Reflexão e ação - Caderno 2 - Ciências Humanas

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA RENEÉ CARVALHO DE AMORIM ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS HUMANAS
TÍTULO: ALIMENTAÇÃO E OBESIDADE: corpore sano, mens sana.
COMPONENTES CURRICULARES ENVOLVIDOS:
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
SOCIOLOGIA
FILOSOFIA
EDUCAÇÃO FÍSICA
BIOLOGIA
CIÊNCIAS
PÚBLICO: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL
TEMA: ALIMENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
A escola, como entidade representativa de um macrocosmo que é a sociedade, necessita estar atenta aos movimentos desta e, consequentemente, trazer à discussão temas que façam parte tanto do cotidiano de nossos alunos e alunas, como aqueles de interesse de toda a coletividade. Partindo deste princípio e de que não podemos nos omitir diante de problemas que envolvem a comunidade escolar, buscamos, nesta proposição de atividade, discutir e analisar a temática da alimentação e suas consequências, entre elas a obesidade.
Segundo SANTOS , (2011):
A eficácia da educação nutricional ao escolar poderia estar concebida não circunscrita como simples verificação de conhecimentos, e sim evoluindo pela incorporação da avaliação de práticas e indicadores efetivos de saúde no decurso do processo educativo (avaliação de processo) e convergindo para replanejamentos de aperfeiçoamento (produto de avaliação de resultado), sinergizada por complementaridade entre variáveis quantitativas e qualitativas. O grau de informação, por si só, potencializa maior autocuidado de saúde e, nesse contexto, têm-se focado a "alfabetização em saúde" e a "alfabetização em nutrição", que avaliam o grau de domínio e compreensão de leigos sobre conceitos e inter-relações mínimas de saúde e nutrição, domínio esse considerado forma de empoderamento (Fourez, 1997) por instrumentalizar para conseguir saúde. Não obstante, uma avaliação restrita à mensuração de conhecimento geralmente implica exclusão. Uma avaliação global, preocupada com a aprendizagem, pressupõe acolhimento, tendo em vista a transformação.

É baseados nesta perspectiva integradora, onde o pensar em e o agir sobre são elementos norteadores da ação educativa, que propomos um repensar dos hábitos alimentares de nossos alunos e alunas e a busca por soluções preventivas a problemas futuros.

JUSTIFICATIVA
Já não é de hoje que especialistas vêm alertando para as consequências dos hábitos alimentares da sociedade nas últimas décadas.  Em pesquisas recentes, com dados coletados ao longo de três décadas e comparados, estudiosos do assunto detectaram que os hábitos alimentares vêm sofrendo profundas mudanças mesmo em países onde a alimentação sempre foi considerada saudável. Com foco no aumento das taxas de obesidade, tal estudo observou, por exemplo, que países industrializados apresentam altos índices de gorduras e calorias em sua alimentação. Do mesmo modo, as inúmeras instalações de redes de fastfood mundo afora e a facilidade, bem como uma profusão de propagandas sobre o assunto, levaram jovens do mundo todo a consumir este tipo de comida extremamente calórica e gordurosa rotineiramente. Adolescentes e crianças do mundo inteiro fazem da fastfood a forma de alimentação principal diária. Isso contribui para o aumento dos níveis de colesterol e de peso, acarretando problemas como diabetes, pressão alta, acidente vascular cerebral e problemas do miocárdio. Dirigentes de vários países buscam formas de combater a obesidade e suas consequências, visto que os sistemas de saúde mundiais não estão preparados para tamanha epidemia. Obviamente que o combate à obesidade passa necessariamente por novos hábitos alimentares. Assim se faz necessário analisar os problemas que envolvem a obtenção dos hábitos alimentares, o que significa saudável e como implantar atitudes que auxiliem a população em geral a se conscientizar a respeito das variáveis que envolvem taxas de sobrepeso elevadas. A elaboração de um trabalho interdisciplinar para discutir as questões elencadas e promover mudanças partiu da constatação de que nossos alunos e alunas, infelizmente, não possuem estas variáveis definidas em suas vidas, e, portanto, consomem alimentos pouco nutritivos e altamente calóricos, sem compreender os riscos aos quais estão expostos.
Optamos por trabalhar com as disciplinas na área de humanas, como História, Geografia, Sociologia e Filosofia (no Ensino Médio) e Educação Física, Matemática e Língua Portuguesa, no fundamental. Compreendemos que o desenvolvimento de atividades integradas auxiliará alunas e alunos a fixar melhor conceitos e atitudes necessárias ao seu bem-estar.
Para que as indagações a respeito do tema proposto sejam satisfatoriamente atendidas, os alunos terão de recorrer a todos os componentes curriculares, buscando na pesquisa e elaboração de questionamentos e ações, as indagações, respostas e soluções possíveis para os mesmos.

OBJETIVO GERAL
PROMOVER O PROTAGONISMO EM AÇÕES PREVENTIVAS CONTRA A OBESIDADE INFANTO-JUVENIL, TENDO COMO OBJETO DE ESTUDO A EDUCAÇÃO ALIMENTAR DOS MESMOS.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
_ Desenvolver as habilidades de observar, analisar, sintetizar e produzir conhecimentos de maneira integradora;
_ Possibilitar o acesso à informação e à resolução de problemas de sua realidade;
_ Desenvolver o hábito de uma alimentação saudável e preventiva;
_ Apreender conteúdos dos diversos componentes curriculares envolvidos na ação integradora e ressignificá-los.

