REFLEXÃO E AÇÃO: AVALIAÇÃO ETAPA I CADERNO VI

COLÉGIO ESTADUAL PARIGOT DE SOUZA
MUNICÍPIO DE INÁCIO MARTINS-PARANÁ-2014
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO ETAPA I
CADERNO VI
PROFESSORA TUTORA: Maria Luiza Martins de Castro
CURSISTA: Joanita Aparecida dos Santos
.

AVALIAÇÃO

A avaliação faz com que refletimos sobre o processo ensino aprendizagem, avaliando a evolução dos alunos, seu desempenho durante a vida escolar. Avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Ou seja, o importante hoje é encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado dos alunos e oferecer alternativas para uma evolução mais segura. As avaliações podem ser interna, institucional e externa.
As avaliações externas tem sido abordadas por meio dos resultados do SAEP, SAEB, ENNEM, OLIMPIADAS, os quais são repassados através de discussões de forma quantitativa, em reuniões pedagógicas onde é elaborado planejamento a ser desenvolvido durante o ano para melhorar os índices e o desempenho dos alunos nas avalições tanto interna como externa e que deixa de ser aplicado.
Quanto às atividades voltadas para essas avaliações foi disponibilizado laboratório e materiais impressos para os alunos que demonstraram interesse, os mesmos fazem comentários antes e depois das provas, sendo comentários isolados e informativos.
Os planos de ensino são trabalhados de forma isolados, pois não tem um plano de trabalho na escola direcionado no envolvimento de todas as disciplinas que contemplem as matrizes de referência do ENEM.
Temos conhecimento sobre as avaliações externas, porém é necessário que além de analisarmos os resultados possamos trabalhar esses resultados , a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: Fazer acontecer o processo ensino aprendizagem. Outro desafio trabalharmos de forma interdisciplinar, contextualização evitando a fragmentação.

Referência
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno VI : avaliação no ensino médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Ocimar Alavarse, Gabriel Gabrowski]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013