Reflexão e Ação - Caderno 1

REFLEXÃO E AÇÃO – CADERO 1
Eu sou Enivaldo Lucas de Mello, professor do CEEBJA-CIC, Curitiba – PR. Apresento uma breve reflexão  sobre os desafios que permanecem para o ensino médio em nosso país, sugerido pelo Caderno 1 Etapa 1.
Aos imensos desafios que o texto do Caderno 1 enumera, cabe elencar alguns  problemas crônicos do nosso sistema educacional. Cito apenas alguns, os quais são mais visíveis: falta de escolas para atender todos os jovens de idade entre 15 e 17 anos; baixa qualificação e remuneração dos educadores do ensino básico; modelo curricular excludente e fragmentado; evasão escolar resultado da desagregação familiar, da entrada precoce de nossos jovens no mundo do trabalho; defasagem tecnológica dos ambientes escolares, etc.; falta de articulação entre as diferentes esferas, municipal, estadual e federal em executar o processo educacional conforme as necessidades e direitos dos cidadãos; defasagem na produção de material didático adequado as diversas realidades regionais do país, entre outros.
Esta realidade pode ser mudada se encarada mais seriamente por todos os agentes responsáveis pela educação básica, desde funcionários, professores, gestores públicos, família, aluno. Para tal cabe responsabilidade especial às esferas públicas no sentido de implementar as políticas já estabelecidas no país, como as diretrizes e Plano Nacional de Educação, dando condições efetivas para superar os desafios. Também, cabe à sociedade exigir o cumprimento de tais planos.