 

PROPOSTA
1º - Conversa inicial com os alunos sobre alimentação e obesidade;
2º - Apresentação de textos para discussão com os alunos;
3° - Coleta de dados pelos alunos: levantamento dos alimentos ingeridos durante o período de uma semana pelos alunos. Anotação em formulário próprio organizado pelos professores de Matemática e Educação Física;
4º - Medição dos índices de IMC, a partir dos resultados de medição de altura e peso dos alunos, pelo professor de Educação Física. Também será papel do professor da disciplina relacionar os hábitos de atividade física dos alunos;
5º - Comparativo dos dados da dieta e da atividade física com os índices obtidos;
6º - Levantamento com os professores de Biologia e Ciências das calorias e índices de gorduras presentes nos alimentos consumidos;
7º - Organizar uma lista dos alimentos mais consumidos por todos;
8º - Dividir os alimentos em grupos, como: cereais, vegetais, verduras, frutas, origem animal, industrializados e etc.
9º - Formar grupos, cada grupo pesquisará um grupo de alimentos;
10º - Os grupos irão pesquisar o seguinte: a história da origem dos alimentos do grupo, onde é produzido, como é transportado, onde é comercializado. Como acontece a flutuação de preço dos alimentos. A melhor maneira de consumi-los, o desperdício. Por que gostamos mais de um alimento do que do outro? A questão da fome e etc.
11º - Os alunos deverão, ao final das pesquisas, organizar cardápios próprios para experimentação em casa, utilizando alimentos saudáveis, anotando as opiniões dos demais integrantes do núcleo familiar, durante período mínimo de 03 dias e um programa de exercícios para aqueles que estiverem liberados para fazer atividade física;
12º - Ao final de uma semana de experimentação dos novos cardápios, juntamente com o programa de exercícios, os alunos serão novamente pesados e terão seus índices de massa corporal medidos.
13º - Haverá a proposição de que os alunos, mesmo aqueles que apresentarem índices dentro da normalidade, permaneçam realizando as atividades por, pelo menos, um bimestre. Ao final será aplicada uma pesquisa para avaliar os resultados obtidos e os dados serão comparados com os obtidos inicialmente.
14º - Os resultados serão divulgados em trabalhos apresentados pelos alunos às demais turmas da escola.
CONTRIBUIÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES DA ÁREA DE HUMANAS
A Geografia contribuirá com a espacialidade, onde é produzido, transportado e vendido. Usará os recursos cartográficos – mapas e gráficos. Organização e um "mapa alimentar" da turma.
A História trabalhará com o tempo, a história de cada alimento e, como chegou até nós, como adquirimos o hábito e o paladar de consumir os alimentos que estão disponíveis hoje.
A Sociologia discutirá questões relacionadas às desigualdades de consumo, os comportamentos sociais, a popularização da comida fastfood como símbolo de "status" e temas relacionados aos sistemas de saúde pública no mundo e no Brasil.
A Filosofia levará os alunos a refletirem sobre a alimentação na vida do homem abordando vários aspectos como sobrevivência, prazer, gula, fome, obesidade, cultura e etc.
MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
Os componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa discutirão questões como aprofundamento das pesquisas e produções textuais, tipologias textuais que poderão ser utilizadas para compor os textos, suportes onde poderão ser disponibilizados as pesquisas e resultados, além das intencionalidades e interlocução, entre outros conteúdos. A Matemática abordará conceitos como razão e proporção, frações, regra de três simples e composta, além de outros conteúdos que possam ser solicitados pelos alunos e alunas.
AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-à mediante o desempenho do aluno nos trabalhos propostos, através de produções escritas e orais, problematização, análise e síntese da problematização, apresentações em grupo, avaliações orais e escritas e seminário sobre a temática. Cada professor estipulará o valor e as atividades a serem desenvolvidas em sua disciplina, podendo, se assim o grupo de docentes, juntamente com os alunos decidir, optar-se por uma nota única em todos os componentes curriculares.

RECURSOS
Pesquisas em revistas, jornais, sites na internet, livros, entre outros.
Datashow
Laboratório de Informática
Televisor
Pendrive
Programas e aplicativos disponibilizados em sites da internet
Celulares e smartphones
Câmeras de vídeo
Balança

BIBLIOGRAFIA
http://www.efdeportes.com/efd156/a-educacao-alimentar-e-nutricional.htm
http://www.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccs/educacao%20nutri...
BRASIL. MEC. Cadernos Formação Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, vol.02. Ciências Humanas. Brasília, 2013.
KOCH, Ivan. Tradicionalismo e folclore na cultura alimentar paranaense. Edição Especial C.E.I.A. Curitiba, 2007.
CAMPOS, Maria Cristina da Cunha, NIGRO, Rogério Gonçalves. O ensino-aprendizagem como investigação. 1ª edição. Editora FTD. São Paulo, 2009.
SCORTEGAGNA E AUTORES. Paraná espaço e memória: diversos olhares histórico-geográficos. Curitiba: Editora Bagozzi, 2005.

Trabalho desenvolvido pelos cursistas:

Adriani Felizardo

Amauri Batista Reis

Eliane Feldhaus

Leonardo Biasi Placedino

Mari Jane Mariano

Silvana Mara Lourenço da Rosa

Ooorientadora de estudos: Rodirceia Adriano dos Santos