação de uma diversidade de informações. A estatística, com seus conceitos e métodos para coletar, organizar, interpretar e analisar dados, tem-se revelado um poderoso aliado neste desafio que é transformar informação tal qual se encontra nos dados analisados que permite ler e compreender uma realidade. Talvez por isso se tenha tornado uma presença constante no dia a dia de qualquer cidadão, fazendo com que haja amplo consenso em torno da idéia necessária da literacia estatística, a qual pode ser entendida como a capacidade para interpretar argumentos estatísticos em textos jornalísticos, notícias e informações de natureza diferentes (FONSECA, 2004, p.187).

Deste modo, os conhecimentos matemáticos proporcionarão ao aluno a organização, a interpretação e a análise dos dados obtidos na pesquisa. As projeções, hipóteses, conexões e relações que o aluno deverá apresentar colaborarão para que ele estabeleça relações entre a pesquisa e as áreas do conhecimento. Ao estabelecer tais relações o aluno terá condições para apropriar-se de conceitos e informações que visam a construção do saber científico/sistematizado e a transformação da realidade. Aponta-se ainda que a pesquisa proposta promove a prática pedagógica de investigações matemáticas, as quais são fundamentais para a compreensão de conteúdos e construção de conhecimentos por parte dos alunos e professores.

Em contextos de ensino e aprendizagem, investigar não significa necessariamente lidar com problemas muito sofisticados na fronteira do conhecimento. Significa, tão só, que formulamos questões que nos interessam, para as quais não temos resposta pronta, e procuramos essa resposta de modo tanto quanto possível fundamentado e rigoroso (PONTE et. al., 2006, p.9).

Neste projeto será favorecido o protagonismo dos jovens, assim como o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico.

OBJETIVO GERAL: Favorecer o protagonismo juvenil, o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico, colaborando para a transformação da cultura e mudanças de hábitos alimentares na promoção da saúde e da qualidade de vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Pesquisar a importância da atividade física na promoção da saúde e da qualidade de vida.
• Estabelecer relações entre a cultura juvenil e doenças relacionadas a hábitos alimentares e sedentarismo.
• Coletar e construir gráficos sobre a temática pesquisada, a partir de entrevistas feitas com os alunos do Ensino Médio.
• Compreender os conceitos de população, amostra e variável estatística e o que cada uma representa no processo de pesquisa.
• Ler, analisar e interpretar diferentes tipos de gráficos e intervalos.
• Interpretar e resolver problemas que envolvam conceitos básicos de estatística.
• Compreender os acontecimentos do cotidiano de natureza aleatório, possibilitando a identificação de resultados possíveis desses acontecimentos.

ENCAMINHAMENTOS:

A primeira etapa consistirá na pesquisa bibliográfica sobre a importância da atividade física e hábitos alimentares para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população jovem.
Após a construção destes referenciais teóricos, os alunos realizarão entrevista com profissionais da Unidade Básica de Saúde para caracterizarem as principais doenças atribuídas a alimentação inadequada e a falta de atividade física. Os dados coletados serão tabulados e os alunos irão construir gráficos em cartazes para organizar as informações.
Em sala de aula, mediados pelos professores, em grupo os alunos irão construir um roteiro de questões que irão compor um questionário a ser aplicado aos alunos do ensino médio. Tal roteiro servirá para a coleta de dados sobre: hábitos alimentares dos jovens; consumo de alimentos industrializados; quantidade de atividades físicas que realizam; doenças atribuídas a alimentação inadequada e sedentarismo; entre outros. O questionário será aplicado aos alunos do ensino médio da escola.
Os dados obtidos com os questionários serão quantificados e os alunos irão construir gráficos em cartazes.
Por meio de seminário, cada grupo irá expor os principais conhecimentos obtidos por meio das pesquisas, entrevistas com profissionais da saúde e questionário aplicado aos alunos.
Todos os gráficos construídos serão expostos no saguão da escola de modo que toda a comunidade escolar possa apropriar-se dos dados.

AVALIAÇÃO
A avaliação será dará de forma sistemática, processual e diagnóstica. Serão avaliados cada uma das etapas propostas: pesquisa, sínteses, confecção de gráficos, seminário, entrevista, aplicação de questionário, entre outros.
Serão analisados a capacidade de coleta e organização dos dados, trabalho em grupo, exposição dos resultados da pesquisa pelos alunos, produção escrita, argumentação e síntese da pesquisa por parte do aluno.
Espera-se que os alunos desenvolvam conhecimentos de modelagem matemática, na medida em que usam os recursos matemáticos para a resolução de problemas manifestados no contexto social. A modelagem matemática é: “[...] um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são convidados a indagar e/ou investigar, por meio da Matemática, situações oriundas de outras áreas da realidade. Essas se constituem como integrantes de outras disciplinas ou do dia-a-dia; os seus atributos e dados quantitativos existem em determinadas circunstâncias” (BARBOSA, 2001, p.6).

REFERÊNCIAS
BARBOSA, J.C. Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. In: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n.15, p.5-23, 2001.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Letramento no Brasil: habilidades matemáticas. São Paulo: Global/Instituto Paulo Montenegro, 2004.

PONTE, J.P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SILVA, Paulo Vinícius Carvalho; COSTA JR., Áderson Luiz. Efeitos da atividade física para a saúde de crianças e adolescentes. In:  Psicol. Argum., Curitiba, v. 29, n. 64, p. 41-50 jan./mar. 2011