Reflexão e ação - Caderno 1 - Fernando Cesconetto - CEEBJA - CIC

Observamos que são vários os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira, onde irei dar destaque para os seguintes:

- Falta de investimento;
-Falta de infraestrutura (sala de aula apropriada, biblioteca, laboratórios, acesso a cadeirantes, salas de estudo, aulas no contraturno, entre outros);
-Desinteresse por parte de toda comunidade escolar, incluindo alunos, família e até mesmo professores;
A falta de investimento é visível, e com certeza é o principal causador da falta de infraestrutura. Trabalhamos em salas de aula improvisadas, pequenas e com pouca ventilação, o que acarreta em desestímulo por parte de alunos. As escolas que possuem biblioteca, necessitam de novo acervo, e as que ainda não possuem, é necessário construir, para estimular a leitura.
A escola também precisa de maior autonomia na gestão, pois vemos que a centralização da gestão acaba engessando a escola, tornando tudo mais difícil, tanto para manter quanto para atualizar a escola.
Os salários dos professores também carecem ser revistos. Um país que pretende melhorar sua educação, não pode pensar em fazer isso sem antes atrair os melhores professores, e vejo que a melhor maneira de fazer isso é oferecendo melhor salário e condições de trabalho, como hora atividade de 50%, acesso a livros, filmes, teatro, entre outras atividades culturais, para melhor preparar suas aulas.
Não podemos esquecer que a escola também necessita estar equipada tecnologicamente para tornar as aulas mais atrativas aos olhos dos alunos, já que vivem em um mondo cada vez mais cibernético, e portanto, oposto a escola atualmente.
A formação dos docentes também precisa ser revista, para melhor preparar os profissionais e atrair maior publico interessado.
Por fim, acredito que o corpo funcional da escola mais estimulado tem capacidade de atrair a comunidade escolar, fazendo atividades culturais e mostrando que a escola está de portas abertas e  é parceira da comunidade. É claro que apenas a escola não tem capacidade de tornar o ambiente escolar mais atrativo, se faz necessário o auxilio das mídias para uma mudança cultural no sentido de estimular a sociedade a procurar o conhecimento e valorizar a educação.

Professor Fernando Cesconetto - CEEBJA-CIC