REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO 5 - ATIVIDADE 1

REFLEXÃO E AÇÃO - CADERNO 5  - ATIVIDADE 1

A tecnologia aliada ao ensino de LEM na Educação de Jovens e Adultos. A cada dia que passa se torna muito importante entender, aprender e saber usar um computador?
E para você? Aprender a usar um computador pode ser útil em quê?
Você já se deparou com algum tipo de situação onde saber lidar com essas tecnologias era essencial para a realização de uma operação? Qual foi sua sensação? Que atitude você tomou?
Você já ajudou seu pai, sua mãe ou alguém da família a usar um Caixa Eletrônico para efetuar um saque, pagar um boleto de luz, de água, colocar crédito no celular, pagar o IPTU, IPVA, fazer transferência ou simplesmente verificar o saldo em conta corrente?
                    
      
COMPONENTE  CURRICULAR

BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
TIPOS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO ENVOLVIDOS
Língua Inglesa – A importância do uso das tecnologias disponíveis nas aulas de Língua Inglesa e sua utilização no cotidiano. (TV Pendrive, Pendrive, Data Show, Calculadora, DVD, Notebook, Stereo System, Vocabulary on line, Camera, Tablets, Pcs - Laboratório de Informática –  impressoras, ventiladores, antena parabólica, microfone, Digital Board, etc...
Iniciar a aula de foma expositiva, apresentando o PRE-READING – Appearances often deceive... induzindo-os a dar respostas sobre a imagem proposta, qual sua verdadeira intenção; levantar questiona-mentos sobre as tecnologias existentes utilizadas e e não utilizadas na escola; o porquê de usar uma tecnologia e não usar outra; o uso do celular em sala de aula como ferramenta de auxílio pedagógico (google tradutor, google images, google music), a importância de conscientizar os alunos sobre o uso correto dessas ferramentas;  a história do ábaco como sendo uma das primeiras tecnologias inventada pelo homem, Utilização de textos (leitura / compreensão / tradução) relatando a história de alguns dos inventos do homem; apresentação de Comic Strip (Charges)...

Pensamento Indutivo, criando hipóteses a partir das imagens; leitura e compreensão de imagens, tirinhas para compreensão do conteúdo e seu contexto;
Pensamento cognitivo para aquisição do significado de novas palavras (vocabulary) no uso de ferramentas tecnológicas para obtenção dos significados e sua memorização para posterior utilização no dia a dia;
Matemática - Sodoku – Jogo de raciocínio lógico; 

Número Mágico: O número 1089 é conhecido como o número mágico; Por que ele é um número mágico?

Número secreto: Como adivinhar o número do telefone de alguém através de contas de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Sodoku: é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9 x 9, constituída por 3 x 3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais, que são números inseridos em algumas células, de maneira a permitir uma indução ou dedução dos números em células que estejam vazias. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um, de 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Os problemas são normalmente classificados em relação à sua realização.
Número Mágico: Vamos ver o por que disso? Escolha qualquer número que contenha 3 (três) algarismos diferentes. Irei escolher, por exemplo, o número 123 para fazer o teste com ele. Depois de escolhido um número de três algarismos diferentes (no meu caso foi o número 123) vamos reescrevê-lo só que dessa vez de trás para frente: 123 escrito de trás para frente fica: 321. Agora iremos subtrair o maior número pelo menor, no nosso caso: 321 (maior) - 123 (menor) = 198, Continuando... Agora devemos somar o resultado da subtração acima com o seu inverso, quer dizer, com o número que é formado quando rescrevermos ele de trás para frente. No nosso caso o "inverso" ou número escrito de trás para frente de 198 é 891, então temos que: 198 + 891 = 1089 (o número mágico)
Número Secreto: Funciona como uma atividade estimulante para que os alunos possam desenvolver as quatro operações básicas da matemática.
Sodoku: Lógico-dedutivo quando problematiza as situações e os conflitos que surgem no decorrer da prática; buscando possibilidades de maneira a permitir uma indução ou dedução dos números em células que estejam vazias.  Lógico quando ampliam a percepção das futuras jogadas;  Pensamento lógico dedutivo quando montam hipótese de como cumprir a tarefa dada, seguindo as regras do jogo em tempo estipulado ou cronometrado.

Número mágico: Funciona mais como uma atividade para explorar a curiosidade e a investigação. Das adivinhações à magia. Você pode fazer alguém criar um número mágico: o número 1089. Conceitos matemáticos associados:
1. base decimal;
2. decomposição CDU;
3. operação de
adição;
4. demonstração algébrica;
5. Cálculo escrito e cálculo mental lógico.

Número Secreto: Funciona como uma atividade estimulante para que os alunos possam desenvolver as quatro operações básicas da matemática de maneira divertida, pois quando passamos a descobrir o número do telefone de algum colega sem que ele nos passe na íntegra, as operações matemáticas nos darão o resultado sendo que o resultado final é o número secreto.
 
As atividades propostas realizadas a partir da simples investigação, nos levam a observar que a partir dessas, outros saberes e até mesmo a curiosidade em buscar novas informações, nos levam a trilhar novos caminhos em busca de conhecimentos até então desconhecidos. As observações realizadas a partir das atividades levam os alunos a observar que a experiência só é adquirida quando fazemos a ligação entre teoria, prática e experiência, isso nos remete a fazer com que os alunos reflitam diante dos problemas apresentados e concluam que é através de conhecer novos conceitos e praticar que o conhecimento passa a fazer parte do seu aprendizado e que esse por sua vez passa a ser dominado como mais uma prática adquirida.
Por mais simples que esses se apresentem, devemos levar em conta que na educação de jovens e adultos, devemos respeitar a diferença que existe entre os alunos, sejam eles, jovens, adultos, idosos e/ou especiais, onde toda a prática pedagógica e educativa deve ser considerada,  o conhecimento de jovens, adultos, idosos e especiais adquiridos durante a  formação acadêmica e prática, revelam que em todas as áreas do conhecimento o indivíduo necessitam e se utilizam de todos os tipos de pensamentos abordados no estudo, para processar as informações e transformá-las em novos conhecimentos.
 

REFERÊNCIAS
Número Mágico, disponível em: https://pt.wikibooks.org/wiki/Matem%C3%A1tica_divertida/O_n%C3%BAmero_m%....

Número Secreto. Pesquisa e leitura. Disponível em 15.10.2015: DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.

Sodoku, disponível em 16.10.2015: https://www.geniol.com.br/logica/sudoku/.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003. (Trabalho original. Publicado em 1926), Disponível em 16.10.2015.